Malhação 2008 – O Segundo Corsário

“Se você gosta de mim, tem que acreditar na minha palavra!”

Ainda estamos lidando com as consequências da Festa do Rei Sol – quando Angelina viu um corsário beijando a Débora, e ela acredita que é o Guga. Desde então, o casal está separado, e Angelina não quer ouvir as explicações do Gustavo, mesmo que ele jure, com todas as suas forças, que não beijou a Débora. Depois de uma das tentativas do Guga de falar com ela, Angelina chega agitada à midiateca, enquanto Domingas está editando o vídeo da festa, bem na hora em que ela pode ver o Gustavo passar… “na hora em que ele ainda estava de máscara”. Quando ela diz isso, finalmente a ficha da Domingas cai: existia mais alguém de máscara naquele dia, mais alguém vestido exatamente como o Guga! Além de dizer isso, Domingas mostra o vídeo para a Angelina, e então Angelina fica ainda mais nervosa, se sentindo um pouco culpada, se perguntando se ela pode ter cometido uma grande injustiça… agora, ela precisa descobrir a verdade.

“Domingas, será que o Gustavo tava falando a verdade?”

Angelina e Domingas, agora, precisam investigar a respeito do “segundo corsário”, e elas começam a “entrevistar testemunhas da festa”, em busca da verdade, mas já desconfiando que essa segunda pessoa só pode ser o Andreas… afinal de contas, ele também estava proibido de ir ao evento, não? Andreas escuta as meninas falarem sobre o segundo corsário, mas é claro que ele vai negar eternamente, e ele tem um acordo com a Débora: ela não conta para ninguém que era ele com a fantasia idêntica ao do Guga, e ele não conta para ninguém que ela sabia disso. Sabendo da possibilidade de ter cometido uma grande injustiça, Angelina vai conversar com o Guga, que já reage na defensiva: “Olha, Angelina, se for pra me acusar de novo de coisas que eu não fiz, eu prefiro…”, mas Angelina o interrompe, dizendo que não é isso, e explica o que acabou de ver no vídeo da Domingas.

“Então tá explicado! Foi esse outro cara que beijou a Débora. Agora eu entendo tudo, é por isso que a Débora tem tanta certeza que a gente ficou!”

Os dois quase voltam a brigar, porque os nervos estão à flor da pele, e Guga promete descobrir quem era o cara que estava com a fantasia como a dele e provar a sua inocência… mas ele também diz que ela devia ter acreditado nele desde o início, porque aparentemente ela ainda está em dúvida sobre ele estar dizendo a verdade ou não. Juntos, os dois vão atrás da Domingas pelo vídeo da festa, um vídeo que o Andreas já apagou dos computadores da escola, e agora só uma coisa a fazer: ACREDITAR NA PALAVRA DO GUSTAVO. Ou, como ele diz: “Agora, Angelina, você vai ter que acreditar em mim. E então? Você acha que eu fiquei com a Débora? Se você gosta de mim, se gosta de mim de verdade, tem que acreditar na minha palavra”. Por um momento, eu achei que eles iam voltar a brigar, e tudo estava parecendo frágil demais, mas eles fazem as pazes.

Felizmente!

A Angelina não pode negar que ela está com um pouquinho de ciúmes, porque o Gustavo não acha que isso tudo tenha sido coisa da Débora, ele acredita que ela também foi enganada, mas eles preferem deixar de falar sobre a Débora e curtir um ao outro, agora que eles estão juntos novamente… e ele a provoca dizendo que ela fica linda com ciúmes. Quando os dois finalmente se beijam, apaixonadamente, parece que nossos corações se acalmam… está tudo resolvido, pelo menos por ora. E, para tornar a cena ainda melhor, a Débora OS VÊ JUNTOS NOVAMENTE. E o mais engraçado, e um pouquinho desesperador, talvez, é que a Débora não aguenta vê-los juntos e os interrompe… é sério, ela não aprendeu nada com as outras vezes em que fez isso, né? Cheguei à conclusão de que a Débora não cansa mesmo de passar vergonha. É hilário!

