Wednesday (Wandinha) 1x04 – Woe What a Night

Baile Rave’N.

Com mais referências a Edgar Allan Poe e a “Carrie, a Estranha”, um grande clássico do mestre do terror, Stephen King, “Woe What a Night” é, possivelmente, o melhor episódio de “Wednesday” até o momento – com direito, é claro, àquela dança ICÔNICA da Wandinha, que vai entrar para a história! Com um mistério intrigante, boas investigações, todo o carisma da personagem Wandinha Addams e a atuação impecável de Jenna Ortega, a nova série da Netflix continua crescendo e mostrando um potencial absurdo para se tornar uma série de sucesso durante algumas temporadas… O QUE ME DEIXA IMENSAMENTE FELIZ! Wandinha ainda quer descobrir a identidade do misterioso monstro que a salvou de Rowan lá no primeiro episódio, e agora que ela descobrira que o monstro é humano (!), ela está de olho no seu primeiro suspeito: Xavier.

Acho muito interessante como coisas supostamente macabras causam tanto fascínio em Wandinha – e como nós podemos perceber suas emoções através de pequenas expressões contidas tão claramente! Quando Wandinha invade o “esconderijo” de Xavier sem sua autorização e descobre uma série de desenhos seus do monstro que a salvou e supostamente vem matando uma série de pessoas e é descoberta do lado de fora do galpão, ela precisa pensar em uma saída rápida e convincente para não contar a Xavier que estava lá dentro… afinal de contas, ela não pode revelar que o está investigando, certo? Então, Wandinha faz algo que ela jamais acreditou que faria e convida Xavier para uma festa (a dificuldade dela para enunciar as palavras é uma das cenas mais hilárias de “Wednesday”), a Rave’N, um baile tradicional da Academia Nevermore.

É perfeitamente inusitada a maneira como “Wednesday” consegue trabalhar bem a possibilidade de um romance para Wandinha Addams – e nos convencer da veracidade daquele triângulo amoroso entre Wandinha, Xavier e Tyler (não surpreendente, porque, como já comentei em outras ocasiões, o musical de “A Família Addams” tem como base a ideia de que Wandinha quer se casar com Lucas Beineke, o garoto mais “normal” e “certinho” em quem você pode pensar). Xavier fica genuinamente contente com a ideia de ir ao baile com Wandinha, e Tyler fica realmente incomodado quando descobre que ela vai à Rave’N com Xavier (até porque parece que existe uma história entre eles e eles não se suportam), com direito àquela cena na qual, bravo, ele diz para ela que “acreditou que eles gostassem um do outro” ou qualquer coisa assim.

Foi intenso.

Eventualmente (e quem diria?), as coisas se arrumam para que Wandinha vá ao baile com Tyler… com uma ajudinha da Mãozinha. As coisas não terminam bem para Wandinha e Xavier quando ele a descobre vasculhando no seu galpão secreto e percebe que ela só o convidou para a Rave’N porque foi descoberta do lado de fora do galpão e não queria que ele soubesse que ela estava olhando lá dentro, então ele acaba indo para o baile com Bianca. Mãozinha, no entanto, envia um convite para Tyler em nome de Wandinha (ela inconformada porque ele foi “doce” em suas palavras, como ele pode fazer isso com ela?!), e consegue para ela o vestido mais perfeito para Wandinha Addams… e é sério, WANDINHA ESTÁ PERFEITA NAQUELE VESTIDO PRETO! Adoro toda a sequência do baile, e Wandinha e Tyler têm uma química tão palpável que eu tenho medo do que o futuro os reserva.

(E tenho teorias)

O baile Rave’N acaba sendo extremamente importante para as próprias relações entre os personagens… Xavier conta para Wandinha “o que Tyler fez para ele no ano anterior”, por exemplo, e aquela acaba sendo uma barreira que cai entre eles e Wandinha fica ainda mais impressionada com Tyler, já que ele fez uma pegadinha que saiu um pouco de controle, e esse é o tipo de coisa que agrada a Wandinha, no fim das contas. O sorriso de Tyler quando percebe que ela não está o julgando por isso – eu me apaixonaria facilmente por aquele sorriso, preciso confessar. Também temos uma cena importante de Wandinha com Bianca (e pode ser o começo de uma virada interessante para a personagem), na qual Bianca se mostra mais vulnerável do que nunca e abre o coração para Wandinha sobre como nunca tem certeza do que as pessoas realmente sentem por ela.

Algo que nunca achamos que a veríamos confessar.

Visualmente, o Baile Rave’N também é UM ESPETÁCULO! Ele brinca com a ideia de Wandinha “chamar a atenção”, e é incrível como ela conseguiu fazer isso com um vestido preto (!), já que todos os demais estavam usando branco ou azul claro, e a dança de Wandinha é certamente um dos pontos altos da série – e eu adoro como a dança é peculiar e tem tudo a ver com ela, porque em nenhum momento a personagem é descaracterizada. Eventualmente, as coisas acabam ficando feias durante o baile, quando uma pegadinha dos “padrões” faz chover “sangue”: o sorriso de satisfação contido de Wandinha enquanto todo mundo se assusta e sai correndo gritando é MARAVILHOSO, bem como a sua reação hilária quando ela percebe que não é sangue de verdade que está chovendo, mas apenas tinta… COMO PODE WANDINHA ADDAMS SER TÃO PERFEITA?!

A reta final de “Woe What a Night” traz alguns momentos interessantes – e possibilidades. Enquanto o baile se torna um caos e pessoas correm por todo lado (Enid e Ajax têm uma cena absolutamente fofinha do lado de fora do baile!), alguma coisa está acontecendo na floresta, para onde o Eugene resolveu ir sozinho para uma tocaia que Wandinha planejara com ele, para tentar descobrir a identidade do monstro… infelizmente, Eugene estava correndo perigo ao escolher fazer isso sozinho (!), e ele acaba sendo atacado. Agora, nos perguntamos quem é que o atacou. Certamente a pessoa que se transforma em monstro estava no Baile Rave’N, mas toda a confusão do fim do episódio não nos permite dizer exatamente onde cada um estava durante o ataque a Eugene, então ainda temos um milhão de perguntas e, é claro, várias teorias interessantes.

“Wednesday” está arrasando!

 

Para mais postagens de “Wednesday”, clique aqui.

 

Comentários

  1. Wandinha estava incrível no vestido da festa, arrasou na dança...amando cada episódio da série e criando teorias só pra variar, é claro hahaha

    ResponderExcluir

Postar um comentário