Club 57 – O impostor!

“Ese JJ no eres tu”

Muita coisa parece errada em 1987… e assim como sabemos que JJ é um impostor, porque o verdadeiro JJ continua em 1957 e não pode viajar no tempo, começo a desconfiar de que toda a linha temporal de 1987 é falsa de alguma maneira – afinal de contas, coisas muito esquisitas estão acontecendo, como a Eva tentando sair de casa, passando pela porta da cozinha para fora, mas entrando de volta em casa, no melhor estilo, sei lá, “Scooby-Doo” ou os fantasmas da “Murder House”. Eventualmente, as coisas voltam ao normal e Mercedes não dá muita atenção a Eva sobre isso, achando que ela está muito cansada com tudo o que está acontecendo e que provavelmente estava dormindo e sonhou – o melhor é esquecer-se disso. O problema, é claro, é que 1987 não para de dar sinais de “defeito”, e o primeiro sinal gritante de “falha na Matrix” vem com JJ.

JJ está tentando convencer Eva de que é o mesmo JJ que ela conheceu e que se lembra de algumas coisas de 1957 – para isso, ele e Oso têm usado um diário que Mercedes trouxera de 2021, e tudo é bastante revoltante… se eu já não gostava muito do JJ na primeira temporada, é impossível torcer pela cópia de um personagem de que eu não gosto e que foi tornado ainda mais chato. Agora, JJ é convencido, arrogante e cruel, então como gostar dele? Manipulador, ele usa o diário de Mercedes para cantar “Te Regalo la Luna”, na esperança de que isso signifique algo para Eva, e realmente significa – ela já está entendendo que aquele não é o JJ que ela busca, e o dispensa quando ele vem pedir desculpas pela maneira como a trata, e diz a ele que “agradece o seu esforço, mas não é o seu JJ”, mas ouvir o JJ cantando “Te Regalo la Luna” mexe com ela e a deixa confusa…

Então, ela o deixa entrar novamente.

Eva não está 100% convencida ainda, mas alguma coisa dispara dentro dela ao ouvir a música conhecida… Mercedes, por sua vez, é muito mais inocente nesse sentido, e confia em Oso e que esse é o Oso por quem ela se apaixonou, mesmo que tudo o que ele supostamente “se lembra” ele tenha lido no diário do futuro… mas Oso já “reconquistou” Mercedes, e ela está caidinha por ele, mesmo quando ele diz, com todas as letras, que não planeja voltar a 1957, porque aquela é sua casa e “ele está prestes a ganhar seu próprio programa na MTV”. O mais inusitado, é claro, é que a Mercedes acaba se convencendo a ficar em 1987 com ele, o que me parece um pouco forçado para a personagem de Mercedes que conhecemos na primeira temporada… de todo modo, Eva tem outras coisas com que se preocupar: ela, por exemplo, não sabe como eles podem voltar para casa, de todo modo.

Tudo fica muito mais estranho para Eva quando o JJ “começa a dar defeito”: ele começa a ficar vermelho, com calor e a dançar passinhos prontos involuntariamente, sem conseguir detê-los, e Eva chega a falar de “curto-circuito”, o que não me parece uma escolha aleatória. Como estamos lidando com um JJ insuportável em 1987, ainda temos que aturá-lo se voltando contra Eva e dizendo que tudo o que está acontecendo com ele é culpa dela, porque estava tudo bem antes de ela chegar. Com o “defeito” do JJ-87, o Club 87 daquele dia quase é cancelado, até que Mercedes incentive Oso a assumir o lugar do amigo naquele dia, então JJ fica furioso, o acusa de traição, e toda a atitude de JJ é realmente difícil de aturar… e não vou mentir: eu fiquei feliz porque as coisas deram certo para o Oso, mesmo que tenha sido um único dia apresentando o programa.

Enquanto Eva tem ideias mirabolantes para tentar consertar “o problema de JJ”, Rubén está às voltas em 1957 com o JJ verdadeiro – e eu fiquei muito feliz de ver o JJ anunciando a Rubén que “tem alguém ali que quer vê-lo”, porque finalmente temos o esperado REENCONTRO DE SOFÍA E RUBÉN. A maneira como ela fala “Mi Ruru”, ou como ele diz que “está alucinando e escutando sua Sofía por todo lado” antes de, de fato, vê-la, e então ele a abraça apertado quando a vê – AQUELES DOIS SÃO MUITO PERFEITOS JUNTOS. No fim, Sofía não pode ficar muito tempo, porque diz que ninguém pode saber que ela está ali, mas se despede de Rubén dizendo que ao menos agora ele sabe que ela está bem, e lhe deixa com um mecanismo bem prático para viagens no tempo e um “sinal” que pode usar para chamá-la quando estiver em apuros e precisando de ajuda.

Depois da partida de Sofía, Rubén e JJ-57 planejam saltar a 1987 para salvar Eva do “JJ Falso”, mas embora Rubén desenhe um portal no chão e tanto ele quanto JJ saltem, apenas Rubén viaja no tempo – parece que a indisposição para viagem no tempo do JJ é bastante séria. Apenas Rubén chega a 1987, caindo dentro da banheira de água gelada na qual Eva colocou o JJ-87 na esperança de que os “problemas” parem de acontecer. Rubén é quem promete salvar essa parte da história, porque por mais que eu ame a vibe de anos 1980, é difícil se importar com uma história que gira em torno daquele JJ chato… agora, temos Rubén chamando o JJ de “impostor” e de “falso”, e isso é muito bom! Fiquei aliviado em ouvir Rubén contar a Eva que estava com o JJ verdadeiro em 1957, e ela percebe que, agora, as coisas estão começando a fazer sentido… ou não… Eva pensa que talvez Rubén esteve em 1957 com JJ antes de JJ saltar no tempo.

Mas, como eu disse, acompanhar o Rubén é sempre MARAVILHOSO… o que foi o Rubén dançando “Girls Just Wanna Have Fun” nos corredores da escola de 1987 com as garotas?!

EU AMO O RUBÉN!

Enquanto isso, Vero continua tentando encontrar uma maneira de viajar no tempo para o momento em que JJ encontrou o colar de Eva e começou a se lembrar dela, para que possa impedir que isso aconteça, mas os experimentos de Maca não estão levando a muitos lugares – tudo o que Vero consegue é ficar toda grudenta e colada a JJ, e quem precisa salvá-los, da maneira mais simples possível (com uma mangueira de água) é o Manuel de 1957, o novo professor de ciências da Cristóbal Colón. O problema é que, mesmo depois de ter tido sua memória apagada, JJ está se lembrando de muitas coisas, e o retorno de Rubén (mesmo que agora ele tenha saltado a 1987) preencheu todas as lacunas sobre Eva, a garota que ele ama… e o sentimento é mais forte do que qualquer outra coisa. Vero vai ter que pensar em algo urgentemente se quiser impedir o JJ de pensar em Eva!

 

Para mais postagens de Club 57, clique aqui.

Ou visite nossa Página: Além do Cantinho de Luz

 

Comentários