Smiley 1x02 – Las alas de Ícaro

“Me acabo de enamorar”

Eu confesso que não esperava por um primeiro encontro tão CAÓTICO… e, quem diria, as coisas deram mais certo do que eu imaginava no final (e QUE CENA!). “Las alas de Ícaro” é um segundo episódio sensacional, que faz com que a tensão (e o tesão) escale de uma maneira inexplicável, e “Smiley” acaba tomando, possivelmente, um rumo inesperado… gosto da complexidade que reside no fato de que nenhum dos dois é perfeito, e se Álex agiu como um idiota julgando o Bruno assim que ele passou pela porta do Bar Bero, Bruno também tem sua cota de babaquice e age como um idiota em mais de uma oportunidade… as coisas escalam até uma discussão acalorada (em muitos sentidos, na verdade) na qual algumas hipocrisias são expostas e foi MARAVILHOSO.

Álex é um gay padrão, daqueles que vai para a academia diariamente e só sai com pessoas que estejam no seu mesmo padrão de beleza; Bruno, por sua vez, é um gay intelectual, daqueles que se julga mais culto que os demais e cita diretores de cinema em uma conversa casual; consequentemente, os dois podem ser problemáticos e, naquele “primeiro encontro”, eles se julgam mutuamente. Gosto dessa perspectiva que não pinta um como o “perfeito”. Tinha me apaixonado por Bruno no primeiro episódio, mas ele “se emociona” rápido demais, se apaixonando depressa só de olhar para Álex, e, sem saber o que dizer, ele começa a falar sobre os seu ex-namorados (?) de maneira interminável… mas quando parecia ruim, Bruno consegue piorar.

Logo, Bruno está falando sobre coisas com as quais ninguém na verdade se importa, e sendo sua intenção ou não, realmente parece que ele “se sente mais inteligente que os demais”. Ironicamente, isso chama tanto a atenção de Álex que a sua primeira impressão preconceituosa abre espaço para certa admiração e a vontade de fazer com que “isso dê certo”, mas quando ele tenta mudar o rumo da conversa e puxá-la para um assunto do qual ele também entenda, ele acaba falando sobre academia e aparelhos, e é realmente uma vergonha. Claramente, Bruno e Álex são de universos tão distintos que a conversa de um não interessa em nada o outro – mas, sendo esse o caso, por que eles ainda estão conversando? Por que parece ter algo que os atrai?

Porque tem… e eles mesmos sentem isso. Sendo apenas o segundo episódio e com aquele encontro que parecia desastroso, eu achei que “Las alas de Ícaro” terminaria com os dois separados (e já estava me perguntando como e por que eles iam se encontrar de novo), mas o episódio flui com uma dinâmica quase teatral que nos envolve e nos convence, enquanto a discussão escala… quando Bruno deixa transparecer seu próprio preconceito com “aquele tipo de bar e as pessoas que o frequentam” e Álex se dói, os dois começam a brigar e muitas verdades são ditas. Bruno fala sobre como Álex é fútil, se preocupa demais com a aparência e jamais ficaria com alguém como ele, e Álex fala sobre como Bruno acredita tanto nisso sem que ninguém lhe diga, que fica na defensiva e é grosseiro…

Eu não esperava que houvesse tanta tensão e tanta VERDADE na discussão dos dois, mas é impressionante o magnetismo que inusitadamente os atrai. Conforme várias possibilidades aparecem para que eles se afastem de verdade, um é sempre atraído de volta ao outro. Depois da briga no bar, Bruno sai frustrado para ir embora para um jantar com o amigo, mas Álex o segue para o lado de fora porque ainda tem coisas a dizer; depois, Bruno o segue de volta para dentro porque também tem coisas para dizer ainda. E TUDO SÓ FICA MELHOR. Me arrepiou aquela fala de Álex sobre “o que Bruno gostaria de fazer com ele” (quanta intensidade, como Bruno resistiria?), e uma coisa leva a outra até que os dois não possam negar a química e o desejo ardente, e eles se beijam com calor e com paixão.

Que beijo! Que cena de sexo no depósito! Que sorriso lindo de ambos enquanto transam.

Wow. Fui pego desprevenido… fiquei sem fôlego, feliz, ansiando por mais “Smiley”.

Em paralelo, existem as tramas dos personagens secundários se desenvolvendo, mas eu fiquei muito vidrado na história de Álex e Bruno – o que é notável, tendo em vista que eles ficaram resumidos basicamente a um único cenário! Vemos Vero enfrentar problemas no seu namoro de 7 anos com Patricia depois que sua ida para Ibiza foi revelada em um show de Keena Mandrah; vemos a mãe de Álex encontrar um homem que não via há 25 anos; vemos os amigos de Bruno, Albert e Núria, buscarem uma babá que possa cuidar das crianças enquanto eles trabalham, mas as coisas entre eles acabam ficando ruins e talvez o casamento esteja entrando em uma crise… são histórias interessantes de personagens carismáticos, mas eu estou mesmo investido em Álex e Bruno.

Ansioso para ver como a história deles caminha.

 

Para mais postagens de “Smiley”, clique aqui.

 

Comentários