Manner of Death – Final Episode

“Você quer se casar comigo?”

Vou ficar com saudades de Bun e Tan e a química maravilhosa que Max e Tul compartilham em cena, assim como também vou ficar eternamente desejando dois spin-offs de “Manner of Death”: um com Sorn e That, e outro com Oat e o Inspetor M – juro que me parece um crime que ainda não tenha sido lançado um BL com a história do romance do Dr. Oat e o Inspetor M, especialmente quando eles nos entregam momentos pequenos, mas fofos dos dois! O último episódio de “Manner of Death” é equilibrado e interessante como toda a série: tem ali a sua carga de suspense e tensão na conclusão do caso que envolveu tantas pessoas e cresceu assustadoramente durante a série, mas também teve seus momentos fofos e românticos, e eu chorei durante o pedido de casamento de Tan… também estou aceitando um especial que mostre o casamento de Bun e Tan, hein?

O episódio começa quando ainda não sabíamos como essa trama seria encerrada. Bun e Tan haviam descoberto um vídeo no celular de Pued que incriminava Rung pela morte de Jane (e o episódio chega a trazer mais um flashback mostrando toda a discussão que antecedeu o assassinato de Pued, e como ele chegou a falar com ela sobre esse vídeo), e então eles telefonam para ela e enviam o vídeo, para chantageá-la… o problema, é claro, é que eles estão lidando com uma máfia imensa, cheia de gente perigosa e que não tem limites: então, a mando de Rung, Por é sequestrado e feito refém, para servir como troca do vídeo… naturalmente, no entanto, Rung sabe que Tan pode entregar-lhe apenas uma cópia do vídeo e continuar com algum guardado, então ele sabe, desde a ligação dela, que ela não está o chamando realmente para uma “negociação”…

É uma armadilha para matá-lo.

A tensão toma conta da primeira parte do episódio final! Temos muitas armas apontadas, temos reviravoltas interessantes, temos escapadas que nem sempre fizeram tanto sentido, mas que geraram um bom episódio cheio de ação, que era o que “Manner of Death” exigia em sua conclusão. Sorn e That acabam ajudando colocando fogo em umas folhas e chamando a atenção de alguns dos capangas de Rung, permitindo que Tan possa tentar “virar o jogo” e tomar conta da situação, mas depois as coisas viram novamente e parece que Bun, Tan e Por não têm para onde fugir… eles são colocados de joelho no chão no meio da floresta, e nos perguntamos quem é que virá para salvá-los – embora tenhamos clareza de quem esperamos que apareça, e já sabemos, no fundo, que é ele quando ouvimos um tiro que movimenta tudo mais uma vez: o Inspetor M.

É TÃO BOM VER O INSPETOR M DE VOLTA! Eu senti, da última vez, que Oat estava mentindo para Tung e para Gun quando disse que o Inspetor estava muito mal e que, mesmo que se recuperasse, ficaria paralisado. Mesmo assim, foi gostoso demais vê-lo reaparecer e dar uns socos em Gun… eu só não achava que ele fosse matá-lo daquela maneira e aquilo me deixou um pouco atordoado, mas… de qualquer maneira, fico felicíssimo por termos o Inspetor M de volta, por ele ter se tornado um aliado tão importante, e eu adoro que, em outras cenas, o vemos largarum pouco aquela postura dura de quem nunca sorri – o vimos sorrir brevemente em raras ocasiões, como quando ele ajudou Bun e Tan e os escondeu, e agora o vemos sorrir quando ele vai ao hospital e leva comida para o Dr. Oat (!), por exemplo… sério, esses dois mereciam mais destaque!

Embora escapem com vida de toda a armadilha e salvem Por, nada está resolvido ainda… Bun e Tan precisam dar um jeito de denunciar não apenas a Rung, pelo assassinato de Jane, mas todos os demais criminosos que estão envolvidos no tráfico de humanos, prostituição e estupro de vulneráveis: o deputado Songchai, o comandante Tung e o juiz Suradej. Felizmente, eles têm a ajuda daquele cara entendido de tecnologias para quem eles levaram o SD card, em outra ocasião, e ele implantou no celular que Tan entrega para Rung um vírus que vai colocar na internet o vídeo do assassinato de Jane assim que ela tentar excluí-lo, e que também tem GPS, para o caso de ela tentar escapar, agora que o cerco está se fechando… então, começamos a esperar pelo momento em que Bun, Tan e seus aliados vão conseguir derrubar os outros um por um.

