BIA – Manuel confronta os Gutiérrez

“Até quando ia me ocultar que sou seu filho?”

Finalmente Manuel descobriu a verdade… durante toda essa temporada, Manuel ficou tentando descobrir mais informações de seu pai, desconfiado que António estava escondendo alguma coisa, porque ninguém queria lhe falar sobre seu pai. Depois, o “tio” inventou uma história a respeito de um tal de “Sérgio Gutiérrez”, um homem que seria um criminoso perigoso que fora preso em outro país ou qualquer coisa assim, uma mentira frágil que é facilmente desmentida. Então, Manuel acaba indo em busca da informação em quem pode de fato lhe dizer a verdade: a própria mãe. Quando a mãe descobre o que António dissera a Manuel, ela decide que chegou a hora de ele saber a verdade, por isso vem pessoalmente falar com ele – e, sendo Disney, eu fiquei temendo que alguma coisa fosse eventualmente dar errado, mas ela tem tempo de dizer a verdade: ele é filho de António.

Agora, Manuel precisa processar essa informação completamente inesperada para ele. Conseguimos ver sua cabeça girando com a notícia, e então ele sai, tendo todo o direito de estar se sentindo bravo depois de ser enganado sua vida inteira… a primeira pessoa para quem Manuel liga e conta a notícia, então, é Bia. Ele pede para conversar com ela e, quando a encontra, diz que é filho de António, e é muito bonita essa parceria entre os dois, de poderem contar tudo um ao outro, mesmo que não estejam mais namorando – Manuel fala sobre a conexão especial que sempre sentiu com Victor, e diz que agora entende por que, mas não é o mesmo com António, porque ele não consegue suportar a ideia de que ele é seu pai! Não deve ser nada fácil descobrir que António é seu pai e, pior, que Alex é seu irmão… imagina só o sofrimento?

Então, Manuel vai falar pessoalmente com António, que abre a porta todo “receptivo”, sem saber da bomba que o espera, e é uma falsidade irritante e sem tamanho! Eu adorei como Manuel conduz tudo aquilo, porque António diz que “o Victor não está”, e Manuel responde que “não veio ali para falar com seu irmão”. PODEMOS VER O ANTÓNIO MORRENDO DE MEDO E É SENSACIONAL… reconfortante até. Manuel está bravo, enojado, mas ele também está chorando, porque tudo é muito forte e muito revoltante, e ele diz a António que não veio ali para lhe pedir nada, porque só quer que ele lhe explique por que mentiu a vida inteira, mas depois vai embora… Manuel chega a dizer que “preferia nunca o ter conhecido”, e eu achei aquilo incrível! António tenta encontrar um caminho para escapar dessa conversa, mas já é tarde demais.

António tenta usar Paula para não precisar enfrentar o Manuel, dizendo que “ela está em casa e não quer que ela fique mal os ouvindo falar sobre isso”, mas ela aparece bem na hora e interfere, pedindo que António “não a coloque no meio disso”, e ainda diz que MANUEL TEM TODO O DIREITO DE ESTAR ASSIM. Então, Manuel finalmente entende que a “tia” sabia que ele era filho de António, e por isso o tratou daquela maneira durante todo aquele tempo… por isso não queria que ele estivesse ali. Paula pede desculpas (mas eu não gosto dessa tentativa de redimir a personagem, porque eu continuo a achando nojenta, assim como o António… só por motivos diferentes!), e diz a António que o mínimo que Manuel merece é uma explicação. Amei ver o Manuel conversando com António, e também com Alex, que sabia disso e nunca lhe contou.

Mas um dos momentos mais aguardados, mais bonitos e mais emocionantes é quando Manuel finalmente encontra Victor depois de ambos saberem a verdade, saberem que são irmãos. Eles se encontram na Residência Kunst, e é um momento tão terno entre dois irmãos que, mesmo sem saberem que eram irmãos, sempre sentiram isso no coração. A maneira como eles se olham, como sorriem, a expressão quase tímida de Manuel antes de perceber que pode sorrir abertamente, e então ele abraça o IRMÃO. É uma cena de arrepiar! Também achei muito fofo o Victor dizendo que essa é “a melhor notícia que ele recebeu nos últimos 10 anos”. Vamos ver, agora, como os dois lidam com outra informação, que é o fato de Victor ter mentido sobre o acidente durante tanto tempo, e não ter nem mesmo contado a Manuel… Manuel acha que Victor não mentiria para ele.

E agora?

 

Para mais postagens de BIA, clique aqui.

Ou visite nossa Página: Além do Cantinho de Luz

 

Comentários