Além da Ilusão – O medo de Davi

Viver foragido é caminhar num campo minado.

Davi/Rafael está inseguro, apavorado, com medo de ser descoberto a qualquer momento. Mentir ser quem não é enquanto foge da polícia pode ser algo bem complicado e, por isso, ele precisa se esquivar de viagens à cidade ou câmeras apontadas em sua direção e, enquanto faz isso, ele pode estar afastando Isadora de si – afinal de contas, ele está assustadoramente parecido com Joaquim. Quando Isadora convida Rafael para ir ao cinema com ela e uns amigos para ver uma nova fita que chegou, ele tenta encontrar uma desculpa, mas Isadora fica bem chateada e ele acaba indo, determinado a fazê-la se sentir bem… o que ele não consegue, porque ele trata mal um repórter que aparece e tira uma foto deles sem sua autorização, então o passeio é uma chatice para os dois: Rafael está emburrado e Isadora está infeliz, exatamente como sempre ficava nos encontros com Joaquim.

E eu amo que Isadora chega a DIZER a Rafael que ele está agindo como Joaquim.

Então, Rafael tenta reverter a situação e, quando vai atrás do fotógrafo para roubar/estragar o filme na câmera, ele aproveita para pedir desculpas e, ainda, dar uma entrevista, o que faz com que a Isadora, boba, se emocione, o abrace e ainda peça desculpas por tê-lo comparado com o Joaquim… de qualquer maneira, toda a situação a deixa desconfiada, e Violeta a lembra de que ela sempre foi muito intuitiva – então tem alguma coisa aí. A entrevista de fato é publicada no dia seguinte sem foto, mas Rafael se apressa em distrair a Isadora propondo um cinema na vila operária, em uma espécie de parceria com o cinema de Campos, e então eles fazem a sua estreia com a exibição do maravilhoso “O Mágico de Oz”, de 1939, o que, é claro, é um verdadeiro evento que movimenta toda a vila operária… Isadora e Rafael, no entanto, não assistem muito à fita.

Se Davi consegue escapar de ter sua foto publicada no jornal, ele não vai conseguir escapar de pessoas que conhecem o verdadeiro Rafael Antunes e sabem que ele é um impostor: Iolanda e Margô, no caso. As vedetes chegam a Campos dos Goytacazes com Joaquim no dia da exibição de “O Mágico de Oz”, e Joaquim quer que elas cheguem acusando Rafael de ter abandonado Iolanda com um bebê, mas quando elas chegam e percebem que o homem que Joaquim chama de Rafael não é o verdadeiro Rafael, elas dão um passo atrás, para pensar no que fazer… agora, elas precisam ganhar tempo, descobrir quem é esse homem e por que está se passando por Rafael, antes de se envolverem. Então, elas se saem bem, na verdade, porque Joaquim as procura FURIOSO porque não fizeram o que combinaram, mas Margô é inteligente e diz que quer uma garantia de que ele vai cumprir a sua parte do acordo…

Agora, Joaquim precisa garantir que o espetáculo vai ser montado, antes de conseguir que elas façam qualquer coisa, e ele mesmo vai ter que bancar o show, porque o cassino não está interessado em investir em algo incerto. Enquanto isso, Iolanda e Margô fazem uma pesquisa e encontram a notícia do acidente de trem, que cita o Rafael Antunes, e têm certeza, finalmente, de que Davi é um impostor quando encontram a entrevista publicada sem foto, aquela que ele deu ao repórter no cinema, porque a história que Davi/Rafael contou bate exatamente com a do verdadeiro Rafael Antunes, mesmo que ele não seja o verdadeiro Rafael Antunes… agora, elas querem saber o que aconteceu a Rafael, e sabem que, se esse homem que se passa por ele esconde um segredo tão grande assim, essa informação vai fazer com que ele coma nas suas mãos.

Finalmente, as coisas estão começando a dar errado para o Rafael! E podem piorar ainda mais… o juiz que foi o responsável por sentenciá-lo a 20 anos de cadeia é assassinado, e Davi Jardim, é claro, é o principal suspeito – afinal de contas, ele fugiu da cadeia recentemente… depois da visita de Romana, o advogado que cuidava do seu caso no passado também o visita na Tecelagem Tropical, para contar-lhe sobre o assassinato do juiz e para sugerir que ele se entregue para a polícia, dizendo que ele tem um álibi para esse assassinato, por estar ali esse tempo todo, mas Davi não quer se entregar, não enquanto ele não conseguir provar a sua inocência – “Encontre o perito, aí sim eu me entrego. Até lá, eu continuo sendo Rafael Antunes”. É claro que talvez isso não seja uma escolha de Davi, porque o verdadeiro Rafael está prestes a despertar no hospital.

Joaquim, por fim, joga bem, “usando as mesmas armas de Rafael”, quando usa o show de Iolanda e Margô para impressionar Isadora – afinal de contas, ela sempre gostou das artes e é uma figurinista competente. Então, quando percebe que elas precisarão de alguém que desenhe seus figurinos, Joaquim procura Isadora com uma proposta irrecusável: “Na verdade, a minha surpresa é um convite: eu gostaria de saber se a grande Dalva Miranda não aceitaria assinar o figurino do espetáculo?” Rafael age como um babaca, dizendo que Isadora não vai ter tempo para isso, mas ele não pode impedi-la, não se não quiser ser exatamente como o Joaquim: até porque isso a deixa tão feliz, tão realizada, e ela se sente valorizada com o convite… é um grande sonho se realizando e, de um jeito ou de outro, ela vai encontrar um tempo para fazer os figurinos.

E, portanto, aceita o convite.

E está certíssima… é uma jogada do Joaquim? Sim. Mas Isadora precisava aceitar e Rafael não tem direito algum de dizer o contrário!

 

Para mais postagens de “Além da Ilusão”, clique aqui.

 

Comentários