Os Ricos Também Choram – O testamento de Don Alberto

Todas as brigas possíveis.

Como é TRISTE o fato de que a morte de alguém como o Don Alberto Salvatierra seja marcada mais pela disputa por herança do que, de fato, pelo luto. A saúde de Alberto já não estava boa há muito tempo, e León deu um empurrãozinho para se livrar dele mais rápido, e agora a leitura do seu testamento está causando todo tipo de problema – inclusive, e talvez principalmente, no casamento de Luis Alberto e Mariana. Vendo de fora, me parece que Don Alberto fez um testamento extremamente justo… nada muito exagerado como às vezes acontece em novelas, como acontece em “Maria Mercedes”, por exemplo. É algo simples, bem dividido, que contempla quem de fato esteve ao seu lado e foi importante na sua vida e, portanto, merecem fazer parte do testamento… mas as relações de interesse, poder e ciúme falam mais alto que a razão.

No testamento, Don Alberto deixa 10% das ações da empresa para “seu outro filho, Santiago” – e convenhamos: Don Alberto criou Santiago como seu filho desde os 8 anos de idade, e ele tinha o direito de fazer o que quisesse com as ações da empresa… Santiago tem, sim, tanto direito quanto qualquer outro, não importa o que Luis Alberto diga! Luis Alberto, no entanto, fica furioso, como se essa decisão do pai fosse a coisa mais absurda e desrespeitosa do mundo (?), e grita com o advogado dizendo que o “outro filho” de Alberto se chamava Matías e morreu há anos… Elena, igualmente furiosa, também entra na discussão para dizer que foi Daniela quem incentivou Alberto a deixar 10% das ações para Santiago, e diz que ele nem devia estar lá, porque “ele não é um Salvatierra”, o que para mim é o mais revoltante: Santiago era, sim, um filho para Alberto.

Tudo isso desencadeia uma transformação preocupante e assustadora em Luis Alberto – e parece ter acabado os panos para ele. Luis Alberto distorce as ações do pai e de Santiago, em surto, para dizer que “Santiago sempre quis roubar tudo dele”, que “ele sempre jogou o pai contra ele”, que “fez papel de filho perfeito porque era isso que queria ser para ele”… é um pesadelo, e uma tremenda injustiça, e Santiago se defende dizendo que Luis Alberto sempre o odiou, desde o primeiro dia (o início de “Os Ricos Também Choram” mostra que realmente havia muita briga entre eles), e que ele não quer as ações da empresa. Felizmente, Daniela está ali para dizer que não vai deixar que ele renuncie, porque é seu direito! Diferente do que Elena acredita, ela nem está fazendo isso por causa do dinheiro, mas porque de fato é um direito de Santiago!

Quando Mariana defende Santiago, dizendo que “ele não tem culpa”, Luis Alberto fica com ainda mais raiva… e é isso que vai agravar um ciúme doentio e irracional que ele já vem discretamente alimentando. Adoro o fato de Mariana ser sempre muito firme: quando Luis Alberto tenta acusá-la e dizer que “ela se importa muito com Santiago”, ela confirma e diz que se importa porque ele é seu amigo e ela gosta muito dele… além disso, ele foi o primeiro que a tratou bem quando ela chegou à casa, e ela sabe que ele amava Don Alberto e que Don Alberto também o amava! Também diz que Santiago não tem culpa se Don Alberto quis deixar tudo isso para ele. Luis Alberto tenta se defender dizendo que se ele tinha uma má relação com o pai, a culpa é de Santiago, mas Santiago chegou à casa AOS 8 ANOS DE IDADE, ele não tem culpa… mesmo com todo o lance do internato.

Autocentrado, Luis Alberto acredita que tudo é sobre ele… ele diz que isso é uma injustiça e que Don Alberto só deu 10% das ações a Santiago para provocá-lo (?), e que não pensa em concordar com isso. Descobrimos, depois, que Don Alberto também deixou algo para Mariana, e é a coisa mais linda que ele poderia ter feito: ele devolve para ela a fábrica “La Niña Bonita”, que era do pai, e também lhe deixa recursos para reerguê-la… mais uma prova de como Don Alberto era um homem justo e pensou bem em tudo o que estava fazendo quando escreveu o testamento. Agora, Luis Alberto e os demais estão querendo passar por cima da última vontade de Don Alberto e questionar o testamento porque, na opinião deles, “Santiago não é ninguém”, e Elena ainda incentiva a narrativa de que “Santiago sempre quis tudo o que é dele”: o pai, a empresa… preocupante.

Luis Alberto e Santiago têm uma breve discussão na qual Luis Alberto o acusa de ser “o causador de todo o seu sofrimento”, e embora ele tenha sido mandado para um internato porque, supostamente, “era uma má influência para Santiago”, Santiago não precisa carregar essa culpa, porque ele era só uma criança e não sabia de nada… Luis Alberto não quer ouvir a razão: não quer ouvir Santiago, não quer ouvir Mariana, e agora ele precisa de tempo. Mariana age com paciência e determinação, e não abandona o Santiago e não defende Luis Alberto: ela sabe que ele precisa entender que não está certo e deixar o rancor de lado e parar de culpar a todos por seu sofrimento. Eventualmente, Luis Alberto e Elena voltam atrás e aceitam o testamento… do contrário, eles teriam que abrir um processo que podia levar anos, e tudo ficaria congelado até então.

É a única maneira.

 

Para mais postagens de “Os Ricos Também Choram”, clique aqui.

 

Comentários