¿Quién es Quién? – Madalena enfrenta Justino

“Eres un pervertido y no tienes idea de cuánto te odio”

UM DOS MOMENTOS MAIS AGUARDADOS DE “¿QUIÉN ES QUIÉN?”, CERTAMENTE! Depois que Tanya e Eugenio se casaram, tanto porque se amam quanto porque a imigração estava atrás dela para deportá-la de volta ao México, a trama caminhou até finalmente mostrar o momento em que todos descobriram o que Justino fez contra a moça. Não dava para continuar com Justino ligando e ameaçando a vida de Eugenio, então isso é finalmente resolvido pelo roteiro. Quando está na casa de Eugenio para “conhecer sua família”, Tanya se apavora ao ver Justino, ou o “Don Pepe”, sentado na sala da casa, e ela sai correndo, assustada – ela pensa em ir embora do país, mas ela não pode deixar que um velho desgraçado como aquele arruíne a sua vida… não pode deixar que, por culpa dele, ela deixe de viver um amor sincero e verdadeiro como o que tem com Eugenio.

Todo fofo, como sempre, Eugenio vai em busca dela e deixa o pai para trás, e quando ele bate à porta da casa dela, ele pede que ela abra e fale com ele… chorando, Tanya diz que “é melhor ir embora para o México”, mas Eugenio diz que não – embora não concordemos com ela, entendemos a dor de Tanya, e como ela não sabe como olhar para Eugenio depois de tudo o que aconteceu. Até porque as memórias sempre serão muito fortes, especialmente agora que sabe que o velho que a abusou é justamente o pai do homem que ama. Depois de Eugenio conversar brevemente com Tanya, outras duas pessoas vêm conversar com ela: Paloma e Madalena, que agora já sabe de tudo. Ela diz que não está ali para acusá-la de nada, mas ela quer saber toda a verdade, e quer escutar a versão da boca de Tanya, para saber tudo o que Justino fez.

Ela não vai mais cair nas mentiras de Justino, e quer tomar as medidas necessárias.

É fortíssimo, mas Tanya tem o apoio necessário e isso a impulsiona a contar toda a história, e então é como se relembrássemos todos os horrores cometidos por Justino. Tanya conta sobre como conheceu “Don Pepe”, como confiou nele, conta as coisas que ele lhe disse, enquanto Eugenio, Paloma e Madalena podem ir associando a todas as mentiras que ele contou para eles e então, tudo faz sentido, tudo se encaixa, o horror se torna completo. Ela conta de como “Don Pepe” a dopava e as duas piores coisas: como abusou dela e como a fez acreditar que Eugenio era o seu “molestador”. Tudo o que fez é HORRÍVEL, e a cada segundo de narrativa se torna mais horrível ainda, e tudo se encaixa… a maneira como o colar de Eugenio sumiu da casa, por exemplo, e apareceu no chão do quarto de Tanya, que só pode ter sido levado para lá pelo próprio Justino…

Wow.

“Ele me fez acreditar que Eugenio tinha a culpa de tudo”

Para tentar se defender da história que vazou, Justino começa a espalhar boatos no mercado de que Tanya tentou seduzi-lo (faz-me rir!), mas ele não tem tempo de ir muito longe – Madalena chega acompanhada de Paloma e Eugenio, e ela tem muito o que dizer. Com um grito chamando seu nome e mais nada, Madalena faz Justino parar. Então ela se aproxima dele, a raiva no olhar e na postura, e ela dá um tapa TÃO FORTE nele que ele chega a rodopiar e cair, e fica lá no chão, atordoado demais para se levantar, por uns segundos. Seus olhos expressam que ele está assustado, mas agora JÁ É TARDE DEMAIS. E Madalena protagoniza uma das melhores cenas da novela: ela o detona, e ele não tem mais como negar ou fugir, todas as informações são contra ele – os gastos furtivos, as promessas, e Eugenio olha com nojo e Paloma com decepção, mas nenhum dos dois diz nada. Aquele é o momento da mãe tomar e frente, e eles só estão ali para apoiá-la.

Madalena coloca tudo para fora no meio do mercado, fazendo questão de que todos ouçam que tipo de homem ele é e o que fez – adoro como o humilha, como o chama de “infeliz” e “desgraçado”, e percebemos a massa se unindo contra ele, o desprezando. No fim, patético, ele tenta pedir a ajuda de Paloma, mas ela é maravilhosa: ela diz que ele a humilhou quando ela voltou para casa grávida, e não pode esperar que ela esteja do seu lado depois do que fez… eu adoro o momento em que ela diz, sensata, que sempre será agradecida por ele ter lhe dado a vida, mas, naquele momento, ele não sabe o que ela daria para não ter nenhum parentesco com ele. Ela arrebentou! Enfurecido, Justino grita com todo mundo no mercado e se acha no direito de ir à casa de Tanya, acusá-la de “ter destruído sua família”. É um momento tenso e assustador, mas felizmente ele não faz nada mais que gritar com ela.

Enquanto isso, Madalena se desculpa com os filhos por ter falhado com eles, por não ter feito nada todas as vezes em que precisava ter agido, mas manda que Eugenio vá em busca de sua esposa: eles têm que estar juntos agora, não será fácil para eles. E, se depender de Justino, não será fácil mesmo, porque o velho desgraçado tenta colocar dúvidas na cabeça de Tanya, dizendo que Eugenio não acredita 100% nela e que nunca saberá quem deles está dizendo a verdade. Felizmente, ainda que tenha suas próprias dúvidas e inseguranças, Tanya não as deixa transparecer e, firme, diz a Justino que Eugenio a ama e nem ele nem ninguém vai separá-los. Quando Eugenio chega, Tanya não conta do que aconteceu, e ele é todo fofo, a abraçando e dizendo que a ama, e embora ela saiba disso tudo, no fundo, ela está muito mexida e muito impressionada.

Madalena, então, tem uma última atitude maravilhosa: ela espera o desgraçado sentada na sala, séria e firme, com as malas já o esperando para que ele vá embora. Antes de deixar que ele vá, no entanto, ela diz que ele vai assinar as escrituras da casa, cedendo-a para Eugenio e sua esposa. Adoro como ela diz, com naturalidade e firmeza, que “ele vai assinar os documentos, dar a casa a Eugenio e Tanya, e então vai sumir de suas vidas para sempre”. ÍCONE QUE FALA, NÉ? Justino tenta racionalizar, tenta dizer que “muitas mulheres perdoam seus maridos”, mas Madalena diz que o que fez não foi infidelidade, mas PERVERSÃO, e ela não pode perdoar isso: se ele não assinar os documentos, ela mesma o denunciará à polícia. Justino diz que “ela não tem provas”, mas ela diz que tem provas dos anos de abusos psicológicos contra ela e contra os filhos, ela já falou com um advogado e sabe bem o que fazer… FINALMENTE MADALENA TOMOU UMA ATITUDE.

E NÃO ESTÁ PARA BRINCADEIRAS.

RAINHA! <3

 

Para mais postagens de “¿Quién es Quién?”, clique aqui.

Ou visite nossa Página: Além do Cantinho de Luz

 

Comentários