Smash 2x12 – Opening Night

“Don’t forget me!”

UM DOS EPISÓDIOS MAIS EMOCIONANTES DA HISTÓRIA DE “SMASH”. Com gostinho de Season Finale (e, quem sabe, até poderia ser um Season Finale com toda a história da estreia de “Hit List”, a transferência para a Broadway e os Tony Awards sendo a trama de uma terceira temporada da série), “Opening Night” é a estreia de “Bombshell” na Broadway – e é um episódio lindíssimo, de tirar o fôlego! Temos de tudo: apresentação brilhante no palco, muito drama de bastidor, embora não necessariamente relacionado ao musical propriamente dito, e algumas dicas do que está por vir nos episódios seguintes, como a Eileen indo com tudo em uma campanha para “Bombshell” nos Tony, e Scott e Derek pensando em conseguir colocar “Hit List” na Broadway.

O restinho de temporada vai pegar fogo.

Naturalmente, a noite de estreia é marcada por alguns dramas – dentre os quais é importante ressaltar o de Tom e Julia. A ruptura da parceria vem se anunciando desde o começo da temporada, na verdade, então não é algo que realmente nos pega de surpresa… o que não quer dizer que seja menos doloroso. Vários pequenos (ou grandes) eventos contribuíram para esse afastamento da dupla que tinha uma amizade e uma parceria aparentemente tão perfeita até então, como o fato de Julia começar a trabalhar com Peter e produzir um texto para “Bombshell” que não era a visão que Tom tinha do musical, ou o fato de Tom ter assumido a direção do musical quando Derek se demitiu. E, é claro, o recente caso de Julia ter colaborado no roteiro de “Hit List”.

Eu confesso que essa trama me deixa bastante dividido. É estranho pensar em Tom e Julia se separando depois de tudo pelo que eles passaram juntos – e, infelizmente, eu acho difícil não ficar do lado de Julia… eu entendo que o Tom tenha se sentido traído descobrindo por uma crítica no The New York Times que Julia colaborara em “Hit List”, mas parte de mim pensa que Tom usou isso como uma desculpa para “escapar” de uma parceria que já não vinha funcionando tão perfeitamente quando antes… então, tentando impulsionar sua carreira de diretor, Tom aceita um convite para “The City of Angels”, enquanto Julia planeja um musical de “O Grande Gatsby”, algo que eles sempre quiseram fazer juntos… mas, ao que tudo indica, agora não é o momento.

“Hit List” não fica totalmente de fora do episódio, embora não seja o centro das atenções e, por isso, não ganhamos nenhuma música nova (ou repetida, na verdade) do musical – essa noite é de “Bombshell”. O elenco e a equipe de “Hit List”, no entanto, são convidados por Eileen para a estreia de “Bombshell”, e Karen aceita ir com Jimmy… mas antes quer averiguar algumas informações que Ana lhe contou e que ouviu de Adam, o irmão de Jimmy e o cara que lhe causou tantos problemas. Jimmy então se abre sinceramente com Karen, pela primeira vez na vida, falando sobre tudo o que sofreu na sua infância e sobre como foi Adam quem o colocou no mundo das drogas, para usar e para vender, e como foi Kyle quem o salvou – por isso, Kyle é seu irmão de verdade.

Foi uma fala muito bonita de Jimmy, na verdade, e é lindo ver a relação de Jimmy e de Kyle, e eu sempre amo ver quando o Jimmy reconhece tudo o que Kyle faz por ele… mesmo que, às vezes, o Kyle possa ser um pouco possessivo de uma maneira preocupante. Ainda assim, eu adoro o Kyle, e é lindo vê-lo ganhar reconhecimento, como ele ganhou no episódio anterior, quando a estreia de “Hit List” foi um sucesso e Jimmy agradeceu a ele dizendo que tudo isso só tinha acontecido graças a ele. Kyle, no entanto, fica tão revoltado ao ver Adam na festa depois da estreia de “Bombshell” que acaba caçando confusão com ele, e Jimmy interfere para defender Kyle, o que acaba gerando uma briga que não é necessariamente bom para o nome de “Hit List”.

Tampouco para a relação de Jimmy e Karen. Ela está cansada.

Ivy, por sua vez, está se sentindo um pouco insegura – o que eu acredito que deve ser normal quando se está prestes a estrear na Broadway como a protagonista de um musical. E ela fica lendo comentários um tanto maldosos a respeito de sua performance na pré-estreia, e não consegue esquecer como Karen foi elogiada em Boston e como todos os críticos a amaram. Ainda assim, Leigh tem uma fala sincera para ela antes de ela entrar no palco para cantar “Let Me Be Your Star”, que abre o musical, e Ivy entrega o seu melhor… a única performance que vemos de “Bombshell” no episódio é “Don’t Forget Me”, que só tínhamos visto anteriormente cantada por Karen, e verdade seja dita: IVY ESTÁ ARRASANDO NA MÚSICA E NO PAPEL DE MARILYN.

É de arrepiar.

Essa é a coroação de “Bombshell”, esse é o momento em que todos sabem que, apesar de todos os percalços do caminho, as coisas deram certo, enfim – “BOMBSHELL” É UM SUCESSO. Para Karen, é particularmente difícil assistir a Ivy: foi ela quem deixou o seu papel de Marilyn, e isso inevitavelmente a faz pensar que poderia ser ela ali, estreando na Broadway nesse momento, se ela não tivesse aberto mão disso… mas ela também sabe que ninguém poderia ter interpretado a Marilyn tão bem quanto a Ivy o fizera naquele momento, porque ela estava incrível. E é muito bonito que Karen diga isso pessoalmente a Ivy quando a encontra no camarim depois da apresentação, e as duas compartilham uma cena bonita e sincera, retomando aquela possibilidade de amizade que conhecemos algumas vezes.

Isso se estende até a festa de celebração pela estreia, quando Ivy está agradecendo às pessoas que a ajudaram a chegar até ali, e ela cita o nome de Karen Cartwright justo quando ela está indo embora… e a convida para cantar uma música com ela. Eu sempre amo ver Ivy e Karen cantando juntas, porque ambas são incríveis. O cover de “That’s Life” é de arrepiar, e por aqueles minutos, as duas estão se divertindo juntas, se respeitando e quem sabe se admirando mutuamente, e é bom ver toda aquela “rivalidade” enfim superada. Mas, naturalmente, não por muito tempo… o diálogo de Scott e Derek traz a informação do que vem a seguir: eles vão tentar levar “Hit List” para a Broadway, o que quer dizer que ambos os musicais vão poder concorrer ao Tony.

E, consequentemente, Ivy e Karen poderão disputar o Tony de Melhor Atriz de Musical.

Eita.

 

Para mais postagens de “Smash”, clique aqui.

 

Comentários