Mas, ainda que as coisas estejam bem para Angelina e Gustavo, eles querem que a verdade venha à tona – quem era o segundo corsário? Pedro confronta Andreas e Débora para que eles confessem, sem sucesso. Andreas até tenta dizer que nem foi à festa, porque estava proibido, mas Chiara, chocada, o desmente, porque ela o viu lá. Mesmo assim, isso não é o suficiente para que acusem o Andreas formalmente – quando Guga conversa com ele, ele nega e ainda tenta deixar o Guga se sentindo culpado, por desconfiar dele. Pedro, enquanto isso, está mais interessado em fazer com que a Débora se apaixone por ele cada vez mais, mas a verdade é que, por mais que ela negue e ainda vá negar por muito tempo, a Débora já está caidinha pelo Pedro… dá para ver em cada vez que eles se beijam, ou quando se olham, ou naquela aula de educação física…

Angelina e Gustavo provavelmente não terão paz por muito tempo… Daisy está bem interessada em fazer com que esse namoro seja um fracasso. Guga está contente, irradiando felicidade, e anuncia, no café-da-manhã do dia seguinte, que ELE ESTÁ NAMORANDO. Joaquim sabe, pela alegria do filho, que ele só pode ter feito as pazes com a Angelina, enquanto a Daisy fica pressionando porque quer ouvir que ele está namorando a Débora. Mas é claro que não é isso. Então, ele anuncia que vai levá-la para jantar em casa, para que eles a conheçam, e nós sabemos que isso só pode ser um estrago. Conceição tenta alertar a filha, tenta dizer à Angelina que “jantar na casa de bacana não é fácil”, mas o Guga quer demais que ela vá, e ela, embora esteja com um pouquinho de medo, também já se convenceu e quer ir, então eles acabam convencendo a Conceição.

Estou vagamente decepcionado com o Guga, por sua imensa ingenuidade que beira a burrice. Dá para perceber que ISSO NÃO VAI DAR CERTO, mas ele insiste. O preconceito exala de cada comentário ácido de Daisy, ou de cada revirada de olhos, mas Guga finge que não está acontecendo, e insiste para si mesmo que “eles vão amar a Angelina”. O Joaquim talvez, quem sabe até a Antonieta… mas a Daisy… a Antonieta, a irmã mais nova de Guga, é uma garotinha bastante irritante, mas tem muita coisa na qual ela é melhor que a mãe, por incrível que pareça. Ela não entende os comentários da Daisy, por exemplo, sobre ela “não aprovar esse namoro”, porque, para ela, “se a Angelina é legal e bonita, como ela pode não aprovar?” Em uma das cenas mais revoltantes dessa trama toda, Daisy “explica” para a Antonieta da maneira mais preconceituosa possível:

“Mas ela é pobre! Não tem berço!”

Daisy é irritante e nojenta, mas o Joaquim sabe como respondê-la, enquanto tenta ensinar Antonieta que a mãe está errada. Sensato, Joaquim toca em uma ferida de Daisy, e ela mereceu demais – ele diz que o que ela está dizendo é puro preconceito, e que ela mesma “era muito mais humilde que isso quando ele a conheceu”. Afinal de contas, Daisy também já fora pobre, trabalhava como vendedora em uma loja, e nem tinha terminado o Ensino Médio… mas nada disso adianta. Daisy está determinada a transformar a experiência de Angelina nesse jantar “inesquecível” – ou melhor, um inferno. Ela encomenda escargot, camarões, lagostas e tira seus talheres de prata, porque o jantar “vai ser chiquetérrimo” e sua nora “merece tudo do bom e do melhor”. É o típico plano para humilhar a “pobrinha”, eu só espero que, de alguma forma, isso dê errado…

Cabe ao Joaquim e ao Guga!

Quem sabe à Antonieta?

 

Para mais postagens de Malhação 2008, clique aqui.

 

Comentários