Power Rangers Dino Fury – Ancient History

O segredo Rafkoniano.

A ESTREIA COMPLETA DE AIYON, O SEXTO INTEGRANTE DA EQUIPE DINO FURY. “Ancient History”, décimo sexto episódio de “Power Rangers Dino Fury”, continua a história iniciada no episódio anterior, que culmina na estreia de Aiyon, o Ranger Dourado. Se em “Storm Surge” o personagem aparecera apenas morfado e indicando que tinha muita história para contar, em “Ancient History” vemos Aiyon se juntar aos demais Power Rangers da temporada na base e, mais do que isso: exigir a liderança da equipe, porque não julga Zayto apto para continuar sendo o líder. Assim, o episódio explora um pouco dos acontecimentos do passado, ainda em Rafkon, enquanto dá informações a respeito da criação dos Sporix e termina reafirmando a posição de Zayto como merecedor da posição de líder… afinal de contas, ele é, sim, um bom Ranger Vermelho.

Aiyon chega cheio de atitude – mas também um pouco irritante. Nada comparado a Canalo, a sua contraparte em “Ryusoulger” de quem eu não gostava nem um pouco (!), mas é meio intragável essa coisa toda do Aiyon chegar se achando tanto e querendo tirar o lugar de Zayto… ainda que ele tenha motivos para ter suas ressalvas. É Aiyon quem conta para Solon e para os outros Power Rangers algo que Zayto jamais compartilhou: a sua participação na criação e na liberação dos Sporix. Em flashbacks de Rafkon, antes dos cavaleiros virem para a Terra para impedir que os Sporix a destruam, descobrimos que os Sporix foram feitos pelos próprios cavaleiros, com a intenção de que eles fossem soldados que pudessem lutar ao seu lado contra o grande mal que se aproximava… e foi Zayto quem deu o comando final que autorizou a sua liberação.

Zayto, no entanto, não precisa ser julgado por isso… é algo que talvez ainda o assombre e pelo qual ele se culpa, mas ele fez o que um líder precisava fazer: tomar decisões que podem ser arriscadas. Agora, no entanto, mexido com toda essa situação, Zayto ouve um conselho de Solon e faz o que acredita precisar fazer nesse momento: saber quando se afastar. Assim, ele cede a liderança a Aiyon, que a quer de toda maneira, mas não deixa a equipe, o que é a melhor demonstração de como Zayto é um bom líder para esse grupo. Durante a batalha que segue, Zayto está ali, lutando ao lado dos amigos e, inclusive, ao lado de Aiyon… a dupla formada por Ranger Vermelho + Ranger Extra sempre funciona muito bem, e, visualmente, a batalha protagonizada por ambos é incrível… até porque eu gosto muito do visual de “Ryusoulger” e de “Dino Fury”.

Toda a sequência final do episódio traz Aiyon, na liderança dos Power Rangers Dino Fury, entendendo, finalmente, o que Zayto precisou fazer há tantos anos: nem sempre você sabe o que está fazendo quando toma decisões como um líder, mas você precisa tomá-las… as decisões de Aiyon colocam em risco a vida de seus companheiros de equipe e a integridade dos Zords com os quais eles comumente lutam e, felizmente, eles acabam recebendo a ajuda do Mosa Razor Zord, o mais novo zord do arsenal dos Power Rangers, que sente a presença do Ranger Dourado e retorna para ajudar – e para lutar embaixo da água, quando nenhum outro Zord da temporada pode fazê-lo… assim, vemos Aiyon comandar seu próprio “Megazord”, enquanto entende e perdoa Zayto por seu erro do passado, e o reconhece como o líder dessa equipe de Power Rangers.

Vamos ver como Aiyon se integra à equipe de agora em diante…

 

Para mais postagens de “Power Rangers Dino Fury”, clique aqui.

 

Comentários