MacGyver 3x04 – Guts + Fuel + Hope



“I just did what any father would do for his son”
QUE EPISÓDIO TENSO! Eu não achei que teríamos um episódio tão tenso depois daquela divertida introdução debochada que nos mostra Angus MacGyver e Riley em ação para salvar a vida de umas pessoas de um jeito bem inusitado – estamos acostumados a acompanhar tudo do ponto de vista deles, e às vezes nos esquecemos de parar e pensar no quanto eles parecem estranhos para as pessoas que eles geralmente ajudam. A introdução foi ótima, mas não tem muita relação com o restante do episódio, apenas colocando Mac e Riley como a ÓTIMA dupla do episódio, e fazia tempo que não tínhamos tanto assim dos dois juntos, e eu acho que estávamos precisando disso… especialmente porque a Riley sabe exatamente as coisas para falar e fazer Mac pensar a respeito de como está deixando o pai esperar e esperar e esperar por ele.
Depois de resolvido o caso inicial, Matty desvia o avião de Mac e Riley quando eles estão voltando para casa, colocando-os em uma nova missão para salvar a vida de 12 crianças inocentes em um hospital, que estão prestes a ficar sem oxigênio. Acontece que um ataque de rebeldes está impedindo que qualquer tipo de ajuda passe em direção à cidade, inclusive o CAMINHÃO DE OXIGÊNIO LÍQUIDO que eles esperam. Assim, Mac e Riley terão aproximadamente seis horas para localizar o caminhão e levá-lo até o hospital, salvando a vida das 12 crianças. Mas, como sabemos que é comum em “MacGyver”, tudo dá terrivelmente errado várias e várias vezes, até que pareça impossível que eles ainda consigam cumprir a sua missão, mas a determinação de Mac jamais permitiria que ele deixasse aquelas crianças morrerem.
Mac e Riley não demoram muito para encontrar o caminhão, e então detêm um cara chamado Vasil que, supostamente, não está simplesmente roubando o caminhão, como eles pensaram, mas dando um jeito de levá-lo ele mesmo até o hospital, onde o seu filho está quase morrendo sem oxigênio – um pai desesperado faria qualquer coisa para salvar o filho (“I just did what any father would do for his son”). Assim, Vasil acaba se juntando a Mac e Riley na missão, que fica cada vez mais difícil – os rebeldes estão explodindo as estradas que ligam aquele lugar à cidade, o que quer dizer que é cada vez mais difícil levar o caminhão até o hospital. Então, Mac tem aquelas suas ideias mirabolantes que não entendemos nem a metade, mas consegue garantir a caminhada lenta, mas constante, até lá… ou quase, se eles não estivessem se escondendo de rebeldes armados.
E, como eu comentei, cada minuto é um problema diferente. Depois de eles se esconderem de rebeldes em um momento repleto de TENSÃO, eles atolam, problema que o Mac resolve rapidinho. Mas sempre há um novo na esquina – eles são perseguidos por rebeldes, precisam correr, então o oxigênio líquido começa a vazar e o Mac precisa resolver isso ele mesmo, com o caminhão a 120 km/h – as cenas são ÓTIMAS. Mac está em cima do caminhão, corajosamente e com o vento balançando seu cabelo, fazendo um trabalho que seria razoavelmente fácil, para o Mac, se não fosse os rebeldes atacando e subindo atrás dele. E Mac vai resolvendo problema por problema, controlando o vazamento do oxigênio e, depois, se livrando dos rebeldes “explodindo” o carro deles, mas o mais novo problema é o combustível acabando.
Ali, o episódio dá uma reviravolta triste…
Mas já meio esperada.
Vasil os encaminha a um posto de combustível, e é ali que descobrimos que ELE ESTAVA MENTINDO O TEMPO TODO. Quando o episódio começou a focar demais em como “ele era um bom homem”, eu sabia que alguma coisa estava errada. Então, descobrimos que ele não tem filho algum no hospital, e que ele usou Mac e Riley para conseguir passar o caminhão pelo território dos rebeldes, e agora ele vai vendê-lo no mercado negro… a decepção do Mac é VISÍVEL e um tanto quanto triste. Então, quando eles perdem o caminhão, Mac e Riley vão até o hospital, pensando em alguma coisa que possam fazer, e a primeira ideia é transportar as crianças, que sufocarão em 50 minutos, para um hospital a 40 minutos de distância, mas isso é arriscado demais, tendo em vista que os rebeldes estão por ali e não os deixariam passar. Então, Mac tem outra ideia.
Arriscada e louca.
Como todas as ideias do Mac.
Basicamente, MACGYVER CRIA OXIGÊNIO. Okay, não é bem isso, mas é assim que eu gosto de pensar! Cada vez admiramos mais Angus MacGyver, e aquela sequência dele foi ótima e desesperadora, em que ele se protege como pode para entrar no cofre e quase morre sufocado, especialmente quando o cabo não é longo o suficiente como ele esperava e ele tem que usar o próprio tubo de oxigênio para salvar as crianças, mesmo que esteja em um ambiente com 78% de nitrogênio, o que o mataria se ele inalasse – ou lhe faria muito mal. Mas ele não hesita nem por um momento e faz o que for possível para salvara s crianças, E ELE CONSEGUE SALVÁ-LAS. É lindo vê-las respirando novamente, e é um alívio ver o Mac saindo de dentro daquele lugar, fraco e sem ar, mas vivo e feliz. OUTRA MISSÃO CUMPRIDA COM SUCESSO. Agora, só falta uma coisa…
Ir falar com o pai.
E o Mac vai. É UMA CENA LINDA!

Para mais postagens de MacGyver, clique aqui.


Comentários