Riverdale 3x01 – Chapter Thirty-Six: Labor Day



O Mundo Sombrio de Sabrina
Archie Andrews foi injustamente acusado do assassinato de Cassidy Bullock no fim da temporada passada, e foi basicamente assim que ele e os amigos passaram o verão: NO TRIBUNAL. “Riverdale” me incomodou bastante em questão de roteiro na segunda temporada, embora eu tenha amado a primeira, e o principal motivo foi o número exagerado de episódios. Infelizmente, a CW não está disposta a corrigir esse erro no tamanho da temporada, mas eu espero que, ao menos, eles conduzam bem o roteiro para nos empolgar – foi um retorno promissor, certamente. Gostei mais desse episódio do que da maioria da segunda temporada, e a questão mais sobrenatural que começa a chegar à série, introduzindo “O Mundo Sombrio de Sabrina”, para o fim do mês, pode dar um vigor novo à trama e a esses personagens. Ao menos é o que espero!
O começo do episódio é SENSACIONAL, nos mostrando o julgamento de Archie Andrews – a promotoria se pauta em seu passado violento para acusá-lo do assassinato, enquanto a defesa utiliza os momentos heroicos e de bom coração do personagem; e enquanto ambas falam, vemos flashes rápidos que nos mostram um Archie que poderia ser um assassino versus um Archie que certamente não o é. Como o júri ainda tem que deliberar sobre o assunto, o juiz os dispensa por ora para o feriado do “Dia do Trabalho”, e diz que eles retornarão na terça-feira pela manhã – enquanto isso, ele sugere que Archie passe o fim de semana ao lado de seus amigos e familiares. Hiram Lodge, a pessoa mais odiada de toda Riverdale, deseja “um bom fim de semana” para Archie, e é NOJENTO ver a sua expressão vitoriosa… ao menos Fred deu um soco na cara dele.
Como diz Betty: catártico.
Enquanto os amigos querem usar os três dias extras que ganharam para provar a inocência de Archie, ele já desistiu disso porque já olharam em todos os lugares possíveis e não encontraram nada – então, se esse pode ser seu último fim de semana com eles, ele não quer desperdiçá-lo assim. Ele quer se divertir com os amigos. Assim, ganhamos aquela FESTA NA PISCINA por Cheryl (ela estava um máximo andando de biquíni e salto alto!), com direito a muitos caras lindos sem camisa e o Kevin propondo um pacto de “perder a virgindade” (?) com Moose se eles ainda estiverem sozinhos até o Halloween – se tivemos um monte de caras sem camisa no episódio, certamente faltou esses dois, meu casal favorito! A festa também mostra como todos estão preocupados com Archie. Cheryl fala sobre como “ele salvou a sua vida”, e Josie conversa com Veronica para dar uma dica de como ela pode ajudá-lo…
Mas ela é detida pelo xerife a mando de Hiram.
As melhores cenas do episódio foram, provavelmente, do grupo reunido se divertindo juntos – Archie, Betty, Veronica e Jughead. Adorei aquela cena deles no lago, por exemplo, nadando juntos e se divertindo, e depois conversando em volta de uma fogueira, onde Archie agradece aos amigos, pois foi “o melhor último dia de verão” que alguém poderia ter. Ali, ele se recusa a fugir, quase assumindo responsabilidade pela morte de Cassidy e algumas outras – tudo porque ele teve um sonho em que encontrava ele mesmo matando Cassidy, e depois via o sangue nas mãos: talvez ele tenha mesmo sangue nas mãos por não ter feito nada, mas essa é uma culpa que ele não precisava carregar. De todo modo, ele depende agora da decisão do júri, e Veronica diz que sempre estará ao seu lado, mesmo quando ele tenta afastá-la para que ela não sofra.
“I won’t let my dad get away from me the one thing I love”
<3
Infelizmente, as coisas não acabam bem. Quando retorna ao tribunal na terça-feira, Archie descobre que o júri ainda não tomou uma decisão, o que quer dizer que todo o processo vai recomeçar – sem querer submeter a mãe e os amigos a todo aquele julgamento mais uma vez, Archie acaba aceitando o acordo da promotoria, no qual ele teria que confessar o assassinato, e então ele passaria dois anos detento em um lugar especial. Foi uma decisão bastante questionável, mas os amigos e familiares PROMETEM que vão tirá-lo de lá! Agora, eu não sei como isso vai acontecer, mas eu realmente espero que aconteça. Archie pode não ser o melhor personagem de “Riverdale”, mas eu tampouco quero que ele fique preso injustamente. Veronica precisa fazer algo contra Hiram, que diz que “essa é a sua punição por ter traído a família”.
Por fim, o episódio TOMA UM CAMINHO SOBRENATURAL. Dilton vai atrás de Jughead para falar sobre um jogo de RPG e sobre como “o Rei Gárgula é real”, o que me fez pensar muito no Demogorgon de “Stranger Things”. Na verdade, a ideia é introduzir a atmosfera de “O Mundo Sombrio de Sabrina”, que compartilha o universo com “Riverdale”, e que chega à Netflix no próximo dia 26. Assim, Jughead encontra um desenho e um mapa, que o leva até um ritual macabro no meio da floresta. Enquanto isso, Betty também presencia um outro ritual, protagonizado por Polly e Alice (!), e que também envolve os gêmeos sendo jogados na fogueira, mas flutuando sobre as chamas ao invés de morrerem queimados. Ainda não sei o que isso tudo significa, mas é um frescor a “Riverdale”, e eu estou curioso para saber como isso vai ser encaminhado!
O que aconteceu com a Betty?

Para mais postagens de Riverdale, clique aqui.


Comentários