O primeiro a cair é o comandante Tung. A polícia está cercando Bun e Tan para prendê-los com acusações estapafúrdias que estão ali apenas para tirá-los do caminho, mas o amigo de Bun e Tan os ajuda a encontrar outras provas que Jane juntou contra todos os criminosos: armazenados na nuvem, naquele e-mail cuja senha estava anotada em um livro de conto de fadas que Bun emprestara a Jane e que chegamos a ver em outro episódio… quando a polícia está prestes a prender Bun e Tan, os vídeos que incriminam o comandante Tung começam a aparecer nos celulares de todos os outros policiais, e então eles se voltam contra ele: É MARAVILHOSO DEMAIS VER O INSPETOR M, MAIS LINDO QUE NUNCA, CHEGANDO PARA PRENDÊ-LO. Foi uma satisfação muito grande ver o Tung ir preso, e mal podia esperar para ver os demais…

Infelizmente, nem todos são presos: o deputado Songchai consegue escapar, o que é frustrante, mas bastante real. Rung recebe um final bastante sangrento: ela é capturada e entregue para Por que, em outra ocasião, dissera que “vingaria a morte do irmão”, então ele a mata, mas coloca a arma na mão dela para que ela mesma puxe o gatilho e fique parecendo um suicídio… é brutal, mas tem um tom de ironia, pensando em como ela matou a irmã e tentou fazer parecer que Jane havia se matado. Por fim, o juiz Suradej, que quase achamos que vai escapar, porque inicialmente não existem provas contra ele, mas o Inspetor M, Bun e Nam chegam com as acusações perfeitas: eles têm o depoimento de Nam e um mandato para um exame que pode provar que Suradej era o responsável pelas mordidas nas vítimas que apareceram… ele também caiu.

Então, as coisas acabam razoavelmente bem… os vídeos de Jane tomam a internet e Viangpha Mork pode seguir a sua vida… gostei de ver pequenas cenas que mostram um pouquinho dos personagens depois da poeira abaixar, como o Tan de volta à sala de aula, a Nam toda dedicada nos estudos porque quer se tornar médica, o Sorn saindo da escola com aquele seu sorriso sempre fofo e contagiante, com o That o esperando na moto do lado de fora e, é claro, aquela já mencionada cena na qual o Inspetor M vai até o hospital e encontra o Dr. Oat, que o recebe com um sorriso imenso no rosto… ainda defendo a ideia de que esses dois poderiam facilmente protagonizar um BL de sucesso. E, se o cenário fosse Viangpha Mork, ainda poderíamos ter participações especiais de Bun e Tan, mesmo que brevemente, e Sorn e That como casal secundário bem desenvolvido.

Sonho.

Depois, o episódio nos leva para um momento surpreendentemente romântico, mesmo que comece bastante estranho… Tan pensa em um pedido de casamento que é a cara da história dele e de Bun, e que parece desesperador, com os dois correndo pela mata e sendo perseguidos por mascarados, mas que acaba se tornando muito emotivo quando Bun abre uma caixinha que Tan estava carregando e, ali, tem uma declaração de amor lindíssima que é acompanhada por cenas do casal ao longo da série – Tan fala sobre como não se lembra quando foi que ele começou a sentir o coração bater mais forte, quando começou a sorrir antes de dormir e coisas assim, mas embora não se lembre quando começou, ele se lembra com quem começou… e, no fim, tem uma foto dos dois, uma foto que os vimos tirar em outro episódio, e uma aliança para o pedido de casamento.

EU ACHEI A COISA MAIS FOFA. Quando a cena começou, e eu imaginei que fosse algo assim, eu não imaginei que eu ficaria tão emotivo, mas acho que junta o fato de que é o fim da série, de que eu os amei e que estou me despedindo – achei muito legal que Sorn, That e o Inspetor M participaram do pedido de casamento e estiveram presentes nesse momento tão importante, mas achei que o Dr. Oat podia também ter estado ali! O momento é lindo, Bun chora de felicidade, abraça o Tan com muito carinho, e os dois compartilham um último momento lindíssimo, olhando a paisagem de Viangpha Mork do alto, com o Bun sendo fofo e romântico e pedindo que o Tan o traga ali mais vezes no futuro… os dois entregaram tudo nesse BL cheio de suspense, tensão, investigação e, como não podia faltar, muito amor, carinho e uma química incrível.

Adorei!

 

Para mais postagens de Manner of Death, clique aqui.

 

Comentários