Tudo por um Pop Star (2018)



“Eu faria tudo por um pop star…”
AH, COMO EU AMO AS HISTÓRIAS DA THALITA REBOUÇAS! Desde que eu era criança, eu lia Meg Cabot com uma avidez apaixonada, e as escritas de Thalita Rebouças me parecem seguir o mesmo gênero – e essa capacidade inteligente de falar com os adolescentes é encantadora. Depois de duas adaptações de sucesso de sua obra para o cinema (“É Fada!”, de 2016, e “Fala Sério, Mãe!”, de 2017), eu estava ANSIOSÍSSIMO para assistir a “Tudo por um Popstar”, por uma série de razões: amar os conteúdos da escritora, como eu disse; o elenco escolhido para interpretar Manu, Ritinha e Gabi; e o fato de eu já conhecer a história, do musical que assisti lá em 2013, e que me fascinou profundamente! Agora, as histórias malucas dessas três amigas que são capazes de “fazer tudo por um pop star” chegam ao cinema em grande estilo.
O filme é BRILHANTE, do início ao fim! E na primeira cena eu já sabia que eles tinham acertado em cheio… confesso que não sou lá um grande fã da escolha de João Guilherme para ser o Slack, mas eu não pude não me apaixonar de novo pelos “Slavabody Disco Disco Boys” quando o filme começa com eles interpretando “Sing”, do Ed Sheeran, enquanto as meninas escutam e cantarolam junto, expressando a sua paixão pela banda. Confesso que esperava talvez algum sucesso de outra boy band, e não do Ed Sheeran, mas EU AMO TANTO ESSA MÚSICA! Uma introdução perfeita até que Manu veja o vídeo do Billy Bold anunciando que os Slavabody Disco Disco Boys farão um show no Brasil, e então é claro que as três ficam loucas para ir, ainda que o show seja no Rio de Janeiro, a 200 km de distância, e elas saibam que as chances dos pais as deixarem ir são baixíssimas.
Maisa Silva interpreta a Gabi, Mel Maia interpreta a Ritinha e Klara Castanho interpreta a Manu, e eu achei uma escolha incrível de elenco para o filme! Jovens, talentosas e já conhecidas pelo público adolescente, elas levam o pessoal para o cinema e entregam um trabalho competente. Gabi é uma garota alto-astral que gosta de ver “o lado positivo” das coisas – um pouco incansável e maluca. Manu é a líder do grupo, aparentemente, e sonha com o Slack e com os Slavabody Disco Disco Boys. Por fim, Ritinha, uma garota tímida e estudiosa, com problemas respiratórios e que perdeu a mãe recentemente. No elenco, ainda temos João Guilherme como o protagonista da banda, e Isacque Lopes como Julius e Victor Aguiar como Michael. Mas o elenco adulto é que rouba a cena, com uma bela interpretação de Felipe Neto como Billy Bold, e a grande estrela do filme: GIOVANNA LANCELLOTTI, a Babette.
A Babette é uma personagem fascinante, provavelmente uma das melhores personagens que Thalita Rebouças já escreveu! Quando as meninas não conseguem autorização dos pais para ir ao show, elas recorrem a Babette, a prima maluca de Manu. E ela é totalmente louca, com algumas das cenas mais divertidas do filme todo! Então, quando ela decide ajudá-las, ela só precisa convencer os pais das garotas que ela é responsável e pode cuidar delas e levá-las para o Rio de Janeiro no fusquinha dela. E quando ela chega de terno e toda séria na casa, eu não segurei o riso! Cena espetacular! As coisas já começam a dar errado antes mesmo que o trio deixe sua cidadezinha, porque assim que conseguem a autorização para ir ao show no Rio de Janeiro, elas descobrem que os ingressos estão esgotados, e elas precisam fazer algo para conseguir entrar!
Assim, vem a “declaração de amor” delas!
