O Coro: Sucesso, Aqui Vou Eu 1x10 – Tente Outra Vez

“Eu sou o início, o fim e o meio”

Com trilha sonora do Raul Seixas e todas as conclusões necessárias para fechar a série caso não haja uma segunda temporada, “Tente Outra Vez” encerra “O Coro: Sucesso, Aqui Vou Eu”, e eu gostei de ter acompanhado… não é o grande marco que eu esperava, e de fato tem coisas que poderiam ser melhoradas na série, mas eu nunca vou reclamar de ver a Karin Hills na minha TV, e eu acho que a trilha sonora estava lindíssima – embora tenha sido alvo de críticas por uma parte do público, o conceito musical de “O Coro: Sucesso, Aqui Vou Eu” sempre foi trazer novas interpretações de canções clássicas da música brasileira, e eu não vejo como reclamar de uma trilha sonora marcada por Cazuza, Legião Urbana, Rita Lee e, agora, Raul Seixas. Várias performances, como comentei ao longo de minhas reviews da temporada, me emocionaram bastante!

“Tente Outra Vez”, nesse episódio, foi uma delas.

O episódio se passa todo no dia do resultado final, e quase que inteiramente no teatro. O dia começa com o “casamento teatral” de Leandro e Alícia, ao som de “Lua Bonita”, cantada pela Glória e pelo coro, e é uma cerimônia bacana, bem como a cena que eles compartilham depois, com o Leandro sofrendo por antecipação, com medo de apenas um deles ser aprovado… gostei bastante da sequência dos dois imaginando um show deles (a dinâmica do “Leandro e Alícia” “Alícia e Leandro” funcionou bem!), ao som de “A Maçã”. Ivone, por sua vez, depois de ter sido cortada mais cedo na competição, está mesmo indo embora por causa de um produtor americano ao qual foi apresentada… ela vai primeiro para o Peru e, depois, para Miami, para gravar suas primeiras demos, e a cena da sua despedida com Sissy e Alícia foi um momento bem bonito.

A reunião da equipe para que as decisões sejam tomadas traz mais do drama entre os casais do que qualquer outra coisa… pelo menos na parte que nos foi mostrada. Marita começa falando sobre Maurício, por exemplo, dizendo que ele tem talento, mas “foi o pivô da separação de Fernando e Artur”, e Artur quer falar algo sobre isso, embora seja uma decisão que precisa partir da maioria… no fim das contas, as coisas estão se arrumando mesmo para Artur e para Fernando, inusitadamente, e mesmo que me pareça que tudo se resolveu depressa e eu não tenha comprado a ideia do Sissy chorando por Fernando, eu achei bonitinho o Artur cantando “A Maçã” (música lindíssima!) para o marido. Maurício fica, inclusive, sem casa, porque decide não morar mais com Antônia, por causa de uma birra dele e um problema que ele mesmo criou, na verdade.

Mas amei a Antônia dizendo que, se ele não passar, talvez ele precise repensar suas atitudes.

Marita também tenta fazer de tudo para tirar Antônia e manter Nora – o que me parece a definição de vergonha alheia, sinceramente. Depois de tudo, Marita continua com o mesmo ar soberbo e nojento, e, como acredita que Renato teve um caso com Antônia, ela quer “tirar a garçonete” de qualquer maneira, enquanto defende cegamente a dissimulada da Nora… Renato resolve acabar com isso tudo na frente de todos durante a reunião, contando a todos sobre o caso com Nora e dizendo que esse é um problema que eles precisam resolver juntos, porque eles estão sendo patrocinados por um banco extremamente conservador, e Nora o está ameaçando, prometendo gerar um escândalo… bem, tudo o que eu queria dessa cena mesmo era poder ficar olhando para a cara de Nora ao descobrir que sua “amiguinha” é que era o perigo…

E que Antônia era inocente esse tempo todo.

Antônia merecia um pedido de desculpas, inclusive.

Jorge, por sua vez, está fazendo de tudo para se afastar de Sandra… depois de Sandra ter conseguido “se livrar” de Emídio, um ex-namorado abusivo que eu achei que não a deixaria em paz tão cedo, Jorge quer manter-se longe dela porque, enquanto ela estava sequestrada, ele pediu à mãe o telefone da mãe do Emídio e, em troca, “prometeu tirar Sandra da cabeça”. Sei lá, parte de mim quer achar bacana ele querer honrar a palavra que deu à mãe e tudo o mais, mas eu acho a promessa e o drama que os afasta bastante infantil, na verdade… felizmente, as coisas acabam bem para os dois, quando ele liga para a mãe dizendo que pretende manter a sua palavra e esquecer a Sandra, e ela diz que ele não vai mais precisar fazer isso, porque “ela recebeu um sinal”: Sandra é a doadora compatível que ela estava esperando… Sandra vai salvar sua vida.

É emocionante… mas potencialmente problemático que ela só aceite o romance por isso.

Enquanto esperam pelo resultado, temos “Gita”, interpretada por todos os aspirantes a uma vaga na companhia de teatro musical, e é algo que me arrepiou, especialmente porque eu acho essa música lindíssima, provavelmente uma das músicas mais lindas já escritas em língua portuguesa! É um momento muito bonito para um último episódio – “Eu sou a luz das estrelas / Eu sou a cor do luar / Eu sou as coisas da vida / Eu sou o medo de amar / Eu sou o medo do fraco / A força da imaginação / O blefe do jogador / Eu sou, eu fui, eu vou”. E, então, os resultados são divulgados, quando uma lista dos aprovados é fixada em um mural e todos correm, ansiosos, para ver se seus nomes estão ali… e a maior parte daqueles que acompanhamos estão ali: a Sandra, o Reginaldo, a Alícia, o Leandro, o Jorge e a Antônia… seis aprovações.

Nora e Maurício não são aprovados – e eu acho uma mensagem válida. Real? Não sei dizer, às vezes gostamos de pensar que sim, mas sabemos que, muitas vezes, o “método” escolhido por eles pode, sim, dar resultados… ainda assim, nos voltamos à ficção por um desejo pela catarse, por algo que nos faça acreditar que as coisas não são tão injustas como às vezes vemos na vida real, e o fato de Maurício e Nora, depois de tudo o que fizeram, não terem sido escolhidos para a companhia é reconfortante. No eventual caso de uma segunda temporada, no entanto, eles retornarão buscando “vingança”. O último número musical de “O Coro: Sucesso, Aqui Vou Eu” é com a música que dá título ao episódio: “Tente Outra Vez”, interpretada pelo elenco completo no palco, não apenas aqueles que tentavam uma vaga no teatro… e é um momento muito bonito!

 

Para mais postagens de “O Coro: Sucesso, Aqui Vou Eu”, clique aqui.

 

Comentários