Phil of the Future (Phil do Futuro) 1x19 – Halloween


“Observe. One typical 12-year-old girl by the name of Deborah Berwick, fueled by the desire to do good, she has sent a seemingly impossible goal. But… as we will soon find out, nothing is impossible… on Halloween”

 

ESSE É O MELHOR E MAIS INESPERADO EPISÓDIO DA PRIMEIRA TEMPORADA. Eu adoro episódios temáticos de Halloween, e “Phil do Futuro” entrega um dos melhores episódios do canal com essa temática, misturando um pouquinho da questão futurística com o sobrenatural, e fazendo referências a elementos da cultura pop como “Exterminador do Futuro” e “Scooby-Doo”, mas uma das melhores referências, a meu ver, está já na introdução do episódio. Debbie Berwick anuncia nos anúncios matinais da escola que seu plano é fazer 50.000 cupcakes para ajudar pessoas carentes nesse Halloween, e então Phil Diffy se vira para a câmera e faz uma narração que é uma referência brilhante a “The Twilight Zone”. A escrita do texto, o tom de voz e jeito de falar do Phil, até mesmo a trilha sonora no fundo… sério, esse início me deixou sorrindo que nem um bobo.

Depois, o episódio se desenvolve incrivelmente bem, e é divertido e criativo ao mesmo tempo! Ele até começa como um episódio normal de “Phil do Futuro”, apresentando a trama de Phil e Keely e de Pim. De um lado, Keely está tentando decidir que fantasia ela e Phil podem usar para o Halloween para tentar ganhar o concurso anual de fantasias, com direito ao Phil contando um pouquinho sobre como as fantasias de Halloween funcionam no futuro. Em paralelo, Pim está tentando lucrar em cima da demolição da fábrica de tomates, organizando um passeio para que os alunos possam assistir ao “evento”, o que parece estar irritando um pouco a Debbie, que quer ajuda na confecção dos 50.000 cupcakes que são a sua meta… então, ela acaba convocando a ajuda de Pim Diffy e, pela primeira vez, Pim não pode negar, porque Debbie está mais assustadora que nunca.

Gostei muito de como eles transformaram Debbie Berwik na vilã do episódio, foi a melhor coisa que eles podiam ter feito, porque é inesperado – e eles o fazem de uma maneira perfeitamente criativa e que tem tudo a ver com a série! Debbie apresenta uma voz quase demoníaca, uma risada maquiavélica e uma força inacreditável que faz Pim deixar de lado seu plano para assistir à demolição da fábrica de tomates e a coloca para preparar cupcakes ininterruptamente. Enquanto isso, Phil acaba descobrindo nas coisas do pai algo sobre uns ciborgues que deram problema no futuro e foram enviados para o início do século XXI (!), e um deles se parece exatamente com Debbie Berwick. Então, a pegada “The Twilight Zone” de “Phil do Futuro” faz com que nos questionemos: e se Debbie Berwick tiver sido uma ciborgue Sugar & Spice esse tempo todo?

Quer dizer, faria sentido, de acordo com o explicado no episódio… eles foram desenvolvidos para ajudarem as pessoas, para serem doces, educados e ver o lado bom de tudo – que é exatamente a Debbie que conhecemos! Com o tempo, no entanto, essa bondade exacerbada sai de controle e se torna em maldade, e parece ser o que estamos acompanhando nesse episódio de Halloween. Então, vemos uma Debbie completamente diferente da que estamos habituados, e ela é ameaçadora, deixando a Pim morrendo de medo, e fazendo com que a Pim escravize todos os alunos da H. G. Wells para que eles trabalhem como escravos na confecção do exuberante número de 50.000 cupcakes! A inversão do tradicional é o grande brilho desse episódio, e tudo isso gera ótimos momentos de diversão! E adoro como Phil e Keely se unem à trama.

Eles vão à escola fantasiados de “um jogador de hockey de duas cabeças”, mas encontram a escola sinistramente decorada para o Halloween e vazia – porque todo mundo está fazendo cupcakes. É muito legal como o Phil tenta convencer Keely de que tudo é armado, até que ele não possa mais negá-lo quando armários começam a abrir por todos os lados, com a foto de Debbie lá dentro. Aí, o episódio se torna digno de um episódio de “The Nightmare Room” (nossa, como eu amava essa série! “The Nightmare Room”, por sua vez, é uma versão infantil de “The Twilight Zone”, à sua maneira), com sustos, com Phil e Keely correndo pela escola e, por fim, enfrentando a Debbie-Ciborgue para salvar não apenas Pim, mas todos os alunos escravizados da H. G. Wells. É um episódio inusitado, criativo, inesperado e o meu favorito nessa temporada de “Phil do Futuro”.

 

“I hope you enjoyed a little Halloween tale tonight. It was our version of dressing up in a sheet and saying boo. Rest assured that the people of Pickford are safe and sound and that no one here is planning on taking over the world. Well, except for my little sister, Pim. You know how she gets a little crazy sometimes. So if your doorbell rings and no one answers, that’s no Sugar & Spice cyborg. That’s Halloween”

 

Para mais postagens de Phil do Futuro, clique aqui.

 

Comentários