A Favorita – A festa de aniversário de Lara

“Me disseram que a mãe da aniversariante é uma perua completamente maluca”

É o aniversário de 21 anos de Lara, e Donatela quer um evento pomposo e cheio de pessoas que Lara nem conhece, apenas pela mídia – bem que Zé Bob descreveu o evento como “a festa de aniversário da filha de uma granfina”. Donatela é exagerada, e parece bastante deslumbrada com o dinheiro e tudo o mais, e nosso histórico de novelas nos ensinou a odiar personagens como a Donatela… à meia-noite, ela chega ao quarto de Lara para conversar com ela e ser a primeira a dar parabéns, em uma relação um pouco possessiva, e lhe dá os presentes de aniversário, que é um vestido para ela usar na festa e um colar com a foto das duas. É tudo muito complexo em “A Favorita”, porque a novela foi concebida para opor Flora e Donatela e para que não nos sentíssemos à vontade gostando nem de uma nem de outra, porque estamos o tempo todo desconfiando.

O texto de “A Favorita” é impecável. QUE NOVELA INCRÍVEL.

Naquele momento, por exemplo, eu fiquei incomodado com a Donatela, impondo sua presença, mas também entendemos os seus motivos, sejam eles quais fossem – Donatela estava com medo de perder a Lara, se estivesse falando a verdade, ou com medo de que ela descobrisse a verdade a partir de Flora, se estivesse mentindo. Outro momento que me irrita de Donatela é em relação ao namoro de Lara com Cassiano, e comentários condescendentes do tipo “Era só o que me faltava… o namorado proletário e o seu clã” durante a chegada do rapaz e de sua família. Sério, Donatela é o tipo de pessoa que eu detesto. E eu acho que ela podia demonstrar mais amor à filha do que simplesmente a dando presentes, mas aceitando o seu namoro, por exemplo… dá para ver a felicidade genuína no rosto de Lara quando Cassiano chega e ela vai recebê-lo.

Até porque é uma das poucas pessoas que ela de fato convidou e de fato queria ali, na “sua” festa.

Zé Bob é quem proporciona um dos melhores momentos da festa, porque ele está entediado, bravo com o deputado estadual, safado, corrupto e posando para foto, e então ele acaba desabafando com Donatela… Zé Bob conhece Donatela quando os dois se esbarram e o vestido dela rasga um pouco, e então nos perguntamos se vai rolar um clima entre eles, porque essa seria a parte mais irônica de tudo, não? Flora e Donatela, depois de tantos anos, se apaixonando novamente pelo mesmo homem… Donatela pergunta para Zé Bob se ele é um convidado da aniversariante, e ele se apresenta como jornalista, e comenta que não gosta de cobrir “esse tipo de evento”, e então a confusão nasce! Donatela não diz quem é e lhe dá corda, para ouvir até onde ele vai falando mal do evento que ela organizou e o que eu posso dizer é: Zé Bob tem muito a dizer.

O mais bizarro é que Zé Bob ainda acha uma brecha para ser galante e sedutor, falando sobre “conhecer mulheres bonitas”, ao mesmo tempo em que descreve a festa dizendo que ela é “de uma cafonice medonha”, e Donatela o faz falar: “Mas tirou as palavras da minha boca! Que festa ridícula, gente!” A melhor parte é o Zé Bob falando da própria Donatela e ela fingindo que concorda: “Me disseram que a mãe da aniversariante é uma perua completamente maluca”. A sequência é perfeita e hilária, e fica ainda melhor quando Donatela se retira e Alícia se aproxima de Zé Bob para perguntar “o que tanto ele conversava com Donatela Fontine”. A CARA DO ZÉ BOB NESSE MOMENTO É SENSACIONAL. No fim, Zé Bob e Donatela discutem, ela diz que “ele é muito mal informado para um jornalista”, e pergunta se ele vai pedir desculpas, mas, firme, ele diz que “não retira nada do que disse”.

Essa história ainda vai render!

Enquanto isso, Dona Irene vai atrás de Flora porque seguiu Dodi conforme Flora sugeriu, e descobriu que ele pode estar enganando seu marido, como ela sugeriu, então ela quer saber o que mais ela tem a dizer… então, Flora diz que, para conhecer Donatela, Irene precisa saber a história inteira. “Eu vou te contar a história real. Eu vou começar do início”. Quando Flora tinha 6 anos, Donatela se mudou com a família para a casa da frente da sua, e quando os pais de Donatela morreram em um acidente, Pedro a encontrou sozinha, em uma cena de cortar o coração, e a levou para casa… e ela foi ficando. Então, Pedro criou Donatela como sua filha, Flora e Donatela como irmãs… e foi aí que as duas começaram a cantar, em quermesses de escola, formaturas, fizeram razoável sucesso na região, se apresentando como a dupla sertaneja “Faísca e Espoleta”…

…foi num show numa feira de gado no interior de São Paulo que as duas conheceram o Marcelo, filho de Dona Irene e pai de Lara. Marcelo estava acompanhado de Dodi e, na versão de Flora da história, Donatela já conhecia o Dodi e eles combinaram que ele traria o seu “amigo rico” para conhecê-la… quando percebeu que Marcelo estava se interessando por Flora, Donatela passou à frente e o seduziu. “Ela sempre foi ambiciosa. Tudo o que ela sempre quis foi casar com um homem rico. E conseguiu”. É um pouco fantasioso, um pouco simplório e conveniente demais para o que Flora quer que Dona Irene acredite: supostamente, Donatela planejava se casar com Marcelo por seu dinheiro, mas continuar com Dodi para gastarem, juntos, tudo o que ela conseguisse… até Dona Irene fica um pouco desconfiada: “Mas isso é o que você diz! Por que eu devia confiar em você?”

Vendo que não foi totalmente convincente, Flora diz a Dona Irene que sabe que é o aniversário de Lara e que está tendo uma festa, e tudo o que ela quer é ver a filha, nem que seja de longe… Irene diz que “não vai deixar a assassina do seu filho pisar naquela casa de novo”, mas enquanto ela dizia aquilo sabíamos que não era para valer. Quando ela solta aquele “Eu não sou presa fácil. Você não vai me manipular” EU TIVE QUE RIR. É claro que Dona Irene leva Flora para a festa e a manda esperar no carro, de onde ela consegue ver a festa, e diz que voltará em meia hora. Enquanto isso, então, Flora assiste ao momento da festa em que Donatela está exibindo no telão uma série de fotos e vídeos de Lara (interessante que eles pegaram imagens reais da Mariana Ximenes ao longo de sua vida), e depois ela ainda faz uma declaração, dizendo que a ama muito…

Lara se emociona, a abraça, Flora assiste a tudo…

TENSO.

Quando Dona Irene retorna para o carro, Flora não está ali, mas aparece depressa, dizendo que “precisava respirar”, e quando Flora fala sobre a sua vontade de conhecer a Lara, de se apresentar para ela, Dona Irene fala sobre um protesto contra o desmatamento que vai acontecer na faculdade no dia seguinte… ela acha que é uma boa oportunidade para Flora se apresentar a Lara. Quando Flora volta para a casa de Zé Bob, ele quer saber onde ela estava, diz que “esse mistério está ficando sem sentido”, mas ele logo percebe que ela está tremendo, está com a mão gelada e não quer falar sobre isso… para desconversar, ela pergunta a Zé Bob sobre a festa da tal filha da granfina, e ele fala mal de Donatela: “patética, ridícula, cafona e decadente”.

Wow.

 

Para mais postagens de “A Favorita”, clique aqui.

 

Comentários