You 1x02 – The Last Nice Guy in New York



“So which Beck are you? The one I see or the one Benji does?”
A SÉRIE SEGUE GENIAL! “You” é um retrato preciso da mente perturbada de um stalker. Joe Goldberg, brilhantemente interpretado por Penn Badgley, é um homem repleto de facetas, e o fato de apenas o conhecermos por estarmos assistindo à série do seu ponto de vista é o que mais nos angustia. Acontece que nós o vemos seguindo e observando Beck, sabendo mais do que deveria saber, acompanhando o movimento dela na nuvem através do celular antigo que ficou com ele, e um monte de coisa… mas só sabemos isso tudo por estarmos ao lado dele e, constantemente, dentro de seus pensamentos. Quando o vemos do lado de fora, no entanto, ele é uma pessoa perfeitamente normal. Ele parece apaixonante mesmo ao lado de Beck, e ele é um fofo com Paco, e então quase nos esquecemos de quem ele realmente é. E a série nos faz pensar, portanto: quantos Joes podem viver entre nós?
Também devemos elogiar a brilhante edição de “You”, que mescla as cenas mais absurdas, justamente para enfatizar o quanto tudo é doentio. Seguindo uma cena fofa de Joe com Paco, por exemplo, dando-lhe “Frankenstein” em substituição a “um livro de lobisomem que as garotas da sua escola estão lendo, mas que tem mais coisas de amor do que de lobisomem”, vem uma cena de Joe no porão da libraria, onde Benjamin está preso. “Confession: I have no idea what to do with him right now”. A coisa se complica quando Joe pergunta a Ben sobre sua “namorada”, e então Benjamin se lembra de onde o conhece e, pior, lembra do seu nome. Naquele momento eu tive certeza que, independentemente de como o episódio seguisse, não tinha mais como Ben salvar a própria vida. E eu tive certeza quando, então, Ben interrompeu o encontro.
É o primeiro encontro de Joe e Beck, mas embora tudo esteja indo razoavelmente bem, Beck precisa deixá-lo quando Peach liga e fala sobre Benjamin, e como todos estão preocupados por ele ter “desaparecido”. Então, Joe percebe que precisa terminar o trabalho ou algo assim. Inicialmente, Joe não pensa realmente em matá-lo. Ele usa o vício de Ben em heroína para conseguir a senha de seu celular (e ele faria qualquer coisa por um pouquinho de droga, aparentemente!), e então Joe entra em suas contas e começa a postar foto dele chapado como se estivesse em uma festa ou qualquer coisa, faz tweets, e então a preocupação deixa de incomodar Beck e todos os demais… para garantir a sua sobrevivência, Ben tenta convencer Joe de que ele precisa dele para que possa ficar com Beck, porque talvez a conheça melhor e ela não seja o que Joe pensa.
E, por alguns momentos, quase parece verdade.
Mas não é. Embora ela realmente vá encontrar o seu orientador e use um batom vermelho para isso, como “Benji” avisou que ela faria, Beck acha repulsiva a maneira como ele toca a sua perna e acaba com aquilo tudo… por um momento, achei que Joe fosse matar o professor antes mesmo de matar Benji, mas ele não teve a oportunidade porque, devastada, Beck acaba ligando para ele, e ele diz que “chega em 15 minutos”. Então eles terminam aquele primeiro encontro, que é quase fofo, e ela o convida para uma festa na casa de Peach no dia seguinte – uma festa em que, cada vez mais, Joe vai se convencendo de que talvez Benji tenha razão e Beck não seja exatamente o que ele esperava… talvez ela o esteja usando, talvez ela só queira ser parte dessa vida que as amigas levam, mas que não tem nada a ver com ela, ou com ele.
Peach, a amiga de Beck, está DESCONFIADA de Joe, e isso nos entrega algumas cenas bem interessantes. Eu adoro o sarcasmo e como ela acha estranho que tudo seja tão conveniente – como ela o conheceu em uma livraria e depois ele estava lá, justamente no momento e lugar exato para “salvar a sua vida”. A festa também nos fala sobre Candace, uma ex-namorada de Joe que “desapareceu” misteriosamente, e percebemos que Beck está mesmo correndo perigo – especialmente quando eles conversam no terraço e, no momento em que Joe achou que eles iam se beijar pela primeira vez, ela comenta: “I’m glad we’ve met. Glad we’re friends!” Eu SEI que não deveria torcer por Joe nem nada assim, mas eu juro que achei a fala bem sacanagem. E o “For the love of Christ!” dele foi a reação MAIS PERFEITA na qual eu podia pensar!
Joe quase estraga a única relação realmente BONITA que tem na vida, que é com Paco, quando ele quase desce ao porão da livraria atrás de um livro. Joe consegue impedi-lo ainda nas escadas, antes que ele veja Benjamin, mas ele foi grosseiro e gritou com o garoto, que foi embora pedindo desculpas. O problema é que Joe é a única pessoa que o trata diferente, que o trata bem, e é uma decepção que Joe grite com ele. Felizmente, Joe pede desculpas, e o sorriso sincero que Paco expõe é a coisa mais linda do episódio! A verdade é que ele ama o Joe, por tudo o que ele representa para ele! E Joe lhe traz de presente, roubado de Peach, o livro “Ozma de Oz”, um livro com a qual ele também tem uma história, porque o Sr. Mooney, dono da livraria, o chamou de “analfabeto” por só ter lido “O Mágico de Oz” e o trancou no cofre do porão para que ele “aprendesse tudo o que importava”.
Joe tem um passado pesado.
O fim do episódio é MARAVILHOSO. Graças a Joe, Beck tem coragem para enfrentar o professor e ameaçar denunciá-lo, e quando ela vai à livraria agradecê-lo com um donut, ela o puxa sobre o balcão e o beija de surpresa. E, infelizmente, EU ADOREI O BEIJO. Mas como a série está o tempo todo nos lembrando que Joe não é uma boa pessoa e não deveríamos estar torcendo por ele, ele desce de volta ao porão, para decidir o destino de Benjamin: Benji estava surtando, pedindo para morrer, tentando negociar a sua liberdade com um vídeo que realmente o comprometeria e que o deixaria nas mãos de Joe, mas Joe decidiu que ele já tinha causado danos demais e, portanto, não poderia deixá-lo viver. Então, em uma cena fria, ele entrega um café para Benji, mas com um quê de amendoim, que ele é alérgico. Assim, Joe faz a sua PRIMEIRA VÍTIMA.
Outro episódio PERFEITO!
Ansioso por mais!

Para mais postagens de You, clique aqui.


Comentários