Além da Ilusão – A cartada de Joaquim

“Vocês não me conhecem, nunca me viram na vida…”

Dessa vez, JOAQUIM FOI CERTEIRO! Não sei bem como vai se desenrolar essa história toda do filho de Iolanda e o verdadeiro Rafael Antunes, mas estou gostando de ver o Davi não se dar bem pela primeira vez em muito tempo… infelizmente, “Além da Ilusão” entrou em uma espiral perigosa na qual tudo se resolve “milagrosamente” para Davi, com o roteiro entregando coisas convenientes demais (a ponto de ser irritante) para que ele resolva todo e qualquer conflito – e me incomoda o fato de que supostamente Davi é apenas um ilusionista, quando ele fica fazendo truques que são muito mais do que ilusionismo… não me surpreenderia se a autora resolvesse que o Davi pode “apagar a memória das pessoas” e ele fizesse todo mundo esquecer essa história de Iolanda, Toninho e enfim… mas, dessa vez, talvez Davi só se safe dessa quando descobrirem quem ele é de verdade.

Será que teremos uma reviravolta dessas em breve?

A noite da estreia do show de Margô e Iolanda é UMA NOITE DE SURPRESAS. Isadora está realizada porque o seu figurino é um sucesso; Joaquim, dissimulado, procura Isadora para parabenizá-la; e Iolanda aparece, finalmente, com o seu filho nos braços para entregá-lo a Rafael e dizer: “Chegou a hora de você reconhecer o seu filho e assumir a criança”. Exatamente como o Joaquim queria e planejara, Isadora faz isso NA FRENTE DE TODO MUNDO: Isadora, Violeta, Heloísa, o público do cassino… é um espetáculo. Horrorizada, Isadora pede explicações de Rafael, que está tão em choque e tão confuso que ele não consegue nem reagir, e continua em silêncio, mesmo quando Iolanda coloca o bebê nos seus braços. Então, para entender o que está acontecendo, Rafael/Davi diz a Isadora que vai conversar com Iolanda e, depois, ele explicará tudo.

A cena de Davi/Rafael com as vedetes, nos bastidores do espetáculo, é muito boa, porque ele chega se achando um máximo, dizendo que ele não é o pai daquele menino e elas sabem disso, “porque eles nunca nem se viram na vida”, mas ele não está com as cartas, como imagina. Ele pergunta quem armou contra ele e manda Iolanda ir lá fora e desmentir tudo, mas Margô tem um sorriso inabalável no rosto, de quem sabe mais do que ele, que, eu não vou negar, EU AMO – já estava tão cansado do roteiro entregando tudo de mãos beijadas para o Rafael com as soluções mais estapafúrdias e convenientes, que estou feliz em vê-lo em maus lençóis, finamente. Tranquilamente, Margô diz que pode ir ao palco e desmentir tudo mesmo, mas, para fazer isso, ela teria que contar que ele é um impostor… quando Davi percebe que elas conhecem o verdadeiro Rafael Antunes, ele finalmente baixa a crista.

Amei ver o Davi morrendo de medo – porque, dessa vez, as coisas não vão ser tão fáceis quanto ele está acostumado que elas sejam. Davi até tenta se engrandecer mais uma vez e dizer que elas estão nas suas mãos, porque precisam que esse plano dê certo se não contaram ainda para o Joaquim que ele não é o verdadeiro Rafael Antunes, mas é uma confiança estúpida, porque ele está muito mais nas mãos delas que o contrário… de qualquer maneira, eles entram em um acordo: Davi diz que vai reconhecer Toninho como seu filho (!), mas todos ali precisam continuar acreditando que ele é o Rafael. As possibilidades são infinitas, e as coisas podem dar errado de várias maneiras diferentes… por ora, Joaquim conseguiu o que ele queria, que era afastar “Rafael” de Isadora, mas a verdade é que Joaquim nem desconfia que está perto demais de algo muito maior.

Arrasada, Isadora vai falar com Iolanda (“Então o Rafael é mesmo pai do Toninho?”) e, depois, com o próprio “Rafael”, em um embate que não envolve gritos nem nada, mas bastante lamentação, lágrimas e corações visivelmente arrasados… desacreditada e incentivada por uma conversa com Úrsula (!), Isadora diz a Rafael que agora ele e Iolanda precisam ficar juntos, se casar e constituir uma família, para que Toninho cresça com os dois pais presentes – “Eu tô sobrando nessa história. E pelo bem do seu filho, Rafael, o nosso namoro acaba aqui”. Davi/Rafael chora, implora, diz que a ama, e Isadora diz que o ama também, mas que isso não é mais sobre eles… nos planos ideais de Joaquim, Rafael e Iolanda de fato se casariam, mas Iolanda diz que não vai fazer isso, porque é sua vida que está em jogo e isso não estava no acordo, então não.

E é inegociável.

Acredito que vai ser bem difícil, agora, acompanhar tanto o Davi/Rafael quanto a Isadora em luto por causa do fim do namoro deles… não porque vamos sofrer com eles e torcer pelo amor deles, como é gostoso em novelas, mas porque eles vão se tornar insuportáveis mesmo. Já percebi que estou sem paciência nenhuma para o “Rafael” se fazendo de vítima e chorando pelos cantos, furioso, dizendo que “o desgraçado do Joaquim conseguiu o que queria”. Também estou sem paciência para a Isadora citando a Elisa e culpando a mãe e a tia por terem insistido para que ela “se abrisse para o amor”, o que só a fez sofrer. Agora, ela vai voltar ao que era antes, talvez mais dura ainda, decidida a se fechar para o amor, a sufocar o que sente por Rafael, e talvez vá procurar consolo com Joaquim? Sabemos que Joaquim está contando com isso, e já está rondando, satisfeito com o que conseguiu.

Tempos sombrios nos aguardam em “Além da Ilusão”.

Acredito que faria bem para a novela, agora, todos descobrirem que Rafael é o Davi!

 

Para mais postagens de “Além da Ilusão”, clique aqui.

 

Comentários