Amor em Verona (Love in the Villa, 2022)

“L’amore trova una via”

Verona, referências a “Romeu e Julieta”, uma declaração de amor inspirada e muito romance: “Amor em Verona” é tudo o que eu adoro em uma comédia romântica! Protagonizada por Kat Graham e Tom Hopper, o filme é encantador… ambientado em um cenário classicamente romântico (ao lado da famosa “sacada de Julieta”), o filme apresenta o romance inusitado de Julie e Charlie, que começa quando os dois precisam compartilhar um mesmo apartamento, por causa de uma confusão nas reservas, apostando no romance sem deixar de lado a comédia… dei boas e sinceras risadas durante as brigas e provocações, enquanto o filme construía a inegável conexão entre os protagonistas de maneira convincente, e o resultado final me deixou com um sorriso bobo e feliz no rosto, que é tudo o que eu espero de uma boa comédia romântica. Eu adorei.

Julie é uma professora de inglês do terceiro ano apaixonada por Shakespeare e, é claro, por “Romeu e Julieta”. Ela passou a sua vida inteira planejando uma viagem para Verona, e agora que ela está prestes a acontecer, seu namorado, Brandon, termina com ela porque “aquilo não está funcionando”. Então, Julie tem a oportunidade de encontrar o destino e se abrir para o novo. De fato, Julie precisa repensar algumas coisas, porque ela é rígida demais, e a maneira como planeja cada mínimo segundo da viagem, sem espaço para imprevistos ou improvisação, é um pouco assustadora – e nos perguntamos se, naquele plano apertado, ela conseguiria de fato aproveitar alguma coisa, e se chegaria a conhecer Verona como realmente é… felizmente, o destino se adiantou e garantiu que Julie pudesse ter uma experiência autêntica da Cidade do Amor.

Nada sai como Julie planejara – felizmente. Sua chegada em La Villa Romantica já não é o que ela esperava, porque ela se depara com um homem muito bonito (que ela mais tarde descreve como “parecido com o Thor”), só de samba canção (uma visão do paraíso, talvez, mas inesperada), que aparentemente também alugou La Villa Romantica para os mesmos dias que ela… e, agora, ela precisa passar a noite ali, no sofá do apartamento, até conseguir falar com o dono do lugar e “resolver esse problema” – o que, é claro, tampouco sai conforme o planejado, porque a cidade está cheia, ambos reservaram de fato La Villa Romantica por aplicativos diferentes cuidados por pessoas diferentes, e não há muito o que se fazer sobre isso… a não ser dividir o apartamento e, quem sabe, esperar uma nova vaga em outro lugar. Então, Julie e Charlie resolvem dividir.

Pelo menos por ora.

A dinâmica dos dois é maravilhosa – eu gosto muito da segurança que as comédias românticas nos dão; é um gênero de que eu gosto bastante, e a previsibilidade do roteiro é algo que eu considero reconfortante nesse caso, porque posso apenas relaxar e curtir o filme, sabendo que os protagonistas vão se apaixonar, mas esperando para ver como isso vai acontecer dessa vez, e me parece o tipo perfeito de filme para assistir num domingo chuvoso, por exemplo… enquanto Julie é romântica, mas excessivamente metódica, Charlie é um homem trabalhador e intenso que esconde (?) seu lado mais romântico, que eventualmente percebemos que existe. E eu adoro como Julie vai descobrindo isso aos poucos, enquanto os dois são obrigados a compartilhar La Villa Romantica, na falta de um novo lugar onde um dos dois possa se hospedar…

A parte mais cômica do filme (além do Uberto, é claro!) vem quando Julie é incentivada a se livrar de Charlie para ficar com La Villa Romantica só para ela, e então os dois entram em uma guerra hilária que vai escalando a proporções inimagináveis… começa com Julie atraindo gatos para o apartamento, sabendo que Charlie é alérgico a eles, e com o Charlie doando as suas roupas para uma instituição, mas culmina na Julie trocando a fechadura e mandando Charlie para a cadeia por tentar “invadir” e o Charlie expondo as páginas do diário dela com a história de Brandon no mural de Julieta… os dois têm até uma briga exagerada e divertida ao redor da mesa de jantar, que termina com a polícia vindo vê-los e dizendo que “eles celebram Romeu e Julieta, não os Montéquios e Capuletos”, o que eu, particularmente, achei uma das melhores falas de todo o filme!

Divertido e apaixonante, “Amor em Verona” eventualmente diminui as brigas de Charlie e Julie quando eles propõem uma trégua e decidem que o outro não é tão ruim assim, e é uma delícia acompanhar as conversas entre eles, ou como La Villa Romantica parece se tornar um lugarzinho aconchegante para o romance deles, e temos uma inversão bacana de expectativa quando Julie, que está em Verona pela primeira vez, resolve “apresentar a cidade” para Charlie, que está ali pela sexta vez, mas que talvez nunca a tenha explorado da maneira que se deve… são provavelmente as melhores cenas do casal, conhecendo a cidade, fazendo um piquenique próximo ao pôr-do-sol, indo juntos a um evento de vinhos, conversando sobre sonhos e fazendo pedidos à estátua de Julieta… mas antes que eles troquem o primeiro beijo, Charlie diz que “não pode”.

E, então, chegamos à parte típica da comédia romântica quando alguma coisa dá errado – e uma das coisas que eu mais gostei em “Amor em Verona” é que o filme não assume um tom profundamente melancólico ou triste… na verdade, ganhamos algumas cenas bem hilárias com o retorno inesperado de Brandon, que está ali para pedir Julie em casamento, e a namorada/noiva de Charlie que o tinha abandonado e que adora dizer “OMG”. A chegada de Brandon e Cassie, que poderia ter sido um desastre, de fato “afasta” Julie e Charlie, mas nos proporciona aquela sequência maravilhosa do restaurante, por exemplo (a Julie servindo vinho “da maneira errada” e o Charlie comentando sobre “pessoas tomando banho e vestindo a cueca suja” foram impagáveis!), e permite que ambos tomem escolhas conscientes que não tem a ver apenas com destino…

Como Charlie comenta: também tem a ver com escolha.

E eles escolhem estar juntos. Sabe aquele “grande gesto” que é o PONTO ALTO de toda comédia romântica, e que ficamos ansiosamente esperando toda vez que vemos uma? Em “Amor em Verona”, como não podia ser diferente, vemos Charlie buscar Julie, e embora ela não esteja na sacada de Julieta, ela está na sacada e ele faz a sua declaração de amor usando palavras originais de Romeu… NÃO PODERIA SER MAIS PERFEITO. Foi fofo, foi divertido, foi emocionante – me fez sorrir e me deixou de coração quentinho! Certamente, um filme adorável para todos que, como eu, adoram uma comédia romântica que faz com que nos apaixonemos por seus protagonistas e pelo amor deles… se você for um fã de cidadezinhas italianas aconchegantes e/ou da obra clássica de William Shakespeare, então mais ainda o filme precisa ser assistido. Para mim, um filme incrível!

 

Para reviews de outros FILMES, clique aqui.

 

Comentários