You 1x03 – Maybe



“A maybe? I’m a maybe? And you’re still screwing other guys?”
OUTRO EPISÓDIO INCRÍVEL DE “YOU”. A série segue sendo uma das minhas maiores surpresas da temporada, depois de eu ter visto o Piloto por pura curiosidade e, então, ter instantaneamente me apaixonado por tudo, e querer acompanhar aonde a trama de Joe e Beck nos levaria. No fim do episódio passado, eles compartilharam o seu primeiro beijo e, aqui, faz três dias desde que isso aconteceu e, para Joe, “tudo está indo bem”. Mas nem tudo está indo assim tão bem. Afinal de contas, Beck ainda parece a estar tratando como um “talvez”, e Joe ainda precisa descobrir o que fazer com o corpo de Benji que está começando a apodrecer no porão da livraria – mas não pode deixar que ninguém descubra que ele está morto, pois então Beck teria um cadáver sobre o qual chorar e o seu plano iria todo por água abaixo. Gosto muito de como o episódio nos mostra que ele não sabe o que fazer com o corpo, tampouco tem a coragem para mexer com ele por ora.
Porque ele não está habituado a isso, apesar de tudo.
Como sempre, a série nos confunde, e nos faz quase torcer por Joe, como quando os policiais aparecem na sua casa chamados por Ron ou quando ele quase é descoberto no meio da floresta, e eu sei o quanto isso é doentio e não devia estar acontecendo – de todo modo, foi meio doloroso ouvir Beck conversando com as amigas sobre sexo e falando sobre “o pênis do cara do Tinder com quem dormiu na noite anterior”. Quer dizer, ela não estava com o Joe? Foi um pouco chocante, sim, e inesperado, e Joe não tinha pensado que as coisas seriam assim, que ela ainda estaria saindo com estranhos ao mesmo tempo em que o beijava e saía com ele – “You’ve been a busy girl, Beck. It’s more competition than I thought”. Joe até a transando com outro cara e quebrando a cama durante o sexo, então ele percebe que precisa provar para ela que “não é um talvez”.
Que ele é “o cara certo”.
Assim, ele inventa que tem algum móvel para comprar e a convida para ir com ele – afinal de contas, ela está mesmo precisando de uma cama nova, não está? E, ali na loja, ele quase se entrega novamente, quando faz um comentário sobre como “não cabe em seu quarto uma cama king”, mas então ele se sai surpreendentemente bem: “It’s New York. No one’s bedroom is big enough to fit a king”. Mas ele acaba quase estragando tudo quando pensa nas coisas que Benji lhe disse e, quando as coisas esquentam entre eles na loja de móveis, ele a trata como alguém que “está louca por sexo” ou algo assim… se é isso o que ela quer. Mas não é. Ali, no meio da loja, eles podem ser pegos, e ela não quer ser presa nem nada, então ela fica brava com ele, e alguma coisa meio que se parte na imagem que ele estava começando a construir dele mesmo.
“I guess I read that wrong”
Sempre amo os paralelos malucos que a série faz, para constantemente nos lembrar de como a mente de Joe é PERTURBADA, e então, quando a luz acaba na livraria e o ar condicionado para de funcionar, Joe precisa tirar o corpo de Benji de lá urgentemente, porque está começando a feder, mas como Beck liga para ele pedindo ajuda para montar a cama, Joe deixa Benji “esperando no carro”. Aqui, as coisas se tornam mais significativas entre Joe e Beck – ela diz que não quer que ele pense nela “desse jeito”, e entendemos que ela pode gostar do Joe de verdade, e por isso ele não é como os caras do Tinder com quem ela faz sexo: ele pode ser mais do que isso. Enquanto eles bebem, ela fala sobre o seu pai e se abre de forma significativa, fazendo com que a relação seja muito mais do que carnal, mas realmente íntima e com sentimento.
“You wanna feel safe. Loved. You want someone to make pancakes for you”
E quando eles estão prestes a realmente estarem juntos, Peach aparece, supostamente passando mal, mas eu devo dizer que não acreditei nem um pouco nisso. Então, ela acaba indo para o hospital a pé quando eles param em um congestionamento, e Beck vai com ela, deixando Joe para trás, livre para se livrar do corpo de Benji, assim que ele se livrar dos policiais que esperam na frente de sua casa, chamados por Ron, o padrasto de Paco, que encontrou a lista de compras que ele passou para o garoto mais cedo, e que parece bastante suspeita. E, de alguma maneira controversa, nós torcemos por Joe naquele momento, e é bom vê-lo dispensando a polícia como “o cara bom”, enquanto Ron promete que vai provar que tem algo errado com ele, porque sabe que tem. Parece-me que tanto ele quanto Peach estão determinados a fazer isso, o que pode colocá-los na lista de Joe.
“People. They’re easy to trick”
Então, quando Joe está se preparando para queimar o corpo de Benji, Beck liga para Joe para convidá-lo para ir até a sua casa, e toda a sequência é repleta de TENSÃO. Enquanto fala com Beck e arruma o corpo para ser queimado, pessoas se aproximam, e é uma questão de segundos para que Joe seja descoberto – mas ele não o é. Ele consegue colocar fogo no corpo de Benji, dispensar as pessoas curiosas e ainda conversar com Beck, embora seja um pouquinho rude e fale sobre “os sinais confusos” que ela está mandando, pedindo que ela tome uma decisão. E quando ele pensa que tudo acabou entre eles, ela toma uma decisão: vai até a livraria atrás dele, também querendo saber sobre ele, e ele lhe mostra “quem ele é” (“Do you wanne know me, Beck? I’ll show you exactly who I am”), com os livros no porão, mesmo lugar onde matou Benji. Ironia até o fim. Beck decide que ele pode ser “o cara certo”, deleta o Tinder e o espera em casa, seminua… e ele está pronto para mostrar que “é o cara”.
Até aquele final constrangedor.

Para mais postagens de You, clique aqui.


Comentários