Lost 6x08 – Recon

LaFleur.

Definitivamente, os flash sideways são a parte mais interessante dessa última temporada de “Lost”! Enquanto algumas coisas estão acontecendo na ilha – como a eminente “guerra” do Homem de Preto/John Locke e Charles Widmore –, acompanhamos como teria sido a vida dos personagens sem a explosão da bomba de hidrogênio em 1977 e sem a interferência de Jacob. E, particularmente, quanto mais distante é do que conhecemos, mais interessante eu acho. Sawyer (que se tornou há muito tempo um dos melhores personagens de “Lost”, com um crescimento fantástico ao longo das temporadas!) protagoniza um flash sideway no qual, em algum momento de sua vida, ele teve que escolher entre ser um bandido ou um policial… e ele escolheu ser um policial.

Portanto, não temos o nome “Sawyer” sendo usado por ele, mas seu nome verdadeiro: James Ford. A primeira cena parece uma típica cena de James tentando enganar uma nova mulher (amo como “Lost” tenta nos enganar o tempo todo, nos levando a tirar conclusões que são desmentidas segundos depois), mas a reviravolta é interessante quando descobrimos que, dessa vez, ele é um policial trabalhando em um caso… gosto do gostinho de fan service que acompanha detalhes como o código para que os reforços entrem no quarto seja “LaFleur”, ou Miles trabalhar com ele, o que meio que nos remonta aos tempos da Iniciativa Dharma na década de 1970 – e é muito bom ver que essa amizade talvez improvável sobrevive em ambas as realidades, de alguma maneira.

A ideia da “reformulação” da vida de James nessa nova linha temporal é interessante e bem fácil de entender: ele ainda perdeu os pais por causa de um homem chamado “Sawyer”, mas ele decidiu virar um policial para capturá-lo (o que não quer dizer que ele não tenha a mesma raiva e a mesma vontade de matá-lo que tinha na linha do tempo original). Guardando para si esse sofrimento e esse desejo por justiça (vingança?), James ainda tem que lidar com uma vida bastante solitária, de certa maneira, já que ele afasta pessoas que se aproximam, de alguma maneira, da investigação que ele toca em segredo… é o que acontece quando ele sai com uma mulher que Miles arruma para ele, e que acaba sendo ninguém menos do que Charlotte (inusitado, huh?).

Embora tenha sido legal ver Charlotte nessa linha do tempo alternativa (e isso me faça imediatamente pensar em Daniel Faraday e em como eu sinto sua falta), o grande destaque do episódio fica mesmo para a relação de James com Miles – é tão bom vê-los trabalhando juntos! Até quando as coisas parecem dar errado e Miles pergunta o que aconteceu quando ele expulsou Charlotte, dá para ver o quanto um se importa com o outro! Tanto é que, embora tenha dito a James que não vai mais ser seu parceiro, Miles entra no carro para ouvir o que ele tem a dizer, eventualmente, e James resolve compartilhar com ele toda a verdade da sua história, o que é legal. Uma amizade de verdade! A trama ainda nos traz uma vista rápida do irmão de Charlie e de Kate.

Tramas a serem continuadas nos flash sideways.

Na ilha, o grupo de “John Locke” está em destaque, o que quer dizer que não vemos o grupo de Ilana, com quem estávamos no episódio anterior… é bom ver que Jin está bem (e ver Jin e Sawyer juntos é SEMPRE muito bom!), mas ele parece um dos mais sensatos em todo o grupo, porque ele não escolheu estar no grupo de “John Locke” e não confia nele. Naturalmente, isso o coloca em perigo. Sawyer e Kate têm seus próprios motivos e suas “missões paralelas”, mas estão ali, no grupo, o que deve mantê-los em segurança por um tempo, enquanto Sayid e Claire foram completamente transformados pela influência do Homem de Preto. Infelizmente, Sayid está irreconhecível, e Claire perdeu totalmente o juízo, chegando a atacar Kate por ela “ter levado o Aaron embora”.

“John Locke” incumbe Sawyer de uma missão, o enviando até a segunda ilha para ver se “a barra está limpa”, e é aqui que Sawyer começa a explorar uma “nova” trama que está se iniciando agora em “Lost”: o retorno de Charles Widmore à ilha. Sawyer encontra Zoe, uma mulher que diz ser a última sobrevivente do Ajira 316, mas, na verdade, ela chegou à ilha em um submarino com Widmore, que está louco para falar com James Ford. Confesso que fico apreensivo, mas eu adoro ver o Sawyer jogar apenas do seu lado, manipulando, ao mesmo tempo, tanto o Widmore quanto o falso John Locke, fazendo com que ambos acreditem nele… tudo o que ele quer é deixar que eles se matem entre eles, enquanto ele e Kate podem fugir daquela ilha no submarino que está lá.

Será que Sawyer sabe pilotar um submarino?

 

Para mais postagens de Lost, clique aqui.

 

Comentários