“Tudo por um Pop Star” é o nome da música que as meninas compõem como uma declaração de amor aos meninos da Slavabody Disco Disco Boys, para participarem de um concurso proposto por Billy Bold para ganharem três credenciais VIP. O clipe é todo fofinho, a letra da música é uma graça (“Eu faria tudo por um pop star / Dormir na calçada pra te ver passar / Madrugar na fila e nunca reclamar”), e as meninas arrasaram na ternura – e, assim, elas são as ganhadoras do “concurso” e acabam rumo ao Rio de Janeiro, mas tudo é uma série de confusões que as aproxima e as afasta dos Slavabody Disco Disco Boys. Como quando elas ficam ao lado do hotel em que eles estão, mas eles entram pouco antes de elas passarem na rua no fusca da Babette. E tudo se intensifica quando Babette vai para uma festa em Angra dos Reis e as deixa sozinhas no Rio de Janeiro.
Dali por diante… CONFUSÃO, RISADAS e EMOÇÃO! Gosto de como o filme é equilibrado nesse sentido, tendo um pouquinho de tudo – ao mesmo tempo em que rimos, nós também nos emocionamos com os momentos marcantes pelas quais elas passam, e tudo parece tão real que poderia ser qualquer adolescente no show de sua banda favorita. Elas vão ao hotel dos garotos, onde descobrem que foram enganadas por Billy Bold, que não está disposto a dar-lhes as credenciais como prometeu no vídeo, e então elas fazem de tudo para ver os ídolos: elas podem não ir no show, mas não pretendem deixar o Rio de Janeiro sem uma selfie com eles. Então, Gabi simula um DIVERTIDÍSSIMO desmaio para entrar no hotel em que eles estão hospedados, sem sucesso, e depois elas entram como turistas hóspedes, perdendo os meninos por alguns poucos segundos.
As cenas do hotel são BIZARRAS e divertidas, e é aqui que ganhamos uma curta participação especial da Thalita Rebouças que eu achei FOFA DEMAIS! <3 Adoro como as meninas invadem um quarto onde acreditam que os Slavabody Disco Disco Boys estão hospedados, mas descobrem que é o quarto do Billy Bold, por fim, embora tudo seja válido para gravar um vídeo dele sendo fanboy, mesmo depois de ter falado tão mal da banda, o que elas podem usar de chantagem para conseguirem as credenciais. Mas tudo fica AINDA MELHOR quando elas invadem o quarto acima do suposto quarto dos meninos e tentam descer pelo lado de fora do prédio para o andar de baixo – como sugere o título: TUDO POR UM POP STAR! Essa cena culmina nas meninas caindo lá de cima na piscina do hotel, molhando as credenciais e comprometendo a ida ao show.
De novo.
Gosto de como, aqui, o filme trabalha com uma emoção fofíssima quando Ritinha lembra da mãe e da música que ela cantava para ela desde pequena, e que os Slavabody Disco Disco Boys regravaram. Infelizmente, no entanto, ela acaba queimando as credenciais e a foto que tinha da mãe na sua distração. Enquanto Manu vai “sofrer na praia” (como eu AMO a cena dela sonhando com o Slack e depois sendo acordada toda queimada de sol pela amiga!), Gabi é uma fofa e reconstrói a foto de Ritinha com a mãe, ao mesmo tempo em que tem uma ideia: consegue reconstruir uma credencial com os restos das três queimadas, o que quer dizer que uma delas vai poder entrar – então se Manu entrar no show, ela pode ajudá-las a entrar por uma saída de emergência… e desde o começo sabemos que isso só pode dar em confusão no final.
Porque sempre dá em confusão!
O show, em si, É UMA CONFUSÃO SEM TAMANHO! Enquanto Manu está sozinha perto do palco e os meninos estão subindo para começar a cantar, Ritinha e Gabi estão tendo uma briga no banheiro e sendo descobertas por estarem sem as pulseirinhas que indicam que elas têm ingressos para estar ali, então elas são detidas por serem menores de idade e estarem desacompanhadas. Enquanto elas pensam em fugir, Manu não fica para o show, “porque não faz sentido sem as amigas”, e Babette é chamada para o palco, de onde fica gritando por “Manu” e procurando as meninas, em outra cena divertida da personagem! Por fim, as meninas escapam do juizado, vão para a porta do hotel dos Slavabody, sonham com eles novamente, e então reencontram os pais, que estão preocupados e furiosos com elas… então, elas voltam para a cidade delas.
