Crazy Ex-Girlfriend 1x03 – I Hope Josh Comes to my Party!

“Face your fears!”

Eu me lembro de que, quando comecei a assistir “Crazy Ex-Girlfriend” pela primeira vez, foi nesse episódio que eu me apaixonei de fato pela série – “Face Your Fears” é uma música que EU ESCUTO ATÉ HOJE, eu a acho simplesmente incrível! Rebecca continua tentando se aproximar de Josh, o que parece cada vez mais difícil, desde aquela confusão toda dela com Valencia no episódio passado, porque agora a Valencia parece ter “proibido o Josh de encontrar a Rebecca sozinho”. Então, quando ela sabota o próprio triturador só para ter uma desculpa qualquer para ligar para o Josh e pedir a sua ajuda, ela se surpreende porque ele não aparece sozinho, e leva o White Josh com ele – e a série aproveita para exibir o corpão do White Josh e eu sou obrigado a discordar de Rebecca quando ela pede que ele vista de novo a camiseta porque “ninguém quer ver isso”.

Como o “plano”, que era mesmo bem ruinzinho, não dá nem um pouco certo, Paula incentiva Rebecca a dar uma festa – é a melhor maneira de convidar o Josh para a sua casa, enquanto Valencia não está na cidade, ainda podendo alegar que “eles não estavam sozinhos”. O problema, é claro, é que Rebecca tem pavor de festas. A última vez que ela deu uma festa ela tinha 12 anos, e só apareceram três “colegas fracassados” da escola, em uma “festa” morna e sem graça, mas isso nem foi o pior… as crianças ainda ouviram uma discussão dos pais de Rebecca e foi o dia em que seu pai foi embora. É natural que ela esteja traumatizada, mas Paula tem certeza de que essa é sua melhor chance de se aproximar de Josh e, por isso, precisa convencer Rebecca a “enfrentar os seus medos” e aceitar dar uma festa – que tem grandes chances de dar errado.

É aqui que ganhamos “Face Your Fears”, a primeira grande música de Paula, QUE É PERFEITA DO INÍCIO AO FIM. Tudo nessa música funciona incrivelmente, e entendemos como “Crazy Ex-Girlfriend” faz comédia bem-feita. O timing de Rebecca fazendo comentários durante a canção, tipo pedindo que Paula cante para ela, é sensacional, e a letra da música é bizarra e maravilhosa, com a Paula dando “conselhos duvidosos” a respeito de como “enfrentar seus medos”: como, ao ser atacada por um urso, não correr, mas colocar a mão no peito dele e dizer que não tem medo; ou, se estiver em um prédio em chamas e cheio de fumaça, “respirar fundo e dizer que não tem medo”. A cena é uma das melhores cenas da série na primeira temporada, o coro de crianças correndo com tesouras é brilhante, a finalização exagerada de Paula com os comentários de Rebecca…

 

“All you gotta do…”

“Is face my fears?”

“Is face your…”

“Fears. I got it”

 

PER-FEI-ÇÃO!

O episódio ainda traz uma outra música que passou muito tempo na minha cabeça: a Rebecca adulta e a Rebecca criança cantando “I Have Friends”, enquanto sai distribuindo panfletos para um bando de desconhecidos que acabam não aparecendo na sua festa… toda a trama é exagerada e divertida, com a apresentação de Heather, uma vizinha que acha que Rebecca é fascinante para ser seu objeto de estudo na faculdade de psicologia, Paula tendo que lidar com um problema do filho na escola (por causa dos seus conselhos de “enfrentar seus medos”) e tentando conseguir convidados aleatórios depois de uma reunião de apoio para viciados em jogos (!), e o Josh sendo surpreendentemente fofo, com uma festa decadente: afinal de contas, Rebecca ainda é nova na cidade, estranho seria “que sua casa estivesse cheia de gente que ela não conhece”.

Que é, claro, o que eventualmente acontece…

Esse episódio de fato aproxima Josh e Rebecca de alguma maneira, e ficamos curiosos para saber como isso vai ser desenvolvido – porque eu não acho que Rebecca e Josh tenham que ficar juntos, mas Rebecca está se iludindo com tudo o que está acontecendo… e o Josh está sendo tão legal com ela nessa festa, que acaba sendo um “sucesso”, no fim das contas, que Rebecca não pode deixar de imaginá-lo como a boy band pela qual ela era apaixonada quando tinha 12 anos. Também ganhamos, então, a primeira música de Josh, que é “A Boy Band Made Up of Four Joshes”, o que é o cúmulo da vergonha alheia, mas funciona brilhantemente para a proposta de “Crazy Ex-Girlfriend”. Assim como a Rebecca da sua “imaginação” grita pela boy band de quatro Joshes, a Rebecca da “vida real” se derrete toda nos braços de Josh quando ele a abraça.

E, em paralelo, temos o Greg, um personagem que eu acho encantador, embora seja, também, um tanto deprimente – porque ele está se envolvendo com Rebecca, mesmo sem querer e mesmo sabendo que ela está apaixonada por Josh e que ele está apenas fadado ao sofrimento. Mas Rebecca aparece no seu trabalho para entregar um convite para a festa, e embora ele tenha zilhões de motivos para não ir, e ele os mencione todos quando a Rebecca está lá, ele acaba mudando de ideia e aparecendo de todo modo… Greg não aparece tanto nesse episódio (ele terá um pouco mais de participação no próximo e terá a sua primeira música!), mas o roteiro consegue colocá-lo ali e colocar uma cena quase fofa entre Rebecca e Greg no fim da festa, depois que todo mundo foi embora e ele ainda está por ali… fazer o quê? Eu não consigo não torcer pelo Greg!

 

Para mais postagens de “Crazy Ex-Girlfriend”, clique aqui.

 

Comentários