MacGyver 3x01 – Improvise



“Good job, Blondie”
MACGYVER IS BACK! Iniciamos a terceira temporada de “MacGyver”, e ela é muito condizente com todo o roteiro que a série está criando, e isso é o que me faz gostar da série – tudo bem, eu posso ter começado a assisti-la principalmente por causa de Lucas Till, há dois anos, mas então eu fiquei, mesmo com o número alto de episódios por temporada, porque gosto dos casos, gosto de como Mac opera criando coisas do “nada”, e o roteiro é responsável e bem conduzido. Assim, se Angus MacGyver passou a segunda temporada inteira procurando pelo pai, a terceira temporada deve resolver os desencontros deles. Por toda sua vida, o pai de Angus mentiu para ele, e ele não está preparado para “trabalhar para alguém em que não confia”, por isso Mac está na Nigéria há três meses, e mesmo que retorne para ajudar o Jack, ele não está disposto a perdoar o pai.
Vamos falar uma coisa sobre MacGyver na Nigéria: BARBA! Bem, eis aqui algo que dividiu opiniões, não é? Lucas Till consegue usar barba ou não? Sinto que parte do meu texto deveria ser dedicado a isso, tendo em vista que grande parte dos comentários do episódio na internet também se dedicam a isso, mas eu não cheguei a um consenso comigo mesmo. ADORO barba, mas foi meio que um alívio quando o vi de volta no avião, com o rosto raspado como sempre vimos Lucas Till… sei lá, Angus MacGyver é lindo de qualquer jeito, mas vamos ficar com o tradicional despelado. Dito isso, foi bom vê-lo de fato assumir a vida sem a Phoenix Foundation, e fazendo toda a diferença na Nigéria, conseguindo água para a comunidade e namorando Nasha, uma professora a quem ele promete que retornará quando vai embora com o pai, pelo Jack.
Jack Dalton está com problemas, e Mac não pode deixar de se sentir um pouco culpado por isso tudo. Afinal de contas, Jack mandou vídeos aos quais ele não respondeu, ainda que, da última vez, ele tenha sentido que algo estava errado – mas Mac não respondeu porque sabia que Jack queria ouvi-lo dizer que voltaria, mas ele não estava disposto a tomar essa decisão. Agora, no avião, ele reassiste ao vídeo enquanto pensa no amigo que terá que salvar, e recusa as tentativas frustradas do pai de “evocar memórias” com ele, porque ele não está disposto… E EU O ENTENDO! Não é que não ame o pai, mas o pai não só esteve distante por tanto tempo, como mentiu para ele sobre absolutamente tudo. Ele não quer simplesmente perdoá-lo ou, menos ainda, confiar nele! E Mac deixa bem clara sua posição quando o pai oferece um novo canivete para ele.
E ele recusa.
Roman Mareks é o homem de quem a Phoenix Foundation precisa salvar Jack – é todo um caso complexo que volta 9 anos no passado, para uma proposta de emprego que o Jack recusou, e agora as coisas não parecem fazer muito sentido. Então, Mac lidera a equipe, que presta muito mais atenção a ele do que o “Oversight”, o pai, e eu adoro vê-lo encontrando pistas, chegando a rapidamente a algum lugar… Mareks está tentando “comprar um exército” para conseguir uma antiga posição importante de volta e, para isso, precisa de 50 milhões de dólares, que é mais ou menos quanto valem uns diamantes escondidos em uma igreja, para onde Jack o está levando – sem saber que os diamantes foram tirados de lá há 9 anos. Uma vez que Mareks se dê conta de que Jack o está levando para nada, ele matará o Jack, e esse é o prazo para cumprir a missão.
As cenas são FENOMENAIS, sendo a melhor delas a dos MacGyvers pulando de paraquedas no meio de explosões repetidas de bombas no ar. Melhor cena do episódio. É bastante tensa em vários sentidos, e quando o paraquedas do MacGyver Pai é atingido, Angus se liberta do seu próprio para salvá-lo, e a cena é ótima, com destaque para Matty comentando: “Good job, Blondie”. Uma vez no chão, no entanto, Mac não dá ao pai nem a oportunidade de agradecer por ter salvado sua vida, e eu acho que ele fez muito bem. “How about we find a way to separate Jack from Mareks and then we go home and never speak again?” Focado em salvar o Jack, Mac consegue chegar até ele e AJUDÁ-LO A FUGIR, e é mesmo muito bom vê-los juntos novamente – e a felicidade de Jack é bastante infantil, mas totalmente sincera, e isso torna tudo muito mais fofo.
O roteiro, então, faz o que já era de se esperar: coloca MacGyver Pai em uma posição de risco para que Mac precise voltar atrás e salvá-lo, mas, mesmo fazendo isso, o roteiro ainda não concede o perdão – por um momento eu temi. Então, Mac e Jack negociam a liberdade de Oversight em com Oleg Vadim em troca da entrega de Roman Mareks – o que significa que, agora, eles precisam prender Roman Mareks. As cenas são ÓTIMAS, com direito a uma versão de “Homem-Aranha” e aquela cena meio “Jurassic World” de Mac (lindo demais, por sinal!) em uma moto, correndo atrás e pulando em um carro em movimento para salvar Jack de cair de um precipício! No fim, Jack é salvo, e Mareks não foge porque, surprise, surprise, Leanna sabe pilotar helicópteros. Então, finalmente a missão chega ao fim e a segurança do pai de MacGyver é garantida.
Mas Mac não muda de opinião.
E eu acho que MATTY, como sempre, tem um dos melhores momentos do episódio, ao conversar com o MacGyver Pai com sinceridade, falando sobre os problemas entre ele e o filho e como a Phoenix Foundation precisa dele – então, talvez, seja hora do Oversight pensar melhor no “bem comum”. Matty sugerindo que seu superior se afaste para deixar Mac voltar, porque eles PRECISAM dele, é fenomenal. O time se reúne na sala da Phoenix Foundation, mas Mac não está entre eles, então Matty olha para Oversight, pressionando-o por uma decisão, mas, por enquanto, Angus MacGyver não vai precisar dessa decisão para que fique mais um pouco nos Estados Unidos… ele está falando com Nasha e se preparando para entrar no voo quando deixam uma caixa com um telefone para ele e, ao ligar para o número em um papel, Jill atende, pouco antes de ser morta (?) por Murdoc.
Mac vai voltar novamente.
E novamente não é por causa do pai.

Para mais postagens de MacGyver, clique aqui.


Comentários