This is Us 3x04 – Vietnam



“My own personal Superman”
EPISÓDIO FORTÍSSIMO, E NOS DEIXOU QUERENDO MAIS! Sempre soubemos que Jack Pearson é a grande estrela de “This is Us”, e novamente esse episódio nos prova isso. “Vietnam” é inteiramente centrado em Jack e a sua relação com o irmão mais novo, Nick, uma relação bonita de amor e proteção, que nos faz ver que Jack sempre foi um cara admirável. SEMPRE! Assim, o episódio começa em Novembro de 1971, com o Jack já na guerra, no momento em que ele reencontra o irmão (“Hey, little brother”), e então o tempo volta gradativamente para que entendamos como chegamos àquele momento, e porquê ele é TÃO IMPORTANTE. Nem chegamos a ver o rosto de Nick nesse momento, porque, no início do episódio, ainda não sabíamos qual era a sua relação com o irmão… e como sempre em “This is Us”, esse episódio nos emociona fortemente!
TRÊS SEMANAS ANTES, acompanhamos Jack em sua vida na GUERRA DO VIETNÃ, e é um desespero e um inferno – para intensificar essa sensação, Robinson, um amigo de Jack, é ferido durante uma batalha. O mais triste era que o homem estava contando os dias para voltar para casa (faltavam 90 dias), cheio de sonhos, e Jack o abraça e diz que “tudo vai ficar bem”. Depois, vemos Jack ser transferido para cuidar da “paz” de um vilarejo próximo ao lugar onde o irmão está e, para que possa conseguir a autorização e ir vê-lo, Jack coloca os seus subordinados para trabalhar em busca de uma recompensa em cerveja, mais tarde, o que foi muito astuto de sua parte – então, quando seu superior vem “avaliar” seu trabalho, ele fica impressionado com a eficiência do trabalho e, por isso, autoriza a saída de Jack por 24 horas, para que possa ir visitar o irmão.
14 SEMANAS ANTES, encontramos Jack em casa, preocupado com a mãe que fica super mal depois de receber uma carta de Nick, e ele a entende ao lê-la: “I'm not getting out of here alive, I know that, but I'm not dying on anyone's terms but my own. I'm living in hell on earth, family. Hell, I may have already died and I don't even know it. I hope to see you again. Wherever that may be. Love, Nick”. Como o HOMEM BOM que sempre foi, aquilo commove Jack profundamente, e então ele resolve ir para a guerra voluntariamente, apenas para que possa estar ao lado do irmão – ou ao menos para que possa estar no mesmo lugar que ele, porque sente que isso já é alguma coisa. “I want to enlist, Doc. I need to be there for him”. O seu médico diz que não é aconselhável que ele vá, porque tem um problema no coração, mas Jack faria tudo pelas pessoas que ama.
Desde sempre.
UM ANO ANTES, temos aquela cena LINDA de Jack e Nick, ainda antes de ele ir para a guerra, quando ele chama Jack de “seu Superman pessoal”. Nick está tenso, passando o dia inteiro com medo de que seu número seja chamado para servir na guerra, e Jack é muito parceiro, sempre ao seu lado, dizendo que “não vai acontecer” e tudo o mais. Mas algo dizia a Nick que ele ia ser chamado. Então, quando a TV anuncia “October 18”, podemos ver a expressão de Jack se transformar na belíssima e comovente interpretação de Milo Ventimiglia – Jack está disposto a proteger o irmão, a levá-lo a um lugar onde ele não precisará servir, onde poderá “fugir”, mas Nick já está desesperado demais, sem esperança do futuro, sem saber como seria sua vida dali em diante… então, mesmo com a ajuda constante de Jack, ele acaba fugindo e indo para a guerra, deixando só um bilhete para trás…
O episódio ainda volta mais no tempo, 14 ANOS NO PASSADO, para quando Jack e Nick eram duas crianças, naquela cena em que Jack tenta ensiná-lo a pegar a bola de futebol, e convence o irmão que ele “é um Superman disfarçado de Clark Kent” com aqueles óculos. Isso é tão importante para Nick que, durante a noite, quando ele escuta o pai brigando com a mãe, sabendo que ele é violento, Nick corajosamente sai da cama para ser um SUPERMAN e enfrenta o pai. Ele teria sido espancado naquele mesmo momento se não fosse o seu “Superman pessoal”, o Jack, que também se levantou e se coloca, agora, entre Nick e o pai. Assim, Stanley não faz nada contra nenhum dos três, pelo menos naquele momento. Assim, concluímos que DESDE SEMPRE Jack esteve lá para proteger as pessoas do pai, sempre esteve lá para cuidar daqueles que ama.
Por fim, VOLTAMOS MAIS 7 ANOS, chegando a 18 de Outubro de 1948 – o nascimento de Nicholas Pearson. Essa cena é importantíssima em vários sentidos! Ela nos faz pensar em como a nossa vida é definida por detalhes pequenos, como aqueles dois minutos que separavam Nick do dia 19 de Outubro, que o teria salvado da convocação. Também nos faz pensar em como as pessoas podem mudar, porque o Stanley de 1948 não se parece em nada com aquele homem babaca e desprezível que sempre associamos ao pai de Jack – aqui, ele ainda não bebia, ainda tratava bem a família, e tinha um pai alcóolatra que pouco se importava com ele, o que foi mostrado em uma cena bastante triste. E, por fim, talvez Stanley tenha, no fundo, um pouco de culpa pelo homem que Jack se tornou. Afinal de contas, quando ele mostrou o Nick recém-nascido para o filho, ele disse: “Now, remember... big brothers look out for their little brothers. It's their only job”.
É o que Jack diz ao seu médico quando diz que vai se alistar. Cuidar de seu irmão é seu único trabalho.
Então, retornamos a 1971. O reencontro de Jack e Nick.
O sorriso triste de Nick, destruído.
E QUEREMOS MAIS! <3

Para mais postagens de This is Us, clique aqui.


Comentários

  1. Por que Stanley Pearson se tornou alcoólatra ele não era vai contar a história por que ele se tornou

    ResponderExcluir

Postar um comentário