Young Sheldon 2x03 – A Crisis of Faith and Octopus Aliens



“What are the odds that would happen all by itself?”
Sempre me surpreende como “Young Sheldon” pode ser DIVERTIDO, INTELIGENTE e SÉRIO ao mesmo tempo. “A Crisis of Faith and Octopus Aliens” é um episódio que tem um pouquinho de tudo, e embora eu tenha me divertido (e muito!) com o Sheldon questionando o Pastor Jeff e a conversa de Missy e Georgie sobre “fantasmas”, nós temos um assunto sério tratado quando uma garota de 16 anos morre em um acidente de carro, e isso leva Mary a questionar a sua própria fé. É algo profundamente realista, e o episódio faz tudo com um cuidado delicado que nos permite sentir e compreender tudo, culminando em uma cena tão linda no final do episódio quando Sheldon Cooper vai falar com Mary e a “ajuda a acreditar em Deus”, de alguma maneira. Um episódio divertido, fofo, sério e, por fim, profundamente emotivo.
O episódio começa divertido, e todos adoramos as perguntas que o Sheldon faz durante o culto, porque elas são surpreendentemente pertinentes. Dessa vez, ele está determinado a refutar a ideia do pastor de que “Terra é um sinônimo de universo”, porque isso realmente não faz sentido, e tenta entender que tampouco faz sentido que Deus tenha criado todo o universo mas tenha querido salvar apenas a Terra – e o que seria de criaturas de oito pernas que vivem em outro planeta? Eles só poderiam ser salvos por Jesus, um humano sobre o qual eles nunca ouviram falar em um planeta distante? “What if an octopus Adam and Eve brought sin to their world? Would they be saved by a human Jesus or an octopus Jesus?” Adoro Meemaw rindo, e adoro os comentários de Missy quando Sheldon conta tudo ao pai: “You should’ve been there, Pastor Jeff almost started crying”.
Então o episódio começa a ficar mais sério, do ponto de vista de Mary, quando uma garota de 16 anos que ela conhecia morre em um acidente de carro – digo do ponto de vista de Mary, porque as crianças, naturalmente, não são capazes de entender a gravidade da situação. Sheldon continua preocupado em saber quem o levará ao Radio Shack, e Missy e Georgie entram em uma divertida discussão a respeito do funeral e se a roupa com que a pessoa for enterrada é a roupa que ela vai usar quando voltar como fantasma – eles até usam “Ghost” e “Gasparzinho” para embasar suas principais opiniões. DIÁLOGOS MARAVILHOSOS! Mas o melhor momento é quando Missy reclama de não poder ir ao funeral e Meemaw diz que, quando ela tiver a sua idade, ela terá a oportunidade de ir a vários, e Missy inocentemente responde:
“That’s like a hundred years from now”
“You make it hard to love you”
Mary não está bem com a morte da menina – não consegue parar de pensar nisso. Assim, quando vai pedir a ajuda do Pastor Jeff, ele a aconselha a mergulhar ainda mais fundo em sua fé, e ela se torna uma fanática muito mais intensa do que já fora até então. Rezando até para o café-da-manhã, construindo um jardim do lado de fora onde possa conversar com Deus “ao mesmo tempo em que admira o mundo que Ele lhe deu”, e invade o quarto dos gêmeos para rezar por eles durante a noite. E todo esse exagero é uma maneira de demonstrar o quanto ela está SOFRENDO, e não sabe lidar com essa dor. Assim, ela faz de TUDO para se distrair, para não pensar na morte prematura da garota, mas quando reza pelos Hanson no seu novo jardim de oração, ela acaba chorando e largando tudo para trás… chegou o momento de Mary duvidar de sua fé.
E não é uma heresia nem nada – ela só não entende como a morte de uma garota tão jovem pode ser parte dos “planos de Deus”. Então, como internar-se na igreja não adiantou, ela vai pedir a ajuda de Meemaw, para que elas possam sair para beber cerveja e jogar sinuca, dançar quem sabe. Ali, quando ela diz que talvez não vá para a igreja na manhã seguinte e Meemaw pergunta “o que está acontecendo”, ela se abre:

“So, the other day I was making a casserole to bring over to the Hansons, and I wanted to include a sympathy card. So I started to write: ‘Your daughter is in a better place’. And I had to stop. Because how could that possibly be true? How could a better place be anywhere than at home safe with her family? She was just a little kid. That could've... been Georgie behind the wheel. How could that possibly be God's plan?”

E essa fala me doeu PROFUNDAMENTE!
Sheldon, então, percebe que alguma está errada com a mãe. Afinal de contas, ela não foi na igreja naquele domingo de manhã, e tampouco “deu graças” antes do jantar, e isso tudo é muito estranho para ele… e quando ele disse que está “assustado”, porque não entende o que está acontecendo, ele pareceu um garotinho inocente e preocupado com a mãe. Exatamente o que ele era naquele momento… E FOI TÃO LINDO!

“Can I help? Maybe I could provide a fresh perspective. […] Did you know that if gravity were slightly more powerful, the universe would collapse into a ball? Also, if gravity were slightly less powerful, the universe would fly apart and there would be no stars or planets. […] It's just that gravity is precisely as strong as it needs to be. And if the ratio of the electromagnetic force to the strong force wasn't one percent, life wouldn't exist. What are the odds that would happen all by itself?
“Why are you trying to convince me to believe in God? You don't believe in God”
“I don't, but the precision of the universe at least makes it logical to conclude there's a creator. […] Well, there are 5 billion people on this planet and you're the perfect mom for me. What are the odds of that?”

Diálogo PERFEITO.
Nada mais precisa ser dito! <3

Para mais postagens de Young Sheldon, clique aqui.


Comentários