Todas as Flores – O sequestro de Rivaldinho

“Levaram o meu bebê!”

Difícil suportar o Rafael? PRATICAMENTE IMPOSSÍVEL. Não é a primeira vez (e não será a última) que um protagonista de novela (embora esse seja um posto questionável nesse caso, até porque o protagonismo é das mulheres em “Todas as Flores”) é insuportável, mas Rafael está testando a minha paciência há algum tempo – e um dos ápices foi a sua conversa ridícula com Maíra quando, depois de ter duvidado dela desde o primeiro momento e ter colocado alguém para segui-la (!), mesmo antes de ter qualquer evidência contra ela, ele tem a cara-de-pau de lhe dizer que “não a acusou de nada”. Felizmente, quando ele pede que ela conte “sua versão da história”, Maíra não tem paciência para isso e diz que não tem que dar explicação para ele e que ela roubou mesmo a fórmula e vendeu para a concorrência…

Quero tanto que Maíra NÃO termine com o Rafael essa novela.

Felizmente, Maíra é muito firme. Ela percebe que Rafael ainda duvida dela e não vai ficar se rebaixando jurando inocência e tentando “se explicar”, porque não lhe deve nada, e manda ele voltar para a Vanessa e para o filho. Quando eu implico com um personagem, tudo me incomoda, mas me irrita o tom com que Rafael pergunta para Maíra, por exemplo, se ela tem “alguma prova contra Vanessa”, como se duvidasse dela, quase com deboche, como se fosse obrigação dela qualquer coisa, e Maíra só diz que ele vai ter que descobrir sozinho quem ela é. Acho bastante hipócrita, da parte do Rafael, ficar dizendo que “achou que eles ficariam juntos para sempre” e coisas assim, depois de tudo o que ELE fez, que começou muito antes de existir qualquer “prova” contra Maíra.

Enfim.

Enquanto isso, Vanessa convence Zoé a se livrar do filho de Maíra, o Rivaldinho, sem saber que o Rafael acabou de vê-lo – e mesmo que Maíra garanta que é filho do vizinho, ele colocou na cabeça que pode ser filho seu. Enquanto Zoé conversa com Galo para pegar o Rivaldinho, Vanessa vai atrás de Pablo e oferece 50 mil reais para ele contar onde a Maíra está, e eu percebo que esse é um momento importante para o Pablo: o grande teste do personagem; sua atitude nessa história toda definirá qual é o caminho dele de agora em diante a sua índole predominante. Felizmente, Pablo não nos decepciona. Quando Galo aparece com uns homens para pegar o Rivaldinho, ele cai em uma emboscada e acaba tendo que fugir da Gamboa sem levar o bebê…

Por ora.

Vanessa fica furiosa e confusa – afinal de contas, sua fonte deveria ser “de total confiança”, e vai tirar satisfações com Pablo, que consegue se safar bem e dizer que “ela se confundiu”, como se ele tivesse dado a informação correta e ela não tivesse entendido… porque é importante que Vanessa continua confiando em Pablo, assim ele pode estar um passo à frente na proteção de Maíra. Infelizmente, no entanto, os homens de Galo retornam no dia seguinte atrás de Maíra e Rivaldinho, e ganhamos uma perseguição ANGUSTIANTE que conta com a polícia e o Galo tendo que fugir, novamente sem levar o bebê de Maíra, que conseguem ficar em segurança mais um dia… mesmo assim, é bobagem de Maíra e dos demais acreditar que isso significa que ela está em segurança.

Não está.

E, na terceira tentativa, Galo prova que Maíra não está em segurança. Quando retorna, Galo começa um incêndio na Gamboa para obrigar os moradores a evacuarem, e esse é o momento em que Maíra precisa sair do quartinho no qual estava escondida esse tempo todo com a proteção de Pablo, e nada pode mantê-la em segurança dessa vez… com o Galo na cola dela, Maíra e os demais acabam encurralados, e Rivaldinho é levado dos braços de Maíra, que grita desesperadamente que levaram o seu bebê – e preciso dizer, aqui, que a atuação de Sophie Charlotte estava IMPECÁVEL. Ela transmite toda a dor e a angústia da personagem em uma cena de tirar o fôlego e de arrancar lágrimas, e que é importante para a “nova Maíra” que está por nascer.

E de quem temos um vislumbre quando Zoé descaradamente aparece na casa de Judite para “conversar” com Maíra. Furiosa, Maíra se volta contra a mãe: “Você roubou o meu filho. Eu devia te matar com as minhas próprias mãos!” Zoé abraça de vez a vilã cruel, fria e dissimulada, e diz à Maíra que ela fez o que fez pelo bem dela e do Rivaldinho, que “não estava bem naquele lugar”, e toda a cena revoltante é o suficiente para que Maíra jure vingança de uma vez por todas: “Eu já fui boa. Mas isso foi antes de conhecer a podridão humana que eu conheci através da minha própria mãe. […] O meu ódio vai me mover. Eu vou acabar com você. Você vai sofrer as consequências”. Posso dizer? EU ADORO O NASCIMENTO DESSA MAÍRA VINGATIVA E QUERO MAIS DELA!

 

Para mais postagens de “Todas as Flores”, clique aqui.

 

Comentários