Sem ter visto o show.
Sem ter visto os meninos.
Sem nenhuma selfie!
E é um pouquinho deprimente, mas eu acho que isso tudo é o que torna a história de “Tudo por um Pop Star” ainda melhor, porque Thalita Rebouças acertou em cheio! Nem tudo é perfeito, nem tudo dá certo, mas o que elas viveram VALEU A PENA. Elas foram castigadas, um pouco humilhadas na escola por garotas metidas, mas elas fariam tudo de novo. Não importa se no próximo ano elas não vão mais gostar dos Slavabody Disco Disco Boys, como o Billy Bold diz, o que importa é que, naquele momento, elas passaram momentos especiais dos quais se lembrarão PARA SEMPRE, como as amigas que são… na verdade, “Tudo por um Pop Star” acaba sendo muito mais sobre A AMIZADE das meninas do que sobre qualquer outra coisa, e é isso o que o faz ser tão maravilhoso… e, claro, as meninas do elenco arrasaram em todos os momentos do filme!
Devo comentar brevemente algo que eu fiquei pensando, tendo assistido ao musical em 2013. A história é exatamente a mesma, mas apenas o Slack teve um destaque no filme, e eu senti falta dos outros garotos, senti falta da paixão platônica de Ritinha e Gabi por Julius e Michael, e de elas compartilharem cenas com eles… e agora uma “comparação” injusta: o musical era tão CHEIO DE MÚSICAS, mas eu entendo que são gêneros e mídias distintas. Mas eu gostava das cenas e piadas embaladas com músicas que iam dos Beatles a Backstreet Boys e One Direction, com direito até a Menudo brevemente e Sandy & Júnior. Acho que essa variedade de músicas fazia com que mais pessoas e mais gerações se identificassem com a história. Mas a composição de “Tudo por um Pop Star” é fofíssima e torna o filme muito mágico… mas perderam a chance de lançar um CD e tal!
Por fim, as meninas TÊM UM FINAL FELIZ! Depois que elas foram levadas de volta para casa, ganharam castigos dos pais e foram zoadas na escola, Babette virou amiga dos Slavabody Disco Disco Boys e conseguiu que eles viessem fazer uma visita especialmente para ela na escola. Então, ELES CANTAM PARA ELAS, e não cantam qualquer música – cantam “Tudo por um Pop Star”, a música que elas compuseram para eles. E eu adoro como elas acreditam que eles fizeram e fazem uma diferença na vida delas, mas eles também as agradecem, pois o vídeo que foi para o jornal em que elas falam sobre os meninos os fez voltar a acreditar na banda, que estava pensando em se separar. Assim, elas conhecem os ídolos, tiram selfies com eles, e ainda por cima dão uma lição nas garotas insuportáveis que adoravam pegar no pé delas na escola… elas merecem!
Adorei a cena final, da banda + as meninas + Babette no palco!
FILME FOFO, DIVERTIDO, INCRÍVEL! <3


Para reviews de outros FILMES, clique aqui.


Comentários

  1. Realmente eles perderam a chance de lançarem um CD; realmente a Babette arrasou. Ela foi a POPSTAR do Filme! Linda! Tudo por um Pop Star é um filme leve, divertido, contagiante e cheio de emoção, e essa dosagem a Thalita Rebouças sabe mesclar muito bem. Adorei a participação dela no filme, uma pequena cena que fez a diferença, e que mostrou o quanto ela trabalha para que seus livros sejam bem adaptados para o cinema. Isso mostra o carinho e o respeito que ela tem por seus fãs, quando se permite fazer parte daquilo que está sendo produzido. Eu amei o filme, me diverti de MONTÃO! É o tipo de filme que a gente vê quantas vezes puder. E eu também faria tudo por um Pop Star! Risos!

    ResponderExcluir

Postar um comentário