Manifest 4x09 – Rendezvous

Fim do mundo?

Eu tenho uma teoria sobre o que vai acontecer com o Cal, mas que nem vale a pena comentar, porque, com isso de os episódios saírem todos juntos na Netflix, quem assistiu ao 10º episódio sabe se a teoria está certa ou não. De todo modo, “Rendezvous” é um episódio interessante e intenso, que tem um ritmo de reta final que nos deixa apreensivos – ainda que o próximo episódio não seja a conclusão da última temporada, temos o fim da Parte 1 e uma pausa, então imagino que “Manifest” vai querer entregar algo grandioso… depois de termos descoberto que a doença de Cal voltou (depois de ele estar com os dias contados, mas ter sido curado por causa da Consciência Divina e que quer que tivesse acontecido com o Voo 828), descobrimos, agora, que parece que não há muito que possa ser feito por ele…

E ele não está nada bem.

Naquele dia, no entanto, Cal e Ben decidem que é melhor não contar nada a mais ninguém da família, pelo menos por enquanto – afinal de contas, é o jantar de aniversário de 3 anos de Michaela e Zeke, e Cal quer que a noite seja sobre eles, e não uma lamentação porque, segundo a Dra. Bates, ele tem apenas alguns dias de vida… mas como as coisas na casa dos Stone não costuma ser muito tranquilas, depois de um jantar normal e de uma rodada de brindes (com direito a um brinde do Jared, quem diria), todos os convidados têm um Chamado coletivo no qual eles estão de volta no avião… dessa vez, no entanto, pessoas que nunca estiveram no avião, como o Jared, a Olive e o Zeke, também aparecem no avião – o que é uma dica para o fim do episódio, que revela algo sobre a “Data da Morte”.

Todo o episódio gira em torno de um Chamado recorrente que está sendo colocado desde o início dessa temporada final de “Manifest”, que tem a ver com fogo, cinzas e um vulcão. Vários personagens têm visto cinzas há muito tempo, e a imagem do fogo e do vulcão é forte nos últimos episódios, e agora ganha alguma concretização quando Cal insiste que quer ver Marko e Jared e Zeke, trabalhando em equipe (!), conseguem retirá-lo da casa de repouso na qual está e levá-lo até a casa dos Stone, e ele surpreende a todos desenhando alguma coisa que quer dizer para eles e não consegue: um vulcão. E, como Olive reconhece, não é qualquer vulcão, mas a última carta do baralho de tarô que ela e TJ têm, e que é, também, a “peça” que falta em um longo quebra-cabeças em busca da Safira de Ômega.

“Rendezvous” também é a história da busca pela Safira especial que pode “canalizar” o contato com o Divino, e um Chamado de Saanvi e Michaela acaba as conectando a uma busca consciente de Eagan, que não pensava em compartilhar com ninguém o fato de ele saber onde a Safira de Ômega provavelmente estava… o grupo se encontra no subterrâneo do templo maçônico no qual Eagan se voluntariou para ajudar, e eles resolvem juntos um enigma que completa peças na parede e termina com fogo para revelar a verdade. E, quando a Safira é retirada, toda a construção ameaça desmoronar, enquanto Eagan foge com a Safira, deixando todos os outros para trás… o que, é claro, não é lá uma grande surpresa, porque sempre soubemos que Eagan não é confiável.

A reta final do episódio traz uma sequência interessantíssima na qual o Chamado que presenciamos no início do episódio retorna, com mais detalhes dessa vez, e os passageiros do 828 ligam todos os pontos e percebem que finalmente sabem o que ele quer dizer: a Data da Morte não significa apenas a morte dos 828ers… mas de todo o mundo. Estamos lidando, então, com a morte por fogo, por isso o vulcão, e o APOCALIPSE. Conseguir a Safira de Ômega pode ser a única maneira de evitar isso tudo, mas Eagan também aparece no avião e Michaela pede que ele lhe entrega a Safira, e quando ele está disposto a fazê-lo, ele simplesmente desaparece… depois, descobrimos que ele desapareceu porque ele foi assassinado na sua casa, e alguém levou a Safira.

E não é difícil saber quem deve ter sido.

Sinceramente, espero que eles se livrem de Angelina no 10º episódio. Não quero tanto foco nela na Parte 2, é uma personagem que já cansou. Inclusive, há muito tempo… desde a terceira temporada, na verdade.

 

Para mais postagens de Manifest, clique aqui.

 

Comentários