Todas as Flores – Maíra na “Fundação”

Transferida de cativeiro.

É incerto o quanto Zoé planejou para tirar Maíra da Fazenda, mas ela não queria que a filha continuasse lá… não apenas por “bondade do seu coração” nem nada assim (embora parte de mim acredite que Zoé gosta de verdade, à sua maneira, de Maíra), mas porque ela sabe que Maíra está esperando um filho de Rafael, e esse é um trunfo incrível que ela pode usar contra a Vanessa, então manter Maíra por perto e não deixar que o seu bebê seja vendido a um casal estrangeiro é um bom plano. Assim, Zoé tirou Maíra da Fazenda, inventou toda uma história de como quem a mandou para lá foi a Vanessa, mas logo percebeu que não poderia manter Maíra na sua própria casa, porque ela acabaria sendo descoberta… como foi, quando Humberto apareceu de surpresa.

As coisas pioram quando Vanessa vai “visitar” a mãe e fica desconfiada do que Zoé está escondendo, e decide ficar de butuca do lado de fora, para descobrir o segredo, e vê Zoé saindo de carro com Maíra: “Eu não acredito. A cega tá de volta!” E isso a deixa possessa. Vanessa não consegue seguir o carro de Maíra e Zoé, mas está esperando Zoé em casa quando ela retorna sozinha, com as coisas de dentro de casa todas quebradas, pronta para exigir que Zoé mande Maíra de volta para a Fazenda, mas Zoé finca o pé, dessa vez, e diz que não vai fazer isso: segundo Zoé, ela não pode mudar o que já fez, mas vai tentar corrigir o erro de agora em diante e ficar “do lado da filha que a ama e que a respeita”. É uma cena incrível, Zoé e Vanessa sempre arrasando.

Como uma das intenções de Zoé com Maíra por perto é ter um trunfo contra Vanessa, ela pergunta à Maíra se ela quer conversar com Rafael e contar da gravidez, mas Maíra diz que não adianta tentar falar com ele agora, ele estará envenenado pela Vanessa – e é verdade. RAFAEL ESTÁ INSUPORTÁVEL. Judite conta um pouco do que aconteceu a Rafael, citando o sequestro de Maíra e a fazenda de tráfico humano, mas Rafael reage com certo deboche (?), não apenas não acreditando nela, mas ainda fazendo pouco caso, dizendo que “é muito difícil acreditar nisso”, e eu tenho pouquíssima paciência para o personagem no qual Rafael se transformou… mesmo que parte do que Judite tenha dito fique em sua cabeça e ele resolva ir conversar com o tio sobre o caso do Samsa.

Maíra está em um processo delicado: todo o estresse pode ter comprometido a gravidez, e a verdade é que o pesadelo ainda não acabou, porque todas as cenas dela com Zoé são repletas de tensão, e mal podemos saber o que é real e o que não é – como a Zoé pedindo perdão e a Maíra agradecendo por tudo e a chamando de “mãe”. As duas estão jogando, e isso é alarmante, porque constrói maravilhosamente bem uma tensão que VAI PEGAR FOGO quando finalmente explodir. Por enquanto, ela precisa deixar que Zoé acredite que ela está comprando tudo o que ela está dizendo, mesmo quando Zoé a transfere para um quartinho na fundação (!), e Maíra percebe que Zoé tranca a porta quando sai: é desesperador e ela só foi transferida de cativeiro, mas é o que tem naquele momento.

A narrativa de Zoé é quase convincente: se Vanessa é tão perigosa quanto ela diz, então Maíra precisa ficar escondida e em segurança, para não ser mandada novamente para a Fazenda. Zoé até cede às insistências de Maíra quando ela diz que quer conversar com a madrinha, mas é claro que Zoé fica do lado, segurando o telefone e controlando o que será ou não dito para a Judite, enquanto as duas seguem o seu jogo de acusar-se mutuamente o tempo todo. Judite pede que Maíra não acredite em nada do que Zoé está dizendo, porque não sabe por que ela a está ajudando agora, e Zoé tenta convencer Maíra de que Judite pode estar envolvida com o pessoal do tráfico humano, já que foi para ela que Maíra ligou para pedir ajuda antes de ser pega novamente, e tudo o que Judite sempre fez foi gerar intriga.

Estamos em um ponto de “Todas as Flores” em que o que está por vir é mais eletrizante do que o que está realmente acontecendo, porque estamos no meio da criação de uma tensão que moverá os passos seguintes da trama. Vanessa, por exemplo, está tão surtada e descontrolada que ela está parecendo vilã de novela mexicana nos capítulos finais da novela, o que gera bons debates intensos com Zoé; Rafael está desconfiado, mas também está investigando, e acaba descobrindo onde Maíra está escondida/presa, o que deve ser muito importante para os próximos acontecimentos; e Maíra está ali, em silêncio por enquanto, mas com um desejo de vingança crescendo dentro de si, pronta para “atacar” assim que ela tiver a oportunidade. Vem coisa grande pela frente!

 

Para mais postagens de “Todas as Flores”, clique aqui.

 

Comentários