Manifest 4x08 – Full Upright and Locked Position

Safiras de Ômega.

A caça pelo serial killer que está perseguindo 828ers chega ao fim – e é um episódio bastante intenso. “Full Upright and Locked Position” continua de onde o episódio anterior parou, e estamos em um ponto desesperador para Cal Stone: depois de ele ter tido o seu primeiro encontro (e ter sido uma noite muito especial, foi muito bom vê-lo genuinamente feliz daquele jeito!), Cal descobre que Violet foi assassinada (a terceira morte de passageiro do 828 que ajudou Angelina em algum momento), e que ele está sendo procurado pelo Registro como um possível suspeito, já que foi a última pessoa vista com ela… agora, ou ele escapa e fica parecendo culpado, ou ele fica para responder perguntas, mas corre o risco de descobrirem que ele é o Cal, e então ele virará cobaia.

Mais de uma vez eu já disse: o novo Cal Stone é um dos melhores personagens dessa temporada final de “Manifest” – mesmo que eu não tenha podido defendê-lo quando ele deixou Angelina falar com Eden no telefone. É angustiante ver o Cal no Registro, sendo interrogado, até porque pensamos que ele é bastante inocente, e podemos sentir seu nervosismo. Felizmente, ele é tirado de lá antes que uma amostra de sangue seja colhida, graças à ajuda da Dra. Alex Bates, que alega que o Registro não pode mantê-lo lá se não puder oferecer o tratamento de que ele precisa por causa do câncer… tudo isso também traz momentos de carga dramática para Cal e Ben, porque Ben descobre que a doença do filho voltou e percebe que não tem sido um bom pai nos últimos anos.

O abraço dos dois no final é lindo e triste.

Jared e Michaela, que estão investigando o caso do serial killer desde o episódio passado, percebem quem está por trás dos assassinatos: Noelle, a mãe de Angelina. Noelle está matando todos aqueles que ajudaram Angelina e, segundo ela, “a incentivaram a se afastar de Deus” ou qualquer coisa assim. Uma verdade lunática, daquelas obcecadas religiosas mais perigosas, Noelle prende Adrian como a sua próxima vítima, e mesmo que Angelina fuja sem ajudá-lo (!), Mick e Jared aparecem a tempo de salvá-lo… mas, aparentemente, não foi ela quem matou Violet, ela tem um álibi. Descobrimos, então, que seu cúmplice é Kenneth, o pai de Angelina, e ele invade a casa dos Stone em uma sequência desesperadora na qual Olive tem que fazer de tudo para proteger a si mesma e a Eden.

Uma cena fortíssima… mas Olive fez o que tinha que ser feito.

Bem, dá para entender um pouco do porquê Angelina ser como é… não que isso a justifique, porque essa família é toda problemática. Felizmente, “Full Upright and Locked Position” já nos livra de pelo menos duas pessoas dessa família: Kenneth é morto quando Olive o empurra pela janela, e Noelle é presa em flagrante tentando matar Adrian afogado… Angelina, por sua vez, continua à solta, o que quer dizer que ela ainda vai causar problemas“Manifest” conseguiu criar uma vilã perigosa e, infelizmente, sem qualquer tipo de carisma, o que quer dizer que só sentimos profunda raiva enquanto a assistimos, e queremos nos livrar dela o mais rápido possível… seria bom que toda a trama de Angelina chegasse ao fim anda nessa primeira parte da temporada, para depois focarmos em respostas…

Porque estamos perto de conseguir algumas – dentro de toda a ideia de divindade que “Manifest” apresentou como a solução do seu maior mistério. Agora, Saanvi está tentando gerar Chamados, porque isso pode ajudá-los a impedir a Data da Morte, e está usando alguns estudos feitas pela Major para isso… o que é perigoso, e a cena com Eagan deixa isso muito claro: ficamos apreensivos enquanto nos perguntamos até onde Saanvi tem coragem de ir e se ela vai conseguir se impedir antes de se transformar na Major. Felizmente, ela consegue… por ora, ao menos. A pesquisa de Saanvi e a de Olive se conectam e se começa a falar sobre um tipo especial de safira que é mais poderoso e poderá ajudar nessa conexão com o divino: as Safiras de Ômega

E essa também era a pesquisa que TJ estava fazendo no Egito…

Agora, TJ está de volta (!), e com uma informação importante: a última Safira de Ômega pode estar em Nova York.

O problema é que o Eagan também já percebeu isso.

 

Para mais postagens de Manifest, clique aqui.

 

Comentários