Malhação 2008 – O novo plano de Félix Rios

“Angelina, minha querida filha, você vai ser minha salvação”

Foi tão grande a satisfação de ver o Félix sendo preso para durar tão pouco… antes que Félix possa fugir para fora do país para não precisar pagar a indenização das famílias afetadas pela fábrica, Joaquim arma com a polícia uma armadilha para ele e Félix vai preso em flagrante por tentativa de homicídio, mas ele acaba sendo liberado um mês depois, como réu primário e, convenhamos, cheio da grana – pelo menos por enquanto. O problema é que esse “um mês” que Félix passou na cadeia não foi realmente um mês de novela, mas apenas um aviso que dizia “UM MÊS DEPOIS”, e então já temos que aturá-lo de novo para atormentar a vida de todo mundo, agora com um plano novinho em folha que envolve aproveitar-se de Rita de Cássia, a mãe biológica de Angelina que foi embora do país e agora está de volta ao Brasil… e voltou com muito dinheiro!

Particularmente, eu queria um pouco mais de Félix preso por vários motivos… primeiro que me irritou profundamente o Gustavo dizendo que “tem pena da Débora”, porque EU NÃO TENHO. Débora está andando cabisbaixa na escola, enquanto todos a provocam e a pisoteiam, mas a verdade é que eu não sinto pena… não tem como. Infelizmente, Débora cavou isso para si mesma, e ela certamente estaria fazendo ainda muito pior se não fosse ela a “filha do presidiário”, então ela está ali provando do próprio veneno… ela merece. Dramática, Débora diz ao Guga que “agora todo mundo a odeia por causa de seu pai”, mas isso não é verdade: todo mundo já a odiava antes, porque ela é uma filha da p*ta e sempre tratou as pessoas mal… a história do seu pai acabou vindo a calhar e dando combustível para que essas pessoas fizessem com ela o que ela fazia com eles.

Só isso.

É a lei do retorno.

Antes de sair da cadeia, Félix vê no jornal a notícia do retorno de Rita de Cássia, que “está de volta ao Brasil por motivos pessoais”, mas ele não se importa com isso: ele só se importa com a notícia de que ela é milionária agora. Assim, quando ele retorna para casa (aff), ele já tem todo um novo plano armado na sua cabeça… e ele não gosta muito de ver o Guga na sua casa, gritando com ele e o chamando de “o filho do homem que o mandou para a cadeia”, mas Guga argumenta dizendo que esse não é o momento de eles mexerem nessa história, e ele não devia proibir o namoro dele e da Débora, porque ela precisa dele ou qualquer coisa assim… não importa, esse namoro é a coisa mais ridícula da história, e Guga agora está interpretando esse papel feliz, chegando a dizer ao pai que “o sentimento dele pela Débora é algo que está se construindo com o tempo”.

Félix sabe que o caminho para o dinheiro de Rita de Cássia é Angelina… então, ele vai atrás da sua “filha”, aquela mesma com quem ele nunca se importou e quem expulsou de casa na primeira oportunidade, e é o cúmulo revoltante da cara-de-pau e dissimulação… “Tudo bem, minha filha? Você não está com saudade do seu pai?” Felizmente, Angelina é dura (“A última coisa que eu vou fazer na minha vida é voltar a morar com você. Você é um louco e a Débora é pior ainda”), mesmo com o Félix fazendo todo um drama sobre como foi traído pelo Joaquim, como foi “preso injustamente”, e como esse mês na cadeia fez com que ele pensasse na vida… Angelina diz que, por ela, ele pode voltar a repensar a sua vida por mais 10 anos. Ele implora uma segunda chance, e parte da inocência de Angelina fica mexida, mas ela se recusa a dar essa chance.

E agora ela tem mais com que se preocupar, de todo modo.

Mas é claro que o Félix vai insistir… uma das cenas mais legais de toda essa trama é o Félix contando para a Débora que “eles estão ‘pobrinhos’, como ela gosta de dizer”, e explica que a única chance que eles têm é a Angelina e, por isso, precisam reconquistar o afeto dela: Débora precisa se tornar a melhor amiga da irmã. “Querido diário, o mundo não dá voltas. Ele capota”. Débora fica revoltada, diz que não tem chance nenhuma de ela fazer isso, mas então é uma escolha dela: interpreta ou papel ou fica pobrinha para sempre… Félix explica a história sobre Rita de Cássia, e por mais que seja tudo por puro interesse, vai ser legal ver esses dois rastejando, tendo que tratar bem as pessoas que eles mais humilharam na vida… Félix até pretende se casar com Rita de Cássia, para ter todo o seu dinheiro e para eles “serem uma família feliz”.

O que Débora não gosta muito…

Afinal de contas, ela não queria que ele substituísse a sua mãe, muito menos com a “coisona”, a mãe da “coisinha” – e, se o plano é esse, Débora terá que, para sempre, ser “a irmã perfeita”. E é claro que isso não vai ser fácil, porque Débora eventualmente aceita ajudar o pai, mas aproximar-se de Angelina vai ser quase impossível, porque toda sua falsidade parece sarcasmo – “Débora, eu não sei o que você tá armando, mas coisa boa não é… então procura outro trouxa, tá?” Enquanto Angelina não deixa que Angelina se aproxime, Félix vai falar pessoalmente com Rita de Cássia, e conhecemos, aqui, uma mulher forte, que é exatamente do que a Angelina precisa nesse momento! Félix é dissimulado, mas Rita de Cássia o odeia e se lembra de tudo o que ele fez: para ela, ele está morto. Félix se diz digno e arrependido (HAHAHA), mas Rita de Cássia não cai.

Não vai deixar que ele se aproxime de sua filha.

Ela está ali para protegê-la!

 

Para mais postagens de Malhação 2008, clique aqui.

 

Comentários