Merlin 2x02 – The Once and Future Queen

“Perhaps it’s a time for humility”

O Príncipe Arthur resolve se colocar a teste… ele precisa provar para ele mesmo e, talvez, para os outros, que ele é tão bom quanto sempre acreditou que fosse, agora que ele se deu conta de seus privilégios por ser da realeza. Quando, durante uma prática antes de um torneio de justas, Arthur percebe o seu oponente recuar em um momento que poderia tê-lo atacado sem impedimentos, ele se dá conta de uma verdade óbvia para todos, menos para ele ao que tudo indica: as pessoas o tratam de maneira diferente por ele ser o Príncipe Arthur. Afinal de contas, ninguém quer colocar a vida do príncipe em perigo em um duelo, ou mesmo ter que lidar com as prováveis consequências de “envergonhá-lo” na frente dos outros, então todos se contêm na sua presença.

Mas ele não quer mais isso.

Afinal de contas, Arthur agora fica pensando em toda a glória dos torneios que venceu, e se apenas os venceu porque seus oponentes deixaram que ele vencesse – até mesmo o Merlin parece estar apenas falando o que ele quer ouvir, quando ele o questiona a respeito disso, então é porque a sua desconfiança tem sentido. Por isso, Arthur planeja contar uma história e fingir, para todo mundo em Camelot, que ele saiu por uns dias, mas ficar escondido na casa de Gwen e participar do torneio de justas sem que ninguém saiba que é ele… então, quando (se) ele ganhar, ele terá certeza que foi por mérito próprio e não por nenhum tratamento especial, e poderá curtir o seu grande momento de glória, revelando a sua identidade quando for pegar o troféu.

Curiosamente, isso acaba o salvando da próxima pessoa que quer matá-lo – porque, você sabe, sempre tem alguém querendo matar o Arthur em “Merlin”. Dessa vez, trata-se do assassino Myror, um homem que foi enviado a Camelot a mando de outro reino, com a missão de matar o príncipe que matou o filho daquele rei. Myror recebe a informação errada de que Arthur vai deixar Camelot, mas como ele nunca passa pelas fronteiras do reino, Myror resolve ir pessoalmente até o castelo em busca do príncipe, e fica intrigado com a notícia de que ele não está ali… mas, também, ele percebe que Merlin, que é o servo de Arthur, normalmente, está “trabalhando para outro cavaleiro” no torneio, e não deixa de notar a estranheza desse fato curioso.

Arthur, por sua vez, precisa ser confrontado com algumas verdades… não sei se ele realmente termina esse episódio como uma pessoa melhor, pelo menos em termos duradouros, mas algumas coisas são ditas, e bem-ditas. Arthur está agindo como um babaca na casa de Gwen, a tratando como sua serva, e quando ele percebe que ela não está dizendo tudo para ele e quer que ela seja sincera, ela acaba soltando tudo o que está entalado: como ele é seu hóspede ali, mas a trata como sua serva na sua própria casa, inclusive a tirando da sua cama porque ele não se deu nem ao trabalho de perguntar, apenas assumiu que aquela cama fosse para ele, e que não doeria se ele dissesse um “por favor” e um “obrigado” às vezes – o que é uma cena bastante boa.

Mas, particularmente, não acho que surta lá grande efeito… Arthur não prepara um jantar para Guinevere, como prometera, por exemplo, e continua tratando o Merlin de uma maneira horrível, o que recai nas mesmas críticas que Gwen fizera, que não tem a ver só com ela: Arthur precisava começar a tratar as pessoas, de um modo geral, melhor. Mas ele não está disposto a isso. De todo modo, “The Once and Future Queen”, como o título sugere, começa a explorar um futuro romance entre Arthur e Gwen – o que é algo que nunca me cativou tanto em “Merlin”, para dizer a verdade, até porque sabemos do papel de Guinevere como a futura rainha de Camelot, mas a série começou mostrando um romance muito mais provável entre Gwen e Merlin…

Ou Lancelot, na verdade.

Também é necessário ressaltar o momento MARAVILHOSO no qual Merlin confronta Gaius – e eu senti um orgulho tão grande dele, de verdade! Existe um tom de humor fascinante em “Merlin”, e eu dei boas risadas durante esse episódio, inclusive com toda a situação do Gaius acreditar que “o Merlin está o dia inteiro sem fazer nada, na ausência de Arthur”, portanto, o enchendo de tarefas extras, mas também há uma sinceridade surpreendente na maneira como Merlin diz tudo o que diz, falando não apenas sobre não estar o dia todo sem fazer nada, mas sobre todo o peso que carrega por causa da sua “missão” o tempo todo, continuamente salvando a vida de Arthur… que, convenhamos, não estaria vivo há muito tempo se não fosse por Merlin.

E, nesse episódio, Merlin precisa salvar a sua vida novamente – é claro. Merlin descobre que um assassino está em Camelot, em busca de Arthur, e é ele quem descobre que Myror assumiu a posição do cavaleiro que enfrentaria Arthur na final do torneio, então o feiticeiro salva a vida de Arthur com um truque simples e eficaz, mas que não impede Arthur de sair ferido da primeira rodada daquela batalha injusta. Ao fim, Arthur talvez tenha aprendido pelo menos um pouquinho sobre “humildade”, e escolhe não revelar a sua identidade ao fim do torneio, abrindo mão do seu “momento de glória”… até porque ele já provara a si mesmo o que queria tanto provar. Agora, o próximo episódio deve ser algo interessante, trazendo de volta os druidas e Mordred!

 

Para mais postagens de Merlin, clique aqui.

 

Comentários