Merlin 2x01 – The Curse of Cornelius Sigan

“Everything I do is for him and he just thinks I’m an idiot”

Começamos a segunda temporada de “Merlin”. Com um quê de retrocesso? Talvez, mas eu continuo amando a série porque sempre vou amá-la e sei que temos uma boa temporada à frente. Quando falo de “retrocesso”, me refiro principalmente à evolução que acompanhamos durante a primeira temporada tanto do personagem de Arthur quanto da sua relação com Merlin – “The Curse of Cornelius Sigan” parece um episódio que poderia estar facilmente lá no início da primeira temporada ainda, porque independente de tudo o que eles passaram juntos em várias ocasiões, Arthur parece ter uma facilidade imensa para não acreditar em Merlin e, pior, destratá-lo. Ao mesmo tempo, no entanto, parece que Merlin está mais decidido a ficar ao lado de Arthur do que nunca.

A temporada começa com uma sala secreta encontrada no subterrâneo de Camelot: uma tumba cheia de tesouros e uma “joia” poderosa e perigosa. Enquanto Uther se empolga em explorar os tesouros recém-descobertos, Gaius fica encarregado de investigar as inscrições que foram encontradas, e ele descobre, eventualmente, que a tumba pertence a Cornelius Sigan, um antigo feiticeiro perigoso a quem as histórias atribuem a própria construção de Camelot… um feiticeiro cruel que queria desafiar a morte e talvez tenha encontrado um fim para a mortalidade quando prendeu a sua alma na tal joia que está sobre sua tumba: e quem quer que pegue aquele coração azul e brilhante vai se tornar um receptáculo para o poderoso feiticeiro retornar e cumprir sua missão de destruir Camelot.

O mais revoltante é que Gaius avisa Uther do perigo que está correndo se recusando a fechar aquela entrada para sempre, e o Rei simplesmente ignora o seu aviso como se fosse uma superstição tola que precisa ser ignorada… o que, na minha opinião, nem sei se faz tanto sentido, já que Uther sempre foi tão resistente a tudo que envolvia magia (mas acredito que a ganância pelo tesouro deve ter falado mais alto). Ao perigo eminente de Cornelius Sigan se junta a aparição de Cedric, um cara interesseiro e ardiloso que fica sabendo sobre a recente descoberta e decide encontrar uma maneira de explorar o local ele mesmo… para isso, ele precisa encontrar uma maneira de se aproximar do Príncipe Arthur, o que quer dizer afastar o Merlin e assumir seu lugar.

Há certo tom de comédia enquanto Cedric arma repetidamente para Merlin – mas confesso que eu não achei lá tão engraçado… Cedric é desprezível e não tem nem um pouco de carisma que justifique a comédia, o Arthur está insuportável caindo em cada pequena armação (como o lance da sela de cavalo e tudo o mais), e quem se salva mesmo é o Merlin, que está realmente espetacular durante todo o episódio! Colin Morgan acerta em cheio o tom de comédia perfeito para Merlin, o equilibrando com uma dramaticidade interessante que tem a ver com a sua vontade de proteger Arthur porque, apesar de qualquer coisa, ele se importa de verdade com ele. E, para proteger o Príncipe, Merlin é capaz de sair no tapa com Cedric, o que rende uma cena excelente.

Sério, o Merlin está saindo no tapa com outro homem pelo Arthur, sabe?

Gosto muito de como o episódio também consegue explorar, então, esse lado mais sentimental de “Merlin”. Conforme Arthur vai caindo na ladainha de Cedric e afastando Merlin (que ganha uma noite de “folga” inicialmente e, depois, acaba sendo jogado na prisão!), ganhamos uma cena bastante emotiva de Merlin com Gaius, quando ele externa seus sentimentos de frustração em relação a Arthur: ele faz tudo por ele, e Arthur só acha que ele é um idiota. Tudo bem que o Arthur não sabe tudo o que Merlin já fez por ele, mas Arthur sabe o suficiente para dar mais crédito a Merlin do que deu durante esse episódio, já que ele nunca abandonou o seu lado e já salvou a sua vida algumas vezes, inclusive com ele sabendo… talvez esperássemos mais do Príncipe.

As coisas ficam realmente sérias quando Cedric consegue o que queria: tendo afastado Merlin e assumindo suas funções, ele consegue colocar a mão nas chaves para a tumba de Cornelius Sigan, e então ele o liberta, mesmo sem saber o que está fazendo… agora, Camelot tem um feiticeiro perigoso com o qual lidar, e Merlin precisa fazer qualquer coisa para proteger Arthur, já que sua vida está constantemente em perigo. Enfrentar Cornelius Sigan apenas com determinação, mas sem nenhum plano ou conhecimento extra, parece burrice: o próprio Gaius diz que Merlin não está à altura do grande feiticeiro, pelo menos não ainda, então ele precisará de ajuda… da ajuda do Grande Dragão, aquele que Merlin jurou nunca mais procurar na temporada anterior.

Mas, agora, ele precisa da sua ajuda. Novamente.

Propondo um acordo com Merlin, de que ele o libertará em algum momento, o Grande Dragão lhe concede um conhecimento poderoso que ele deve usar sabiamente – mas proteger Camelot também é do interesse do dragão, como Merlin bem sabe, já que ele não quer que Cornelius Sigan vença… enquanto isso, Arthur e os demais Cavaleiros de Camelot enfrentam gárgulas de pedra que foram animadas pelo feiticeiro, e Arthur acaba pego em uma emboscada e ficando sozinho para o lado de fora do castelo, para uma batalha contra uma gárgula – e ele não tem a menor chance. Felizmente, Merlin aparece a tempo de salvá-lo, quebrar a gárgula de pedra em pedacinhos e, então, enfrentar o grande feiticeiro Cornelius Sigan, que está no corpo de Cedric, seu inimigo atual.

A cena é MUITO BOA. O diálogo é intenso (e podemos dizer que Cornelius Sigan disse algumas verdades a respeito de como Arthur trata Merlin, como um escravo e sem o menor respeito), mas Merlin é incrível e íntegro, e diz que prefere servir a um homem bom do que comandar o mundo ao lado de um homem mau. E eu preciso dizer que Colin Morgan estava particularmente bonito durante toda essa sequência, de verdade! Por fim, quando Cornelius Sigan ambiciona o poder de Merlin, ele cai em uma armadilha do jovem feiticeiro, o que gera uma pequena sequência tensa de suspense enquanto nos perguntamos se Cornelius conseguiu assumir o corpo de Merlin, antes de Merlin abrir aquele velho sorriso que conhecemos e que amamos. Está tudo bem, por ora.

Mas toda essa trama “lembra” Uther da sua resistência à magia.

Merlin está menos seguro do que nunca.

 

Para mais postagens de Merlin, clique aqui.

 

Comentários