A Favorita – A viagem de Lara e “Sandra”

Flora salva a vida de Lara…

Graças à Dona Irene, Flora finalmente conheceu sua filha, Lara, e ela tem a chance de conversar com ela e a encontrar repetidamente, enquanto tenta tomar coragem de lhe dizer a verdade: que ela é sua mãe biológica que esteve presa por 18 anos e que agora saiu da cadeia. Naturalmente, Flora se apresenta usando um nome fictício, Sandra Maia, e Lara parece se conectar quase que instantaneamente com ela, não sabemos se por que, no fundo, ela sente que Flora é sua mãe, ou se é tudo porque a Dona Irene fez de tudo para forçar essa aproximação, falando sobre como elas são parecidas, como compartilham os mesmos gostos e interesses e tudo o mais. Não demora muito para que Lara passe a considerar “Sandra” sua amiga, e Donatela nem imagina que, apesar de seus espiões e do dinheiro que oferece a Flora para que ela vá embora, ela já está convivendo com Lara.

Lara até convida “Sandra” para uma viagem que vai fazer com Cassiano e os amigos, uma viagem por cenários bem bonitos, caminhada nas montanhas e mergulhos em grutas desconhecidas… toda a dinâmica é bastante interessante, com a Flora tendo que se esquivar de aparecer em fotos, por exemplo, mesmo quando Lara pede diretamente a Cassiano que tire uma foto delas juntas, mas ela acaba se saindo bem na maior parte do tempo. Acho que o mais interessante e, agora, o mais bizarro, é assistir a toda a sequência do mergulho na gruta – eu não lembro o que eu achei de toda essa sequência em 2008, quando assisti à novela pela primeira vez, mas sabendo agora da reviravolta que está por acontecer, é perturbador como percebemos toda a sequência de um jeito completamente novo… é mais ou menos como reassistir à primeira temporada de “The Good Place” depois de conhecer o plot twist.

Você percebe cada coisa…

Flora e Lara saem para mergulhar e acabam se separando do grupo, desaparecendo, e elas quase morrem afogadas… então, enquanto Cassiano não pode fazer nada porque não encontra Lara quando mergulha atrás dela, Flora encontra um espaço com ar para deixar a Lara, enquanto procura uma saída e termina salvando a sua vida. Vou ter que me exceder e me adiantar aqui, e eu não sei se vale ALERTA DE SPOILER de uma novela de 2008 (!), mas tudo bem, está aqui: ALERTA DE SPOILER. Sabendo que a Flora é a verdadeira vilã de “A Favorita”, essa cena parece muito meticulosamente armada por ela, não? Ela sabia o que estava fazendo, conhecia a gruta, conhecia o lugar perigoso, conhecia a saída, e escolheu fazer todo esse teatro para poder “salvar a vida” de Lara e, assim, conquistar sua confiança irremediavelmente… e, bem, o plano de Flora funciona!

Flora e Lara vão se aproximando, se conectando…

Flora até parece admirada com como Lara podia ser fútil, por causa da vida que levou, mas ela não é, e Lara comenta que “queria ser mais como ela”. Quando Lara retorna de viagem, ela encontra uma casa revirada do avesso – Gonzalo descobriu que Dodi estava roubando a empresa e o expulsou da empresa e daquela casa, e Donatela faz um escândalo quando descobre, expulsa Dodi de casa, mas Dona Irene não acredita nela nem por um minuto… a parte mais legal de tudo isso é a Lara indo falar com a mãe e não se contendo em soltar um “Eu avisei” porque, convenhamos, ela avisou e a Donatela nunca a ouviu, dizendo que era cisma e implicância da Lara e mais nada… bem, aí está! Então, Donatela faz um drama ainda maior sobre como “Lara é o único motivo para ela continuar viva”, dizendo que não tem ninguém na vida, que é burra… um monte de coisas.

“Eu sou uma palhaça! Você que é uma moça esperta”

Pelo menos agora Donatela não vai mais interferir no namoro de Lara com Cassiano, porque percebeu que quem estava errada o tempo todo era ela – não que ela não faça ainda mais drama quando Lara diz que ela pode conhecer o Cassiano e tentar se aproximar dele, e Donatela diz que acha melhor não porque “estraga tudo de que se aproxima”, ou qualquer coisa assim… talvez seja no mundo que Lara compartilha com Cassiano que os caminhos de Flora e Donatela voltem a se cruzar, e eu não quero nem ver o que a Donatela vai fazer quando descobrir que a mulher com quem Lara está andando, a mulher que “salvou a sua vida na gruta”, é, na verdade, Flora. Agora, “A Favorita” começa a brincar com o fato de elas estarem perto, de Donatela estar sempre perto de ver Lara com Flora, mas Flora tem a chance de fugir a tempo todas as vezes… pelo menos por enquanto.

Dona Irene aconselha Flora a dizer a verdade de uma vez para Lara: ela acha que vai ser muito pior se Lara descobrir sem ser por ela, e Flora concorda que ela tem razão, mas não sabe se terá coragem de dizer a verdade. Ela até pensa em fazer isso, e marca um encontro com Lara, ao qual a garota chega trazendo um presente para ela, uma ágata, mas Lara acaba falando mais do que deixando a Flora falar, então vemos tudo desandar rapidamente… Lara ainda está com toda a história de Dodi na cabeça, então acaba contando tudo para Flora, e quando ela faz um comentário sobre como Donatela não é sua mãe biológica, mas elas têm uma conexão muito forte, Flora se faz de desentendida e pergunta a respeito de sua mãe biológica… e se arrepende amargamente. Lara fala sobre a mulher que matou seu pai, ficou 18 anos presa e sai no mês anterior e nem veio procurá-la…

…não fez o menor esforço para tentar conhecê-la.

Dá para sentir o rancor e o desprezo na voz de Lara, e isso acaba inibindo Flora completamente… depois disso, não tem o menor clima para Flora contar para Lara quem é, não naquele dia, pelo menos. Lara até fala sobre como “uma pessoa dessas não merece perdão”, o que acaba sendo bem pesado. Mesmo assim, ela continua se encontrando com Lara como “Sandra Maia”, indo à festa que o Seu Copola organiza, por exemplo, e aquele é um momento tenso em que Donatela resolve fazer uma surpresa para Lara e comparecer também à festa de Copola, o que deixa Flora apreensiva e imediatamente pensando em uma forma de escapar – “Eu não acredito. A minha mãe! A minha mãe veio, Sandra. Ela vai adorar te conhecer”. Quando Dona Irene vai receber a mãe e diz que quer apresentá-la à mulher que salvou a sua vida, Flora precisa aproveitar a única oportunidade que tem para escapar…

Donatela ainda não pode saber que ela está se encontrando com Lara.

Destaque para Donatela cantando “Beijinho Doce” e a Flora assistindo de longe, com “cara de assassina”.

Eu vejo hoje e penso: como a gente não sabia na época?

 

Para mais postagens de “A Favorita”, clique aqui.

 

Comentários