[Season Finale] Wednesday (Wandinha) 1x08 – A Murder of Woes

Quem é o stalker de Wandinha?

ELES SABIAM QUE SERIA UM SUCESSO! “Wednesday”, a série protagonizada por Wandinha Addams, era uma das grandes apostas da Netflix para esse ano – e o resultado impecável foi um sucesso tremendo! E merecido! Conseguindo captar bem a essência d’A Família Addams e da personagem que dá título à série, acompanhamos uma história instigante na Academia Nevermore, com uma trama que joga certa luz sobre o passado dos Addams, não apenas da época de Mortícia e Gomez na sociedade secreta Beladona, mas muito além disso, chegando a quando Goody Addams enfrentou Joseph Crackstone… um confronto que está prestes a se repetir, com Wandinha. “A Murder of Woes”, a conclusão da primeira temporada da série, tem ainda algumas revelações, algumas perguntas e um sentido de urgência que acompanha a ação desenfreada do episódio.

No fim do episódio passado, Wandinha descobriu que estava errada em sua conclusão sobre quem era o Hyde que estava atacando pessoas na cidade – não era Xavier, como ela acreditava, mas Tyler, o “padrão” em quem ela escolheu confiar… era de se desconfiar que aquela química tão intensa entre Wandinha e Tyler não resultaria em um “final feliz”, certo? Agora, Wandinha decide confrontar Tyler com a ajuda de Bianca e os demais membros da Beladona, e a cripta de Joseph Crackstone, que já foi cenário de uma festa surpresa de aniversário para Wandinha e um piquenique sombrio como encontro de Wandinha e Tyler, se torna, agora, uma espécie de câmara de tortura… ou é o que Wandinha quer, embora Bianca e os demais não estejam muito de acordo com o seu plano e Wandinha acaba não conseguindo arrancar nenhuma informação de Tyler.

Tyler se mantém firme negando ser o monstro enquanto pode… sua cara de bom moço, no entanto, não engana Wandinha nem por um minuto – afinal de contas, ela pode confiar em sua visão! Então, depois de Wandinha ser capturada pelo delegado (!) e de Tyler ser solto, temos um momento impactante na delegacia, quando Tyler se aproxima de Wandinha e deixa de lado sua “máscara”, falando sobre suas vítimas e sobre como aprendeu a gostar do que faz… no início, ele apenas acordava pelado e machucado, sem se lembrar do que tinha acontecido, mas agora ele se lembra. Ainda assim, acho possível que uma segunda temporada de “Wednesday” encontre uma maneira de “redimir” Tyler, porque o episódio também deixa bastante claro que, no fim das contas, Tyler estava sendo “controlado/manipulado” por sua mestra – que também não é quem Wandinha esperava.

Depois de toda a confusão de “prender e torturar Tyler na cripta de Joseph Crackstone”, Wandinha é expulsa da Academia Nevermore, mas quer fazer uma parada antes de ir à estação: ela quer conversar com Eugene, que finalmente despertou do coma. E a conversa com Eugene acaba sendo uma revelação e tanto para Wandinha, que descobre que a Dra. Kinbott não era, na verdade, a mestra por trás do Hyde, porque a pessoa usava botas vermelhas… e só então Wandinha percebe que a pessoa por trás disso tudo é Marilyn Thornhill, a professora padrão da Academia Nevermore, sempre com seu ar bondoso. Confesso que essa tampouco foi uma revelação que nos choca, porque é uma hipótese que já tinha sido levantada através de outros dados, como o próprio fato de Thornhill ser interpretada por Christina Ricci, a Wandinha de 1991…

Até parece que ela teria um papel pequeno!

Percebendo a verdade e como tudo se encaixa, Wandinha retorna para a escola com a Diretora Weems se passando por Tyler, para ouvir uma confissão de Thornhill – e Wandinha consegue fazer com que ela confesse ser, na verdade, Laurel Gates, que voltou para se vingar contra todos que julga responsável pela morte de ser irmão. Na verdade, a família Gates é descendente de Joseph Crackstone, então essa repulsa contra os “excluídos” é muito mais antiga, e o plano de Thornhill/Laurel é muito mais macabro do que se pode imaginar: ela pretende trazer Joseph Crackstone de volta à vida, por isso ela tem feito o Hyde/Tyler tirar partes do corpo das pessoas que mata. A estética da cena, com direito aos trovões e à eletricidade entre os jarros, me fez pensar muito em “Frankenstein”, de Mary Shelley, mais uma referência a obras do terror em “Wednesday”.

