Todas as Flores – A “traição” de Rominho

“Confia em mim, Jéssica. Eu tô do teu lado”

Medidas extremas serão necessárias se eles quiserem, um dia, sair da Fazenda… Rominho é uma das pessoas mais empenhadas em fugir, tanto que foi ele quem armou o plano de fuga que envolveu Jéssica e Maíra e terminou com apenas Maíra conseguindo escapar – e quando ela foi trazida de volta para a Fazenda (antes de Zoé a “resgatar” de lá com uma narrativa nada convincente), Rominho percebeu que outra tentativa simples de fuga não seria o suficiente. Então, quando Jéssica arma algo simples e o convida para ir com ela, ela acaba sendo capturada e logo percebe, para seu horror, que ela foi entregue por Rominho. Não será fácil perdoar essa traição, ainda que tudo seja parte de um plano dele para, assim como Ciça, ser aceito como “parte da organização”.

Parte de mim entende a Jéssica ficar furiosa, distante e não querer mais papo com Rominho porque não acredita em nada do que ele diz, mas eu também entendo a chance dele porque se infiltrar pode ser a única maneira de descobrir qualquer coisa – e ele realmente se importa com a Jéssica, mesmo que ela não acredite. É só olhar para Rominho e perceber que ele não sofreu a lavagem cerebral que a Ciça recebeu. Ainda assim, foi tão pessoal a “traição” que, quando Rominho procura Jéssica para explicar tudo, ela diz que não confia mais nele e que não quer ouvir nada do que ele está dizendo, e ele vai embora prometendo que ainda vai provar que está dizendo a verdade. O núcleo de Rominho e Jéssica é uma das partes que eu mais gosto em “Todas as Flores”.

O problema é que justamente a atitude diferente de Rominho, que não parece ser o suficiente para fazer Jéssica perceber que ele está dizendo a verdade e que ela ainda pode confiar nele, é o suficiente para despertar a desconfiança de Ciça, que está de olho nele – e ele dá bandeira, constantemente se aproximando de Jéssica para tentar conversar com ela. Em uma das cenas mais fortes da personagem até o momento, ela fala sobre o bebê que está esperando e sobre como esse filho é fruto de uma violência que fizeram contra ela, porque colocaram em sua barriga sem sua autorização, mas ela também diz que não vai deixar que o roubem dela, nem que ela precise se matar para isso, o que pega Rominho desprevenido e o deixa apavorado: ele tem que salvar Jéssica antes.

Enquanto Rominho jura dizer a verdade e diz a Jéssica que a ama (!), ela o chama de “sua maior decepção ali dentro”, e embora eu fique com dó do Rominho, é quase bom que Jéssica o mantenha afastado, porque é a única maneira de, quem sabe, despistar a Ciça… ou não. Obcecada, Ciça se aproxima constantemente para confrontá-lo, para chamá-lo de “moleque” e para acusá-lo de “não ser fiel à organização”, e ele a desafia dizendo que, se ela quiser denunciá-lo para alguém, pode fazer isso: vai ser a palavra dela contra a dele. Para testá-lo, Ciça o coloca oficialmente como “o capataz encarregado de Jéssica”, e quando a organização se desespera em busca de um bebê recém-nascido, ele tem que dar um remédio para acelerar o parto de Jéssica…

E, felizmente, ele consegue despistar Ciça e não dar o remédio.

Jéssica pode não perceber, não acreditar e, consequentemente, não valorizar, mas Rominho está fazendo o possível para protegê-la ali dentro – “Confia em mim, Jéssica. Eu tô do teu lado”. Infelizmente, enquanto Rominho cuida de verdade de Jéssica, ela responde perguntando se ele é o seu novo torturador. E, para complicar ainda mais, temos a perturbação de Ciça, e uma cena que me pareceu bastante forçada e saída do nada, quando Rominho pergunta a ela qual é o seu problema com ele e por que fica no seu pé o tempo todo, e a Ciça o beija… sinceramente, não consegui comprar essa história e me pareceu extremamente forçada. Eu teria acreditado muito mais se o roteiro nos dissesse que Ciça está apaixonada pela Jéssica, mas pelo Rominho? Me pareceu fraco e desesperado.

Mas vamos ver o que acontece em seguida.

 

Para mais postagens de “Todas as Flores”, clique aqui.

 

Comentários