A Favorita – Flora se aproxima de Lara

“Nestes versos tão singelos…”

Desde que saiu da cadeia, Flora quer conhecer a Lara – mas se aproximar dela, com a Donatela cercando a garota e fazendo de tudo para mandá-la para uma faculdade nos Estados Unidos, está se mostrando uma tarefa complicada… por isso, Flora acaba indo em busca de ajuda, e a Dona Irene é a pessoa mais inclinada a acreditar em sua história nesse momento… assim, é com Dona Irene que Flora vai conseguir se aproximar de Lara. Primeiro, Irene fala a Flora sobre um protesto contra o desmatamento na Amazônia que acontecerá na faculdade de Lara no dia seguinte, organizado por ela, e diz a Flora que é uma boa oportunidade de ela conhecê-la, e Flora realmente acaba aparecendo por lá, encontrando a filha toda líder, falando no microfone, e podemos sentir o orgulho quase bobo que ela sente de Lara quando a garota lhe entrega um panfleto e pergunta se ela quer se informar mais…

Enquanto Flora observa Lara com os colegas na faculdade, Lara está conversando com eles sobre a festa de aniversário que a mãe organizou e o porquê de ela não os ter convidado: porque a festa não era realmente dela e não tinha nada a ver com ela (“a mãe é uma querida, mas tem uma perua dentro dela que não tem jeito”). É interessante ver Flora observando Lara indo embora com Cassiano e pensar nas atitudes de Donatela em relação a esse namoro, porque Donatela está determinada a enviar Lara para estudar “na maior faculdade de geologia do mundo”, nos Estados Unidos, mas não apenas porque não quer que Flora tenha a chance de se aproximar dela… também porque é contra esse namoro dela com Cassiano porque ele é pobre. Ela ainda tem a coragem de dizer coisas como: “Você só está com esse moço pra me afrontar porque ele é pobre”.

Sério, dá pra defender a Donatela?

Dona Irene faz uma promessa a Flora: “Você não está sozinha. Eu estou do seu lado. E vou trazer a Lara pra você”. Mas ela terá que fazer isso sozinha… quando ela tenta trazer o assunto à tona com Gonzalo, mais uma vez, ele não quer nem saber o que ela tem a dizer, se exalta, grita e diz que está cansado desse inferno, que não quer voltar a falar disso e que Donatela é uma pessoa boa, e Flora já foi julgada, com testemunha e tudo… é uma cena forte, e Dona Irene está sozinha nessa sua desconfiança – e parece que, em algum momento, Dona Irene vai perder toda a sua racionalidade, porque ela olha para Donatela na piscina enquanto se lembra de tudo o que Flora lhe disse, e realmente é perturbador: imagina você conviver com uma pessoa sem ter certeza de que essa pessoa não matou o seu filho. Ela está atormentada, está sofrendo, e isso é perigoso…

Dona Irene cumpre a sua promessa e promove o primeiro encontro de Flora (que se apresenta como “Sandra Maia”) e Lara em um evento organizado por Cassiano e Copola… Dona Irene ainda tem a oportunidade de rever o namorado de infância, receber uma música dedicada a ela e reviver “os velhos tempos”, mas sua missão ali é promover o encontro de mãe e filha: “Lara, essa é a minha amiga que eu te falei: Sandra Maia”. É um reencontro estranho, talvez porque Flora está usando um nome falso ou porque parece que a química foi forçada pela Dona Irene, que fica falando sobre como elas são parecidas, como gostam das mesmas coisas e tudo o mais, mas Flora vai aproveitar essa oportunidade, e Lara parece bem aberta a conhecer “Sandra Maia” – claro, ela não sabe quem realmente é a Sandra Maia. Não seria tão simples se ela soubesse que é Flora, sua mãe biológica.

Flora até canta “Tristeza do Jeca” no palco!

 

Para mais postagens de “A Favorita”, clique aqui.

 

Comentários