Malhação 2008 – Calisto, o Exterminador de Duendes

A ameaça ao mundo mágico…

Chiara nunca foi tão má quanto a Débora e a Yasmin, mas ela era parte do grupinho das garotas venenosas e, ainda que ela questionasse algumas das atitudes das garotas, ela não as impede de tomá-las, de qualquer maneira… ela podia ter impedido que o vestido da Bonequinha de Luxo que a Angelina ia usar na Festa do Rei Sol fosse destruído, por exemplo, e não fez isso. Eventualmente, no entanto, as maldades se tornam demais para Chiara, e ela percebe que precisa se afastar das garotas… é quando ela se separa de Débora e Chiara e começa a andar com a Domingas e a Angelina, e isso faz um bem danado para ela. Débora e Yasmin, no entanto, não vão deixar que ela se safe dessa sem uma vingança… e se, durante a vingança, elas ainda conseguirem fazer com que a Chiara faça alguma coisa contra a Angelina, melhor ainda para elas…

Assim, Débora organiza um plano para amedrontar a Chiara, e é uma crueldade, mas gerou algumas cenas divertidas, no início. Débora começa zoando o Blog do Zack, que o Raiden criou para a Chiara, transformando o “mundo mágico dos duendes” em um verdadeiro pesadelo, quando ele é invadido por CALISTO, O EXTERMINADOR DE DUENDES. Para continuar manipulando a ruivinha, Débora finge ter um pesadelo naquela noite, sabendo que Angelina vai ser prestativa o suficiente para se oferecer a buscar um chazinho ou algo assim (ah, mas eu não faria isso, nunca!). Então, Chiara acompanha Angelina na escola transformada em um breu, porque as luzes também acabaram, e as meninas acabam se assustando quando veem o Calisto ao vivo e a cores… é um boneco, sim, mas a situação toda já está bastante macabra e elas se assustam de qualquer maneira!

Enquanto isso, com a escola toda no escuro, os meninos fazem a brincadeira do copo, E EU RI TANTO DAQUELA CENA. Eu ri do Fernandinho com medo, eu ri de todos levando um susto danado quando o Capitão chega atrás deles, mas o Capitão e Dionísia estão um pouco bravos – eles querem saber o que é que está acontecendo, e onde estão Angelina e Chiara. A descarada da Débora tenta culpar a Angelina por toda a confusão, dizendo que “ela não estava no dormitório”, o que é um jogo baixíssimo, sendo que a Angelina saiu para ajudá-la, mas talvez a Angelina tenha merecido, por ter sido tão inocente… de qualquer maneira, Débora e Yasmin acabam confessando que foram elas que desligaram a luz do dormitório, porque “aquele lugar estava muito monótono”, mas quando Angelina e Chiara falam sobre o boneco, elas dizem que não têm nada a ver com isso.

E a imagem do Calisto vai continuar atormentando a Chiara.

Chiara é sensível, então ela acredita no Calisto, quando ele começa a mandar mensagens ameaçadoras para ela no Blog do Zack. Quando Calisto pede uma vítima para um sacrifício, ela imediatamente se oferece, mas Calisto é bem específico: “A vítima do sacrifício tem que ser uma aluna nova e inocente”. Para salvar o Zack e os outros duendes, Chiara tem que humilhar a Angelina na frente de todos… “Calisto coisa nenhuma, isso tá com cara de armação da Débora, mas eu não vou cair nessa. Não vou!” Embora a Chiara diga isso, no entanto, Débora é insistente no seu personagem de Calisto, o Exterminador de Duendes, e insiste para que ela acabe logo com a Angelina, dizendo que “aquele é o último aviso”, e nós sabemos que, eventualmente, a Chiara vai acabar caindo nesse joguinho todo, por mais que não deva… quando esse momento chega, no entanto, ela não tem coragem.

Chiara chega no refeitório, dizendo que “vai salvar o Zack e ela não vai impedir”, mas a Angelina é tão legal com ela, porque vê que ela não está bem, e se oferece para pegar um salgadinho que a mãe acabou de fazer, para ela dar ao Zack. Angelina é querida e prestativa, e quanto mais a Chiara parece estar mal, mais a Angelina cuida dela… ela a abraça e a deixa chorar no seu ombro, de desespero. Então, Chiara não tem coragem de fazer o que veio fazer, mas ela continua transtornada e, infelizmente, Débora e Yasmin estão no refeitório nessa hora, e não vão descansar… elas vão ter que intensificar as ameaças. Enquanto isso, o verdadeiro Zack conversa com Chiara e diz que “não tem ameaça nenhuma no mundo mágico”, mas ela não chega a acreditar nele e, nesse momento, eu fiquei verdadeiramente bravo… afinal de contas, como assim?