O retorno de Joseph Crackstone como um fantasma poderoso que quer destruir todos os alunos da Academia Nevermore começa a concretizar aquela “profecia” da qual ouvimos falar desde o início da temporada, eternizada em um desenho pela mãe de Rowan. Com a escola correndo perigo, Bianca e os demais precisam ajudar a convencer os alunos a evacuarem o lugar, para o mais longe possível de Joseph Crackstone, enquanto Wandinha precisa lidar com um problema bastante urgente: o fato de que ela levou uma facada e está à beira da morte. Então, Goody Addams aparece para ela dizendo que pode curá-la, com a ajuda daquele amuleto que foi um presente de Mortícia quando Wandinha foi para a escola, mas isso também significa que Wandinha não vai mais ver Goody… então, ela encerra sua participação na série salvando a vida de Wandinha.

E, logo, Wandinha precisará de mais ajuda…

Na floresta, Wandinha reencontra Tyler (agora com a sua expressão transfigurada, sua doçura e fofura abandonada de vez), que se transforma no Hyde na sua frente. Se tivemos a Copa Poe que me fez pensar em “Harry Potter e o Cálice de Fogo”, essa sequência toda me fez pensar muito em “Prisioneiro de Azkaban”: a transformação de Tyler em Hyde é muito parecida à do Lupin em lobisomem, e se em “Harry Potter” temos a chegada de Sirius transformado em cachorro para proteger Harry, em “Wednesday” temos a chegada de Enid transformada em mulher-lobo pela primeira vez. É um grande momento para a personagem, que se transforma no momento certo para ela, porque agora ela tem algo importante a fazer… não é o melhor CGI do mundo, é verdade, mas a luta entre Enid e Hyde é uma sequência importante e impactante do episódio.

E, por fim, chegamos à “batalha final” entre Wandinha e Joseph Crackstone – exatamente como estava no desenho: a escola em chamas ao redor deles, e os dois se enfrentando. Gosto de todos os elementos presentes aqui… gosto do paralelo de Wandinha pegando a mesma espada que foi usada por Gomez, no passado, e gosto do fato de, mesmo depois de tudo, Xavier vir ao auxílio de Wandinha quando a amiga está precisando de ajuda. Na verdade, Joseph Crackstone não tem a menor chance contra Wandinha Addams, e ela o destrói. A Diretora Weems está morta, Joseph Crackstone foi destruído, o plano de Laurel Gates parece ter falhado, Tyler está preso… mas a história ainda não chegou ao fim. Afinal de contas, Wandinha descobre que tem alguém que a está observando e que, talvez, toda essa história com Laurel e Tyler seja apenas parte de algo muito maior.

Esperamos a segunda temporada para descobrirmos mais!

Destaco, ainda, antes de terminar essa review, o momento em que, depois de toda a luta, Wandinha e Enid se encontram e, pela primeira vez, se abraçam… primeiro Enid se adianta para abraçar Wandinha, e embora ela reaja de maneira incerta inicialmente, ela aceita o abraço e, mais do que isso, abraça Enid de volta, de verdade – É UM MOMENTO TÃO EMOCIONANTE E TÃO IMPORTANTE PARA A PERSONAGEM! Jenna Ortega entregou uma Wandinha incrível, cheia de camadas complexas, e mal posso esperar para saber quais os rumos que “Wednesday” planeja tomar de agora em diante, mas certamente existe muita história que ainda se pode contar com essa personagem, com os demais personagens d’A Família Addams que tanto adoramos e, é claro, com os personagens criados para a série. Foi uma primeira temporada consistente e empolgante, esperando ansiosamente por mais!

 

Para mais postagens de “Wednesday”, clique aqui.

 

Comentários