A Favorita (2008)

Quem é a sua favorita?

Eu sempre falei que “A Favorita” é uma das melhores novelas das nove na Globo. Para mim, ao lado de outros clássicos do horário como “Senhora do Destino” e “O Clone”, “A Favorita” é uma telenovela interessante e concebida de uma maneira peculiar… João Emanuel Carneiro, que fazia sua estreia no horário nobre depois de ter emplacado sucessos como “Da Cor do Pecado” e “Cobras & Lagartos” no horário das sete, queria uma história onde a estrutura mais convencional das telenovelas desaparecesse, e nós não soubéssemos para quem devíamos torcer: quem é a mocinha e quem é vilã, afinal? “A Favorita”, então, apresenta duas personagens contando versões diferentes de uma mesma história, e cabe ao público escolher sua favorita, com base em dicas que o autor ia soltando durante os capítulos e que eram interpretadas de diferentes maneiras.

A ideia é excelente, e Cláudia Raia e Patrícia Pillar arrasam interpretando Donatela e Flora, respectivamente. No passado, as duas cantaram juntas em uma dupla sertaneja, Faísca & Espoleta, e a carreira da dupla chegou ao fim quando Donatela decidiu parar de cantar para se casar. A história das duas ainda é marcado por um assassinato: Marcelo, o marido de Donatela e pai de Lara. Flora passou 18 anos presa, tendo sido condenada por esse crime, e agora ela está de volta à vida de Donatela, e a pergunta constante da novela é: quem está dizendo a verdade? Donatela insiste que foi Flora quem matou o Marcelo, e que ela está ali para arruinar a vida de todo mundo; Flora insiste que Donatela manipulou o processo e que ela foi condenada injustamente, e agora precisa provar sua inocência. Sendo de 2008, no entanto, você provavelmente já sabe da verdade.

Não é a mesma coisa assistir agora, mas é interessante de uma maneira completamente diferente. Na época, eu me lembro claramente de como eu (e 90% dos brasileiros que assistiam à novela) tinha uma preferência definida, e era muito legal assistir aos capítulos e tentar provar a nossa opinião como se já fosse algo definido… mas a novela parecia mudar o tempo todo, cada hora pensávamos em uma culpada diferente. Assistindo novamente agora e sabendo qual é o plot twist que está por vir, conseguimos perceber como algumas coisas já eram visíveis desde o comecinho da novela, mas nós não percebíamos ainda. Afinal de contas, estamos habituados ao modelo clássico de telenovela, e isso afeta o nosso julgamento – e é justamente com isso que João Emanuel Carneiro brincou. Até na hora da grande revelação ele queria algo que nos surpreendesse.

Infelizmente, a proposta que tornava “A Favorita” tão única não foi assim tão bem aceita por uma parte do público, que estava ansiando por uma telenovela nos moldes clássicos e não gostou de não saber quem era a mocinha e quem era a vilã. Assim, João Emanuel Carneiro precisou adiantar essa revelação para o Capítulo 56 (E QUE CAPÍTULO INCRÍVEL!), e reformular um pouco a trama dali para a frente, o que era um perigo, mas, felizmente, ele se sai incrivelmente bem. Depois da revelação da identidade da vilã, “A Favorita” se torna um novelão clássico, mas um novelão clássico bem-escrito que dá gosto de assistir de qualquer maneira, embora não seja o que foi vendido inicialmente. Devo dizer, também, que essa novela É da Patrícia Pillar, que brilha em todos os seus momentos, entregando, provavelmente, uma das melhores personagens de sua carreira.

“A Favorita” foi um verdadeiro sucesso de audiência e de crítica, sendo aclamada pelo público e recebendo mais de 40 prêmios, dentre eles prêmios de Melhor Novela, Melhor Autor e Melhor Atriz para Patrícia Pillar. O público (que fez a novela fechar com uma média de 40 pontos na Grande São Paulo, tendo chegado a picos de 55 pontos nos últimos capítulos) ficou particularmente envolvido depois da grande revelação da assassina da trama, principalmente pelo fato de que a assassina não era quem a maior parte do público esperava que fosse. “A Favorita” teve 197 capítulos, exibidos entre 02 de junho de 2008 e 16 de janeiro de 2009, e recentemente voltou a ser muito comentada quando entrou na íntegra no Globoplay. Tendo um lugarzinho especial no coração dos noveleiros, “A Favorita” é um marco na teledramaturgia brasileira!

 

Para mais postagens de “A Favorita”, clique aqui.

 

Comentários

  1. Adoro A Favorita! Fiquei super feliz em saber que ela será reprisada no VPVDN, apesar de não achar que eu vá assistir kkkkkkk não tenho muita paciência pra ver novela duas vezes. Eu era criança quando passou pela primeira vez , mas lembro bem da revelação do plot twist e fiquei chocadissima, aqui em casa todo mundo achava que seria o contrário.
    Essa novela também tem uns personagens bem gostosos de se detestar, tipo a Lara kkkkkkkk pqp mesmo criança eu nunca fui com a cara dela, que insuportável! Lembro também que tinha um crush no personagem do Cauã Reymond e hoje em dia quando vi ele em Um Lugar Ao Sol não me trouxe nenhum sentimento KKKKKKKKKK crush de infância né.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu assisti duas vezes, mas uma na época de exibição e outra ano passado, foi uma diferença muito grande haha E valeu a pena, a novela é muito boa! O bom é que agora eu vou "revivê-la" através dos textos (tenho 67 textos escritos, vamos postando kk)

      Sobre crush em Cauã Reymond: acho que você é mais evoluída do que eu, porque eu continuo achando ele tão lindo que o crush continua existindo hahahaha Lembro-me em "Justiça", que a história dele era a mais fraquinha de todas, mas valia a pena assistir os capítulos de sexta porque ele estava muito lindo KKKKK (Mas "Justiça" era da Adriana Esteves, né? Aquela mulher é uma das melhores atrizes que existem!!!)

      Excluir

Postar um comentário