Como a Chiara vai deixar de acreditar no Zack DE VERDADE, conversando com ela, para acreditar em mensagens que ela recebe pela internet… mas como Yasmin ouve Chiara dizendo isso tudo para Raiden, ela e Débora mandam uma mensagem para a Chiara como se fossem o Zack, dizendo que “ele não pode dizer a verdade ou então acabam com ele”. Desesperada, Chiara vai acreditar em qualquer coisa nessa hora… por isso, quando Débora dá o toque final de seu plano e envia uma mensagem no nome do Calisto, sabemos que Chiara vai até o final na humilhação contra a Angelina. Na última mensagem que Débora envia, Calisto mata o Zack, dizendo que é isso o que vai acontecer se ela não fizer, de uma vez por todas, o que ele está pedindo. Assim, movida pela inocência, pelo desespero e por uma pitada especial de burrice, Chiara atende.

E humilha a Angelina.

A cena é revoltante, e eu fiquei muito decepcionado com a Chiara, porque ela acreditou no “Calisto, o Exterminador de Duendes”, mesmo com o Zack lhe garantindo que não tinha nada de errado no mundo mágico. No meio do pátio da escola, Chiara chama a atenção de Angelina e então diz um monte de coisa… começa a chamando de “pobretona”, “sem classe” e “filha da cozinheira”, enquanto Débora e Yasmin se divertem… depois, ela a chama de “bolsista” e de “adotada”, e termina dizendo que “ela só deve estar namorando o Gustavo por causa do dinheiro dele”. Por fim, Chiara diz que não quer que ela fale com ela nunca mais e que, se ela tiver um pingo de vergonha na cara, ela nunca mais aparece naquele colégio. Domingas e Guga imediatamente se levantam para defender a Angelina, mas a verdade é que a Angelina sabe se defender sozinha…

Quando Chiara pergunta se ela “não vai falar nada”, ela responde:

 

“Não. Se você pensa que eu vou te atacar igual você me atacou, você está muito enganada, Chiara. Eu realmente pensei que você fosse uma boa pessoa, que você fosse bem diferente das suas antigas amiguinhas, mas a Domingas tem razão: você é igualzinha a elas. E se eu incomodo tanto assim, é simples: fica bem longe de mim”

 

Não sei quais serão os impactos exatos disso tudo, mas eu estou triste… estava amando ver a nova Chiara, amiga da Angelina e da Domingas, e agora não será fácil perdoá-la, mesmo que tenha sido tudo armação da Débora – apesar de que a Angelina tem um bom coração e certa facilidade para perdoar as pessoas… vai saber? Pelo menos Angelina soube o que responder, e ela acabou com a Chiara da maneira mais rainha sensata possível. Chiara está se sentindo um lixo, está cheia de lágrimas nos olhos, e então as lágrimas escorrem. Ela está traumatizada, mas a verdade é que eu falhei em sentir pena dela, porque ela podia ter levado o Zack a sério, podia ter percebido que era tudo uma armação da Débora, ou mesmo o Raiden podia ter se voluntariado para ajudá-la antes… afinal de contas, ele acaba descobrindo a verdade sobre o perfil do Calisto.

Um perfil fake… que pertence à Débora.

Claro.

 

Para mais postagens de Malhação 2008, clique aqui.

 

Comentários

  1. Oi Jefferson tudo bem?
    Não sei se está nos seus planos escrever sobre outras novelas nos próximos meses, mas dentre algumas gostaria de sugerir textos sobre a novela Paraíso de 2009, a primeira da Nathalia Dill como protagonista, comentar sobre a atuação dela depois de Malhação e etc, o que acha?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Flavia!
      Eu quero, sim, continuar escrevendo sobre novelas... o problema é que novela é um investimento bem longo e trabalhoso. Vou adicionar Paraíso à minha lista, mas no próximo ano planejei ver Todas as Flores, A Madrasta (da Fábrica de Sonhos) e Malhação 2004 (já que completa 20 anos e quero postar em 2024), e daí vou postar o que eu já tiver escrito (tenho várias novelas assistidas/escritas, mas não postadas). Estou querendo ver Além do Tempo há muito tempo, quero muito encaixá-la na minha agenda!

      Excluir

Postar um comentário