LIKE, La Leyenda (2018) – “As coisas que valem a pena nunca são fáceis”



Mundos diferentes.
O relacionamento de Ulises e Toni não está mesmo destinado a ser algo “fácil”. Eles já passaram por uma série de coisas até que pudessem se entender e começar a namorar, como aquele mal-entendido do vídeo de Toni, que na verdade tinha sido publicado por Daniel, e o fato de que o Ulises é um pouco sentimental e facilmente se magoa com as coisas e se afasta – agora, quando o pessoal do L.I.K.E. sai para o seu segundo fim de semana em casa desde que as aulas retornaram, o casal percebe que existem outros empecilhos grandes no caminho deles: AS FAMÍLIAS. E eu acho que a trama é muito bem apresentada, com direito a ironia e a evidência forte de que, talvez, eles realmente não pertençam ao mesmo mundo – mesmo assim, eles estão determinados a lutar pelo que sentem, ainda que tenham a impressão de que todo mundo está contra eles.
É aniversário de Martín, o irmão de Antonia, e quando ela liga para desejar-lhe “feliz aniversário”, ele acaba falando demais e mencionando o “namorado” de Toni, o que deixa o pai dela bastante intrigado – tudo o que ela diz é que “ele ficará muito feliz que ele seja seu namorado” quando saber quem é e, no fim de semana, leva Ulises para a casa. E é claro que é um desastre. Clara, a mãe alcóolatra de Antonia, é uma babaca preconceituosa, e já o recebe com um “O que ele tá fazendo aqui?!” desnecessariamente rude. Então, Antonia diz que eles insistiram para saber quem era o seu namorado, então ali está – o discurso de Clara é altamente desprezível, e ela diz algumas coisas que nem precisam ser reproduzidas, enquanto Germán, igualmente descontente, pede para conversar a sós com Ulises no escritório. Ele expressa um pouco mais de respeito.
Mas não muito.
Germán diz a Ulises que “ele não pode namorar a filha de seu terapeuta”, porque “não é apropriado”, e também diz que Ulises foi pro L.I.K.E. para se dedicar aos seus estudos – nesse momento, assim como sabíamos que deveria acontecer mais cedo ou mais tarde, Ulises usa aquela antiga fala de Germán na instituição, quando ele disse que “qualquer família estaria feliz em recebê-lo”. Cadê a atitude condizente agora? Enquanto eles conversam, Clara conversa com Antonia e diz a ela que o garoto apenas a usou para pagar a conta do hospital da mãe dele, o que é bastante injusto, na verdade, e Ulises acaba indo embora triste… Antonia, no entanto, decide não dar ouvidos aos pais, e só não vai embora atrás do Ulises porque é o aniversário de Martín, e ela ama o irmão e quer dar atenção para ele… mas não vai deixar de namorar Ulises por causa dos pais!
Igualmente problemático é quando Ulises vai levar Antonia para conhecer a sua família. Na verdade, ele só quer que a namorada conheça a sua mãe e, ao descobrir que o pai está em casa, ele acaba enrolando e levando Antonia para outro lugar, onde eles passeiam e compartilham um momento fofo – eventualmente, no entanto, Ulises a leva para sua casa, e a maneira como o pai dele se porta é realmente nojento e vulgar. Mas as confusões se intensificam. Antonia, por exemplo, não gosta muito da comida que a mãe de Ulises prepara para ela, e manda uma foto para Machu, que logo vira meme, e o pai de Ulises provoca Toni quando ela recusa o café oferecido, porque “ela toma cappuccino e não café de pobre”. Tudo colabora para que o clima entre eles morra de vez… então, quando vê o meme no celular de Toni, Ulises pede que ela vá embora.
Nos últimos capítulos, Toni também compartilhou algumas cenas com Daniel, esclarecendo de uma vez por todas a história do vídeo lá no primeiro capítulo. Também exploramos a doença dele, e quando ele passa mal e cai na piscina, é Toni quem salva a sua vida, e é toda prestativa e presente – Manuela, a única que sabe a verdade, o provoca dizendo que “é interessante que seja justamente Toni cuidando dele”. Então, quando Daniel e Toni conversam e ela o agradece por ter sido legal com Martín e “não tratá-lo de forma diferente”, a culpa cai sobre Daniel, finalmente percebendo que ela não é como ele pensara. Então, ele confessa sobre o vídeo e, de alguma maneira, nós não o odiamos mais como o fizemos na primeira vez em que ficamos sabendo que ele tinha filmado Antonia e liberado para toda a escola…
Enfim.
Ulises e Antonia, por sua vez, seguem como um casal, mais quando estão na escola do que fora dela. Quando Germán busca Antonia na casa de Ulises, ele diz que “ela não pertence a esse mundo”, e a própria mãe de Ulises o adverte que “ele vai sofrer muito com essa história”. E, pouco a pouco, os dois estão mesmo notando que são absurdamente diferentes, mas isso não significa que não possam gostar um do outro e que não possam tentar ser felizes juntos. Assim como Ulises diz, “as coisas que valem a pena nunca são fáceis”. Portanto, eles vão tentar, mas convenhamos que Ulises e Antonia já não são mais o casal por quem mais torcemos, né? Temos Machu e León, começando um relacionamento confuso; temos Emília e Claudio, começando um relacionamento abrupto que pareceu meio que surgir do nada e ir rápido demais; e temos Pablo evitando Sebastian.
Ainda há muito o que explorar nesses casais!

Para mais postagens de LIKE, La Leyenda, clique aqui.


Comentários