Todas as Flores – O bebê de Maíra

“Abre teu olho!”

Zoé ainda está decidindo quais são seus próximos passos… enquanto isso, Maíra continua trancada em um novo cativeiro, a Fundação, mesmo que Zoé aja como se fosse uma boa mãe que a está protegendo ou algo assim. Ela consegue manter a filha tão escondida de tudo e todos (apesar de o Rafael chegar a ver Maíra na janela da Fundação, mas não é o suficiente para que ele faça alguma coisa contundente, porque ele começa até a acreditar que ela é uma cúmplice da Zoé ou qualquer coisa assim) que nem mesmo para o hospital Maíra vai para dar luz ao seu bebê e, quando a bolsa estoura, é a própria Zoé quem realiza o parto. Se havia em Zoé alguma possibilidade de sentimento sincero pela Maíra, o fato de trazer o próprio neto ao mundo pode intensificar isso.

Não que a Zoé seja boa ou que seus erros sejam apagados nem nada assim…

Mas eu realmente acredito que, à sua maneira, ela gosta da Maíra.

Confesso que toda a sequência do parto e as cenas que vieram depois me deixaram profundamente apreensivo, porque eu não tinha noção do que aconteceria. Desconfiei de Zoé o tempo todo, especialmente quando ela parece um pouco relutante em entregar o Rivaldinho (sério) para a Maíra segurar pela primeira vez, ou quando insiste para a Maíra descansar “enquanto ela cuida do bebê”, mas, felizmente, Zoé não foge com a criança nem nada assim… até porque, por questões de interesse mesmo, ela precisa da Maíra e do Rivaldinho se quiser lucrar alguma coisa em cima do Rafael, certo? E quando percebemos que Zoé não vai vender a criança ou fugir com ela, pelo menos por enquanto, o perigo que se anuncia é a presença de Vanessa.

Isso porque o Rafael (oh personagem que cresceu insuportável, né?), além de não procurar o suficiente por Maíra na Fundação e acreditar na possibilidade de ela ser cúmplice da mãe, ainda contou para Vanessa sobre ter visto a Maíra ali, então ela aparece dando um show – e é um dos momentos de maior tensão em “Todas as Flores”. Quando o Rivaldinho começa a chorar e Zoé vai chamar a Maíra dizendo que o segurou e não adiantou, eu achei que a Vanessa fosse fazer alguma coisa com a criança, mas felizmente ela não tem tempo, porque Zoé aparece para, inusitadamente, defender o neto e impedir que Vanessa toque um dedo sequer nele. Em parte interesse, em parte sentimento verdadeiro por Maíra, o que importa é que Zoé defende de verdade o bebê da Vanessa.

Zoé expulsa Vanessa aos berros, enquanto Vanessa oferece dinheiro, mas Zoé recusa, dizendo que “o amor de Maíra a salvou”, e então Maíra aparece, se inteirando do que está acontecendo e com o medo estampado no olhar, e Vanessa aproveita para dizer um monte de coisa e para acusar Zoé, e eu adoro como o desprezo entre as irmãs é mútuo e nenhuma das duas fica calada, até Maíra mandar Vanessa embora. Vanessa até vai embora, carregada e com os olhos esbugalhados enquanto grita, mas promete que vai acabar com ela, e diz que se acha que ela é má, é porque ela ainda não conhece a Zoé. Adoro como o João Emanuel Carneiro concebeu duas vilãs icônicas e complementares, mas absurdamente diferentes para “Todas as Flores”. Vanessa e Zoé arrasam!

Se Maíra tinha alguma dúvida a respeito de Zoé, no entanto, todas elas se esvaem quando ela escuta mais uma conversa da mãe com Galo e, ali, não se pode ignorar o que se diz. Galo conta sobre “um cara” que está na cola deles e que ele quer matar, mas Zoé manda, primeiro, ele saber quem é que o mandou… no fim, Zoé ainda diz para Garcia que elas vão ter que “abortar a missão” e “não vai dar para mandar nenhum grupo para a Fazenda naquele mês”, então é impossível que Maíra volte a acreditar em qualquer palavra de Zoé: é mesmo ela por trás de tudo o que lhe aconteceu… ela é mesmo essa pessoa má que tanto se falava. E, agora, é hora de se concentrar na vingança. Infelizmente, no entanto, A MAÍRA NÃO SABE FICAR QUIETA. Ela não precisava ter contado para a Zoé tudo o que ouviu!

Felizmente, Maíra consegue sair do seu cativeiro quando Judite pressiona Humberto por informação, e ele arranca de Zoé a localização de Maíra, então Judite e Pablo armam um plano bem simples, mas eficaz, que é o suficiente para tirar a Maíra de lá – bonita a cena da Judite vendo a Maíra com o bebê pela primeira vez, emocionada. Até parece, no entanto, que Maíra vai mesmo estar segura na casa da Judite, e não demora muito para a Zoé bater lá querendo levar a Maíra embora. Aqui, Maíra cresce para cima de Zoé, sentindo-se segura, e diz que ela não é sua mãe e nunca vai ser e, ao mandar que ela suma e esqueça que ela existe, ela ainda solta um surpreendente “Eu sei que você matou meu pai”. O embate é forte, Maíra diz tudo o que sempre quis, e Zoé chora e implora para que acredite nela.

Estranhamente, Zoé parece realmente sentida com as coisas que Maíra diz.

E está. Ha! Eu amo uma personagem complexa assim!

 

Para mais postagens de “Todas as Flores”, clique aqui.

 

Comentários

  1. A cena da maira humilhado a zoé e de uma riqueza de detalhes porque a zoé gostava mesmo da maira e acredito também que ela depositava na maira sua salvação,chega a da um pouco de pena da vi lã mesmo a mocinha só tendo dito verdades

    ResponderExcluir

Postar um comentário