Smash 2x15 – The Transfer

“I’m not sorry”

Sempre que eu chego a esses três episódios finais de “Smash” (e eu revivo a minha frustração pelo cancelamento da série), eu tenho a mesma impressão: de que esses episódios são baseados em ideias que foram concebidas para uma terceira temporada da série… e, com o cancelamento, eles fizeram o que puderam. Imagino a segunda temporada de “Smash” terminando pouco depois da morte de Kyle, com “Hit List” se tornando um fenômeno e comentários sobre a sua possível transferência para a Broadway. Uma terceira temporada teria explorado a transferência e a necessidade de adaptações cuidadosas no texto, que mantivessem vivo o espírito de Kyle da maneira que fosse melhor para o show, além da temporada de premiações, culminando no dia do Tony Awards.

E eu teria amado uma terceira temporada sobre isso.

Mas nunca a recebemos… “Smash” foi cancelada em sua segunda temporada, e “The Transfer”, portanto, é um episódio cheio de acontecimentos. Algum tempo se passou desde a morte de Kyle, tanto que “Hit List” já está se apresentando em um teatro da Broadway, embora ainda esteja nas previews, com a estreia oficial próxima – e o próprio texto e direção das cenas me fazem pensar em como parece uma nova temporada. O primeiro grande número que assistimos, enquanto nos familiarizamos com o fato de que “Hit List” agora é um musical da Broadway, é “Pretender”, uma música cantada por Nina, a personagem de Karen, e tudo é grandioso e chamativo, como deve ser, porque Amanda está se convertendo definitivamente em Nina e conquistando a fama.

Ainda que as coisas estejam aparentemente indo bem, elas não estão ótimas – “Smash” já nos ensinou que um show passa por muitas transformações até atingir sua forma final que funciona de verdade, e a transição para a Broadway precisa ser assistida: as diferenças precisam ser atenuadas. É um novo palco, muito maior do que o de antes, novos cenários e a plateia está mais separada do musical do que estava quando eles se apresentavam Off-Broadway. E Derek parece muito convicto de que um dos problemas atuais de “Hit List” é Ana no papel de Diva, porque ela tem cometido alguns erros e se atrasado para entrar em cenas, tudo graças ao processo de adaptação com a mudança de teatro… mas, mesmo assim, ele a substitui por Daisy uma noite.

E Ana teme que a substituição seja definitiva… e investiga. Daisy era uma das bailarinas que acusou Derek de assédio sexual no ano anterior e, depois, “misteriosamente abandonou a acusação” – mas Derek saiu com ela no dia da estreia de “Bombshell” e algumas vezes depois. Agora, ela tem vídeos dos dois juntos e de um “acordo” que eles fizeram dizendo que ele a colocaria em “Hit List”, depois de ela ter gostado tanto do musical. Tentando proteger a carreira e, de forma egoísta, pouco se lixando para o trabalho de Ana (!), Derek cede às chantagens de Daisy, que ameaça divulgar as provas que conquistou nessas semanas em que eles “estão juntos”, e pretende mesmo dar a Daisy o papel de Diva… a não ser que ela não seja boa e Jerry não goste dela.

Infelizmente, no entanto, Daisy é boa. Ela não chegou ao papel da maneira correta, mas ela é ótima, e “I’m Not Sorry”, que é um feud entre Nina e Diva, funciona perfeitamente e é outra das minhas cenas favoritas de “Hit List”. Agora, Derek age como se “ele não tivesse opção”, mas, na verdade, ele tem… e seria fazer a coisa certa ao invés de ficar tentando proteger a sua carreira depois de ter feito algo errado. Felizmente, não parece que Ana vai ficar de braços cruzados esperando que Daisy fique definitivamente no papel de Diva… infelizmente, no entanto, ela faz as coisas da maneira errada ao ir falar com Ivy e dar a entender que Karen disse a ela que “Ivy conseguiu o papel de Marilyn no ano anterior porque dormiu com Derek”, reacendendo a rivalidade entre Ivy e Karen.

Bem a tempo do Tony.

Jimmy, por sua vez, passou por uma transformação desde a morte de Kyle – também uma transformação compreensível, mas que eu acho que seria muito mais aceitável apresentada oficialmente em um primeiro episódio da terceira temporada, que é como eu imagino que “The Transfer” deveria ser, como já comentei. Ainda distante de Karen e 100% focado no trabalho, ele quer que “Hit List” seja o melhor show que pode ser, como um memorial para Kyle Bishop, seu melhor amigo. Por isso, é extremamente difícil mexer no roteiro, já que essa era a parte de Kyle, mas Jimmy tem a ajuda de Julia, que ajuda Jimmy a ver que eles podem fazer alterações e ainda honrar a memória de Kyle, buscando as anotações e as ideias que o Kyle tivera e que ainda estão por aí…

Como aquela ideia de transições de cena aproximando a plateia do universo de “Hit List”.

MUITO BOM!

Quem não está muito contente com a proximidade de Julia com Jimmy e a equipe criativa de “Hit List” é Eileen, e temos uma cena MARAVILHOSA na qual Julia fala sobre isso quando Eileen tenta “chamar sua atenção”: ela diz que, como escritora, ela entende como funciona o mundo do teatro e a preocupação de Eileen; como humana, no entanto, ela precisa ajudar o garoto que morreu e não conseguiu terminar o seu trabalho. Mas Julia só pode ajudar “Hit List” até um ponto, e chega o momento no qual Jimmy vai ter que fazer as coisas sozinho, mas depois de ter sido aconselhado e direcionado por Julia… agora, Julia precisa voltar para junto de “Bombshell” enquanto Eileen prepara um show de Houston e Levitt para gerar propaganda para o seu musical nos Tony Awards.

Um show que Eileen transforma em um show de despedida de Houston e Levitt, agora que Julia e Tom estão se separando e não há mais como esconder isso… o show, do qual Julia quase não participa, traz Ivy cantando “Grin and Bare It” em um estilo “Cabaret” que eu gostei bastante (MEGAN HILTY ESTAVA MARAVILHOSA NESSA CENA!), e a Julia chegando a tempo de cantar uma última música emocionante para e com Tom: “The Right Regrets” é bonita, emocionante, relembra alguns momentos da dupla nesses 11 anos de amizade e parceria, e encerra de maneira bonita a parceria de trabalho deles… mas nos dá esperanças de que eles vão para sempre continuar sendo amigos, e talvez seja mesmo a hora de cada um seguir o seu próprio caminho profissionalmente.

Nos preparamos, agora, para a chegada dos Tony Awards, com tudo o que ele representa e toda a tensão para a premiação. “Bombshell” está finalmente concluído e sem mais mudanças necessárias; “Hit List” chegou à Broadway e Jimmy já sabe o que precisa fazer para terminar os ajustes necessários para que o musical também funcione em um teatro maior… ainda falta resolver a questão de quem vai interpretar a Diva. Todas as cartas estão na mesa, todas as ansiedades, as rivalidades e as expectativas estão aí, e nos preparamos para a conclusão de “Smash”, que parecia ainda ter muita história para contar, como a cena final do episódio sugere, depois de Ivy confrontar Karen e falar sobre a competição delas pelo mesmo prêmio: Ivy descobre que está grávida.

O que isso quer dizer para a sua carreira?

 

Para mais postagens de “Smash”, clique aqui.

 

Comentários