Sítio do Picapau Amarelo (2005) – O bilhete de César Britto

A briga de Cléo e Teteia!

Teteia não descansa… ela já disse mil vezes que vai separar João e Cléo, e ela tem milhões de planos de como pode fazer isso. O mais recente lhe surge quando ela vê a Cléo “de conversinha” com César Britto, o jornalista fofo que chegou no Arraial dos Tucanos… bem, ela acha que César parece meio caidinho pela Cléo, e ela pode aproveitar que eles se conhecem e se dão bem para incentivar um casal – e, caso isso não funcione, ela sempre pode apelar para algumas mentiras e para o ciúme de João da Luz. E a verdade é que João e Cléo são tão temperamentais que eles facilitam o trabalho de Teteia! O fato de o César Britto ser tão atrapalhado também ajuda, porque ele acaba derrubando o seu bloquinho de anotações com o qual sempre anda, e Teteia decide que é fácil copiar a sua letra para mandar um recado para a Cléo, marcando um encontro…

Fico me perguntando, no entanto, se era realmente necessário esse lance de “roubar caderninho e copiar a letra” – afinal de contas, a Cléo conhece a letra do César tão bem assim para saber de imediato que era uma armação caso a Teteia não fizesse isso? Porque a mentira não dura mais do que mostrar o bilhete para o César, de qualquer modo, então me parece um trabalho desnecessário. De todo modo, funciona. Teteia deixa a carta na carroça do Zé Carijó, e ele leva a carta para a Cléo, porque, afinal de contas, ele não sabe ler. A carta/bilhete é um convite para Cléo encontrar César atrás da igreja naquela tarde, mas Cléo não diz a João do que se trata – ela apenas diz que é um recado da professora pedindo um livro emprestado da biblioteca de Dona Benta, o que o deixa bastante cabreiro… afinal de contas, ele não acredita nessa história de “bilhete da professora”.

Para Tambelina, Cléo explica que mentiu para o João não ficar chateado e pensando besteira, e ela quer conversar com o César primeiro e ver o que ele quer… Teteia, por sua vez, arruma mais detalhes do plano: ela telefona para a pensão se passando por Cléo, e embora o César comente que “sua voz está diferente”, o encontro está marcado, e Teteia só precisa ir até o Sítio colocar caraminholas na cabeça de João para que ele vá ao Arraial e veja os dois juntos, e o ciúme fará o resto… a primeira coisa que Cléo e César dizem quando se encontram é que ficaram surpresos com o bilhete/telefonema um do outro, então percebem que é uma armação e tudo fica bem. Ou quase… João está assistindo a tudo, Teteia não para de falar no ouvido dele, e ele está pensando que Cléo mentiu para ele, mas a verdade é que tudo é meio exagerado, porque o João não vê nada demais.

Quer dizer, Cléo e César estavam só conversando, e distantes um do outro… e a Cléo que já o viu beijando a Teteia? E mais de uma vez?

Fiquei triste mesmo foi pela Cecéu. Ela já está caidinha pelo jornalista, e quando ela vê César com Cléo, ela fica arrasada: “Eu devia saber… quando que um moço sabido que nem ele ia querer alguma coisa com alguém que nem eu? Nem saber escrever direito eu sei”, e aqui é o momento em que eu fico bravo com Teteia… não por ter tentado separar João e Cléo, mas por ter magoado a própria irmã, porque a Cecéu era a única que não merecia isso. Não fico muito bravo com Teteia por separar João e Cléo porque são eles que permitem que ela faça isso, com suas desconfianças, cobranças infundadas e inseguranças. João e ela discutem, ele a acusa de ter mentido para ele e “ficar de conversinha” com o jornalista, e isso beira um ciúme doentio. Cléo realmente mentiu sobre o bilhete, mas justamente porque não queria que ele pensasse o que está pensando agora…

E mesmo quando Cléo diz que foi uma armação da Teteia, João não se importa, porque, segundo ele, o fato de Cléo ter mentido sobre o bilhete e ter dito que ele era da professora é mais grave e ele “não pode aceitar isso”. Dramático, exagerado e meio patético, João diz que “vai embora” porque “não aguenta mais ficar perto da Cléo”. Isso porque viu a garota CONVERSANDO com outro? Tambelina é quem vê o João tentando fugir e chama Cléo a tempo de ela impedi-lo de ir, e eles se acertam e ficam bem… mas Cléo, enfurecida, resolve “acertar as contas” com a Teteia, e olha… tanto o João quanto a Cléo me irritaram muito mais nessa trama toda do que a própria Teteia, preciso ser sincero. João com o seu ciúme descabido e seu exagero quando não viu nada demais, e a Cléo por querer resolver tudo na violência, armando um barraco na frente de todo mundo.

Francamente…

É a CLÉO quem começa. É a Cléo quem segura o braço da Teteia com violência, quem a arrasta (“Me larga, Cléo, você tá me machucando”), e embora a Teteia provoque (porque também ninguém é de ferro, né?), é a Cléo quem dá o primeiro tapa na cara de Teteia, é ela quem parte para a violência física… Cléo a chama de sonsa, dá outro tapa em Teteia, e eu estava como? Torcendo para a Teteia revidar! E ela o faz. Acho que o dizer que “é melhor ser sonsa do que sem graça que nem ela” é ainda mais doloroso do que o tapa que ela devolve, antes de as duas irem para o chão, com cabelos puxados e o povo do Arraial se juntando para assistir a tudo antes de separá-las… Marcela, horrorizada, diz que Cléo está “virando uma arruaceira”, e eu detesto a Marcela, mas ela estava meio certa. Foi ela quem começou tudo, e perdeu a razão quando partiu para a violência.

Não estou do lado da Cléo.

É uma pena que o César vá se “apaixonar” pela Cléo, sinceramente… não faz sentido que todo mundo se apaixone pela Cléo, na verdade, e eu estou muito mais ansioso para ver o desenvolvimento do romance de César Britto com Cecéu, que merece mais destaque na temporada e com quem o jornalista combina muito mais. De qualquer maneira, o César é um fofo (meu eu adolescente assistindo a essa temporada em 2005 era apaixonado por ele), e eu me diverti quando ele apareceu no Sítio de Dona Benta para mostrar para Cléo a matéria do escândalo da merenda escolar, com o João o tempo todo ali do lado, revirando o olho… não gosto do ciúme do João, mas os dois conseguiram tornar a cena divertida… é interessante pensar que os atores são irmãos na vida real, talvez por isso que a dinâmica da cena tenha ficado tão legal.

 

Para mais postagens sobre o Sítio do Picapau Amarelo, clique aqui.

Ou visite nossa página: Cantinho de Luz

 

Comentários