ABERTURA “Sítio do Picapau Amarelo” (2001)



“No país da fantasia… num estado de euforia…”
O FANTÁSTICO MUNDO DO SÍTIO DO PICAPAU AMARELO! Como era bom ser criança nessa época, não é?! Eu gosto de como o “Sítio do Picapau Amarelo” convidava as crianças a serem parte desse universo com uma contagem regressiva feita por um pica-pau amarelo (!) em um tronco de árvore… quase posso ver o meu eu de 10 anos de idade, extasiado na frente da televisão! A abertura é colorida, moderna, mas não deixa de ser o mesmo “Sítio do Picapau Amarelo” que os nossos pais assistiram quando tinham a nossa idade: a mesma música interpretada por Gilberto Gil, e a mesma temática de LIVROS para a abertura, embora a interpretação do conceito seja bastante diferente e tenha nos entregado uma memorável abertura que nos acompanhou, com variações, pelas QUATRO PRIMEIRAS TEMPORADAS do programa.
Na versão de 1978, tínhamos um livro do “Sítio do Picapau Amarelo” sendo aberto, e o que eu achava muito interessante, embora fosse bem menos colorido, era o fato de serem mesmo os livros de Monteiro Lobato. Se você notasse podíamos ver o nome de um capítulo ou trechos, que eram mesmo transcritos de “O Picapau Amarelo”, quando os personagens das histórias se mudam para o Sítio de Dona Benta. No lugar das imagens, podíamos ver os atores em cenas específicas da temporada, mas é também o único ano que usa esse estilo… de algum modo, quando reviveu o “Sítio do Picapau Amarelo” em 2001, a Globo utilizou novamente o conceito de livros. Dessa vez, eles abusaram das cores e colocaram os personagens em cenários como se fossem parte de um livro pop-up que, agora, está ganhando vida. E FICOU MUITO LINDO!
Veja o resultado:


Qualquer criança da época vai ADORAR! <3 Ao fim da contagem regressiva na árvore (5… 4… 3… 2… 1…), abrimos o livro com o logo do SÍTIO DO PICAPAU AMARELO e entramos nesse cenário repleto de cores em desenhos dignos de um livro infantil lindíssimo, com o qual os atores interagem. Emília e Narizinho ganham vida descendo da jabuticabeira. Depois o Visconde, o Conselheiro, o Pedrinho, o Rabicó e o Quindim, todos compartilhando uma mesma página, no gramado em frente à casa do Sítio. Quando a página é virada, estamos na cozinha da Tia Nastácia, que cozinha e briga com o Tio Barnabé, enquanto Dona Benta tricota. Da janela, vemos a gruta da Cuca, que está perseguindo o Saci por qualquer traquinagem… por fim, todos os personagens dançam juntos. Eu acho que é um conceito INCRÍVEL e representa tão bem toda a atmosfera do programa, os personagens, as cores…
O “SÍTIO” É MÁGICO! \o/
É como se eles dissessem, diariamente: “Bem-vindos ao Sítio do Picapau Amarelo”!

Para mais postagens sobre o Sítio do Picapau Amarelo, clique aqui.
Ou visite nossa página: Cantinho de Luz


Comentários