This is Us 3x05 – Toby



“You’re too good to us. We don’t deserve you”
NÃO SABIA QUANTO PRECISÁVAMOS DE UM EPISÓDIO SOBRE O TOBY! Como sempre, “This is Us” faz um comovente trabalho explorando as vidas e as complexidades de cada um desses personagens, e enquanto Kate está preocupada e nervosa com a possível gravidez, Toby precisa ser o seu “porto seguro”, muito embora ele mesmo esteja destruído desde que deixou de tomar os seus antidepressivos. Assim, acompanhamos um paralelo de todos os sofrimentos na vida de Toby com o presente, e nos apaixonamos um pouco mais pelo personagem. Além disso, também vemos as vidas de Randall e Beth tomarem novos rumos, e Kevin começar a investigar o passado do pai na guerra, descobrindo uma informação que não nos foi passada no episódio anterior. Por fim, no passado pouco depois da morte de Jack, vemos Miguel se aproximar da família.
Como um pedido do próprio Jack.
As cenas de Miguel com Rebecca e os adolescentes foram surpreendentemente boas. Ele estava lá para ajudar a Rebecca com uma geladeira estragada, por exemplo, ou para trazer um piano para Kate, já que a música pode ajudá-la em momentos difíceis, como fez com Rebecca, mas ele tem cenas muito significativas com Randall e com Kevin, por causa do baile da escola. Randall passa por um momento humilhante quando está todo animado com o baile e o pai da sua acompanhante se recusa a tirar fotos dele com a filha por ele ser negro. Miguel conversa com ele por ser porto-riquenho quando Randall chega em casa triste, mas não é o suficiente. Depois, ele cuida do Kevin que retorna totalmente bêbado, e liga para avisar Rebecca que ele está na sua casa. Então ela diz, com todas as letras: “You’re too good to us. We don’t deserve you”.
E o que torna tudo mais importante é o Jack pedindo a ele que cuidasse da família se algo lhe acontecesse.
Várias cenas do episódio nos levaram ao passado na história de Toby, desde quando ele era uma criança nerd com a camiseta dos Ghostbusters, ligando o ventilador do quarto ainda que estivesse frio, para que o barulho abafasse as brigas dos pais. Toby sempre foi adorável, mas ele sempre precisou enfrentar situações como essa, e isso fez com que ele crescesse com os problemas com os quais o conhecemos hoje, e com os quais é difícil de lidar sem os seus remédios, que ele deixou de tomar para ajudar Kate a engravidar. Então, muito me dói que ele esteja totalmente destruído, mas que finja a Kate que “está bem”, porque sabe que ela precisa dele. Ele vai em busca de remédios, sabendo que precisa deles de volta, mas não quer que Kate fique sabendo disso de maneira alguma, pois não pode preocupá-la nesse momento tão crucial, em que ela está tentando ficar grávida.
Outros dois flashbacks nos levam já à vida adulta de Toby, quando Josie, sua ex-mulher, o abandonou. Em uma cena, a vemos partir e, na outra, vemos Toby deitado em um quarto escuro, sofrendo com a depressão, enquanto a mãe vem falar com ele para insistir que ele faça algo. Ali, ele começa terapia e a tomar remédios, faz a barba e tenta voltar a viver – e é quando ele conhece Kate. Agora, no presente, enquanto relembra isso tudo, ele perde a hora para o resultado do teste de gravidez da esposa e, quando chega em casa correndo, encontra Kate chorando, mas de alegria: o processo funcionou, ELA ESTÁ GRÁVIDA. E então tudo cai sobre Toby. É como se ver a esposa feliz lhe desse a autorização de que precisava para deixar de ser a rocha por um minuto, e então ele DESABA. E como eu sofri ao ver o Toby sofrer daquela maneira, enquanto Kate cuida dele.
Cenas tristes, fortes e reais.
Por fim, Kevin e Zoe vão até Baltimore em busca do Mr. Robinson, um cara que não apenas conheceu Jack na época da guerra, mas que teve sua vida salva por ele em 1971. É legal que a sensação que temos é que nós já sabemos de tudo o que aconteceu, e quem precisa descobrir é o Kevin, por isso, em paralelo, vemos Zoe se perguntar se ela quer “passar o resto da vida explicando a um astro de cinema branco como é ser negra”, com toda aquela história do travesseiro, que ele não entende, ou da caixa racista, que ele nem percebeu. Mas quando ele é fofo com ela e lhe compra uma fronha nova, “só porque parecia importante para ela”, mesmo que não entendesse o porquê, Zoe se abre com ele – afinal de contas, talvez ele valha a pena. E então a trama da GUERRA DO VIETNÃ nos surpreende um pouco com as coisas que Robinson entrega a Kevin sobre Jack.
Entre elas, a foto de Jack com uma mulher.
E ela estava usando o colar que agora Kevin usa no pescoço.
VEM HISTÓRIA NOVA POR AÍ! \o/

Para mais postagens de This is Us, clique aqui.


Comentários