Uncoupled 1x04

Colin compra um cachorro.

Eu acho que superar um relacionamento de 17 anos deve ser uma das coisas mais difíceis do mundo… e Michael está tendo que enfrentar isso em “Uncoupled”. Depois de dois primeiros episódios nos quais Michael estava tentando entender o que tinha acontecido e como seguir adiante, o terceiro episódio foi o mais divertido da série até o momento, jogando Michael no mundo do Grindr e o ajudando a entender o valor de um bom nude – mas seguir em frente de verdade não vai ser tão fácil ou tão rápido assim. Afinal de contas, depois de 17 anos de namoro, Colin também tinha uma relação com os amigos de Michael e, pior, com a família dele. Eles ainda terão que entender como funciona a dinâmica das coisas agora que o que eles tinham chegou ao fim.

Michael está se preparando para dar a notícia fatídica à mãe, sabendo que isso não será nem um pouco fácil – afinal de contas, ela adora o Colin. Eu sei que é uma série de comédia e que algumas situações são criadas no intuito de serem cômicas, e talvez eu esteja pensando demais enquanto assisto, mas eu achei tão duro ouvir a mãe de Michael reagir à notícia perguntando, antes de qualquer outra coisa, o que o Michael tinha feito… se ele tinha traído o Colin ou algo assim, por exemplo. A mãe é totalmente sem-noção e, no fundo, sabemos que não é por maldade, mas a tentativa de fazer com que as coisas “se arrumem” é muito falha, até porque Colin não tem nenhum interesse em “consertar” nada, como ele deixou bem claro terminando por mensagem…

Agora, a visita da mãe de Michael o obriga a encontrar o Colin sem nenhum tipo de aviso, quando ele vai vê-la no apartamento depois de um acidente e descobre que Colin está lá, porque ele ainda está no grupo da família, ficou sabendo do que aconteceu e veio vê-la. Meu sonho com “Uncoupled” é ver o Michael seguindo em frente, então achei bem doloroso vê-lo ter que enfrentar o ex-marido, ainda mais depois de eles quase compartilharem um momento bacana, mas Michael descobrir que Colin comprou um cachorro… porque, aparentemente, Michael sempre quis um cachorro, mas Colin sempre dissera que ele nunca teria um, e agora que ele foi embora sem ao menos conversar direito com Michael, ele simplesmente comprou um cachorro sozinho?

Naturalmente, Michael tem seus defeitos – e eu digo isso desde a estreia de “Uncoupled”. Ele pode ser exagerado, ele pode querer transformar as coisas sobre ele, ele pode falar sem parar… mas nada disso isenta Colin da sua irresponsabilidade emocional depois de um relacionamento de 17 anos. Ainda assim, Michael tem um encontro inesperado com o terapeuta de casal ao qual ele e Colin foram quando isso tudo começou em uma festa para “os solteiros mais cobiçados da cidade”, onde o terapeuta está se apresentando como drag. E, ali, quando Michael se sente no direito de “fazer umas cobranças”, ele recebe umas verdades merecidas sobre como ele fala sem parar e talvez ele tenha uma parcela de culpa pelo rompimento, e como Colin já foi e ele precisa deixar que ele vá…

E seguir em frente.

É uma mensagem bacana, na verdade – no fim das contas. Pode ser um pouco forte e um baque grande para Michael, sim, e eventualmente ele tem que ser resgatado de um sentimento de culpa que também não lhe cabe, porque ele é, sim, uma pessoa digna de amor, mas o que mais sobra da conversa com o terapeuta-drag é que Michael deveria agradecer às pessoas que escolheram continuar fazendo parte de sua vida nessa nova fase dela… pessoas como a Suzanne e, embora ele queira considerá-lo um traidor, o Stanley. Então, foi bacana ver o Michael reconhecer que talvez não devesse ter ficado bravo com o Stanley e ir falar com ele, e ver os dois “reatar” essa amizade tão bonita, tão significativa e que dura há tanto tempo… foi um momento fofo.

Por fim, preciso comentar a Claire, que estava hilária nesse episódio, como ela costuma sempre estar. Dessa vez, Michael e Suzanne recebem uma oferta abaixo do que ela buscava para o apartamento, mas acreditam que é o melhor que vão conseguir e que deveriam aceitar, e agora precisam convencer Claire – ao mesmo tempo em que tentam mostrar para ela que ela não precisa ter medo de se desfazer daquilo que lhe traz recordações ruins e se aventurar ao novo. Para isso, o trio acaba na festa dos solteiros mais cobiçados da cidade, e enquanto Michael está afogando as mágoas (e recebendo um convite interessante que ele nega), Claire e Suzanne se conectam de uma maneira divertidíssima que rende alguns dos melhores momentos do episódio!

Muito bom!

 

Para mais postagens de “Uncoupled”, clique aqui.

 

Comentários