100 Capítulos de “As Aventuras de Poliana” – A “transformação” da Tia Luísa



“Você parece até outra pessoa!”
Milena Toscano infelizmente teve que deixar a novela por causa de sua gravidez, e então Thaís Melchior assume o papel da Tia Luísa quando a novela se aproxima dos seus 100 CAPÍTULOS. Sinceramente, eu ainda acho que a saída de Milena Toscano foi desnecessária, tendo em vista que o SBT sempre trabalha com uma frente muito grande de capítulos – sendo assim, enquanto a atriz estava de licença maternidade, a personagem podia passar um tempo em uma viagem de negócios ou qualquer coisa, por um tempo muito menor do que realmente fosse a licença maternidade, graças aos capítulos adiantados. Acho que não quiseram mesmo mantê-la na personagem, e vamos sentir sua falta. Mesmo assim, desejamos todo o sucesso a Thaís Melchior, e que ela possa encontrar um modo de ser a Tia Luísa a seu próprio modo, agora que a personagem é sua.
Ainda antes da saída de Milena Toscano, no entanto, e eu sinto a necessidade de voltar um pouco nos capítulos e comentar isso, ela resolveu dar uma chance a Afonso – justamente, como era de se esperar, quando Marcelo estava pedindo um tempo à Débora por descobrir que ela mentiu para ele esse tempo todo e tomou anticoncepcional, apenas o enrolando dizendo que “queria ter um filho”, o que era mentira. Sem conhecimento da crise no casamento do amor da sua vida, Luísa aprende a gostar da atenção que Afonso lhe dá, e finalmente se permite viver alguma coisa e tentar ser feliz novamente. Assim, em uma cena que eu julguei bem bonita, eles acabam molhados no jardim e, em um momento de descontração, ELES ACABAM SE BEIJANDO. E embora ele tenha fama de mulherengo e tudo o mais, ele está fazendo o possível para conquistar a Luísa.
“Tô completamente apaixonado por você”
Depois do beijo, Afonso pede uma chance a Luísa (“Adoro esse seu jeitinho antissocial rabugento. Me dá uma chance?”), e ela fica mexida e diz que “vai pensar”. Fazia muito tempo que a Luísa estava sozinha, e precisamos levar em conta que uma pessoa adulta sente falta de beijos. Assim, ela não pode negar o quanto ficou feliz com o acontecimento, e quando ela fecha a porta do seu escritório, ela sorri. Sua felicidade, no entanto, é sempre entremeada por sofrimento por causa do Marcelo, quando ele aparece na sua casa, mas ela diz que “resolveu dar uma chance a Afonso, assim como ele resolveu dar uma chance pra Débora uns anos atrás, e ela era sua melhor amiga”. Claro que doeu dizer isso, mas era o que Luísa precisava dizer naquele momento. Até porque a Luísa não sabia que ele tinha terminado com a Débora nem nada.
Mesmo que ele estivesse insuportavelmente gato.
Então, quando Luísa recebe “uma remodelagem” (?) para sair com o Afonso, tudo vira uma verdadeira brincadeira, e eu adoro a liberdade que as produções têm de quebrar a quarta parede. Particularmente, é algo que sempre me divertiu. Adoro Ferris Bueller em “Curtindo a Vida Adoidado” justamente por fazer isso, e também é algo que a “Turma da Mônica” faz o tempo inteiro. A nova temporada de “Kamen Rider”, inclusive, também faz isso nos episódios extras, os “Supplementary Plans”. Basicamente, é a característica que permite que eles brinquem com algo que está acontecendo em tela, usando de metalinguagem, falando diretamente com o público ou, nesse caso, através de piadas nas falas calculadas. Era algo que minha mente infantil esperou em “Cúmplices de um Resgate”, em 2002, quando Belinda foi substituída por Daniela Luján…
Mas vamos voltar a “As Aventuras de Poliana” e comentar a transição entre as atrizes. Eu me diverti bastante com as falas que anunciaram a estreia de Thaís Melchior. Falas como “Prontos pra conhecer a Tia Luísa que tava escondida?”, antes de ela descer as escadas, mas nada supera os comentários como “Você parece até outra pessoa!” (meu favorito!) e “Luísa? Como você tá diferente!”, que ela até responde com um “Pelo visto todo mundo vai me falar isso hoje”. É mais ou menos como quando Marjorie Estiano precisou substituir Drica Moraes em “Império”: a produção não tinha escolha, era uma mudança “absurda”, mas o roteiro brincou com isso. O capítulo de estreia de Thaís Melchior foi, basicamente, SOBRE isso, e as leves presenças de Joana e Cláudia ajudaram, e muito, na transição, porque elas são MARAVILHOSAS como sempre.
O “encontro romântico” para o qual ela se arrumou, no entanto, acaba sendo no samba da padaria do Durval (baita bola fora!), mas meio que serve para que Luísa e Afonso se aproximem, depois de ela trocar olhares com Marcelo e ele acabar dando um soco em Afonso por vê-lo tentando beijá-la – ele só cava a própria cova, naturalmente, porque ela acaba tendo que ir cuidar dele e eles se beijam mais uma vez. Agora, Afonso está achando que “está namorando sério” e até deu um anel de compromisso para a Luísa, e ela não sabe muito bem o que fazer, recorrendo às pessoas que ama, como o Antônio, a Joana e a Cláudia, por ajuda. Agora, no entanto, quando estávamos gostando do Afonso, mesmo com todas suas falhas, o roteiro vai começar a “estragá-lo” para que possamos desejar que Luísa não tenha mais nada com ele.
A começar por tirar o Marcelo da escola.
Mancada do roteiro!

Para mais textos de As Aventuras de Poliana, clique aqui.


Comentários

  1. Quantas comparações maravilhosas para comparar a divertida brincadeira que a novela fez para concluir essa troca das atrizes. Adorei! Com certeza nós vamos sentir muitas saudades de Milena Toscano, mas infelizmente ela não faz mais parte de "As Aventuras de Poliana", neste caso, só nos resta receber de braços abertos, e sem preconceitos, Thaís Melchior. Pelo pouco que vi, notei que ela está bastante disposta a deixar sua marca na novela, é claro que substituir alguém que já havia conquistado o público não é fácil, mas tenho certeza que ela vai dar conta. Já está dando! Eu gostei da interpretação da nova tia Luísa, e a dedicação da atriz para viver a personagem. E só uma questão de tempo para que tudo dê certo. A novela vai continuar ótima com ela!

    ResponderExcluir
  2. Eu sei que você disse que não gostou do quanto o SBT estica as novelas. Mas você podia falar da Poliana até o final. E de "Poliana Moça" também. Seria legal também uma resenha sua de "A Infância de Romeu e Julieta".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, sinto muito, mas essas eu lhe garanto que não vai haver comentários por aqui. Não pretendo terminar Poliana, nem ver nenhuma das novas... o tempo que eu levaria para ver uma novela do SBT é o suficiente para eu ver 5/6 das mexicanas infantis que estão na minha lista e estou comentando (já foi "Cúmplices", "O Diário de Daniela", "Amy, a Menina da Mochila Azul" e agora estou vendo "Viva as Crianças!", e se eu juntar todas elas não dá uma do SBT em tempo).

      Excluir

Postar um comentário