Heartstopper 1x04 – Secret

O pedido de Nick.

Até agora, esse é o episódio que mais se distanciou de como as coisas acontecem na história original, porque os conflitos foram intensificados na versão para a Netflix – e eu entendo as escolhas, acho que faz muito sentido dentro da história, mas não é um episódio que terminamos com o coração quentinho. “Secret” marca a metade de “Heartstopper”, depois do primeiro beijo de Nick e Charlie, enquanto eles ainda estão tentando entender o relacionamento deles… o início do episódio é exatamente como as primeiras páginas do Volume 2 dos quadrinhos de Alice Oseman, com recriações exatas de momentos e diálogos, e é algo reconfortante e lindo de se assistir – algo que faz bem ao coração. Depois do beijo na festa de Harry, Nick acabou sumindo, deixando o Charlie com mil dúvidas na cabeça, e então Nick aparece na porta da casa de Charlie na manhã seguinte…

Esse é um momento que faz o meu coração disparar: o Nick parado do lado de fora da casa, dizendo “Oi”, e então Charlie o puxa para dentro, porque ele está ficando ensopado. Tudo o que Nick faz, naquele momento, é pedir desculpas por não ter mandado mensagem, mas ele diz que “queria conversar pessoalmente”, e então a mãe de Charlie aparece e interrompe a conversa, mas entende depressa que eles têm algo importante a conversar, e Charlie chama Nick para o seu quarto… eu acho tão tristinha a maneira como o Charlie não consegue olhar nos olhos de Nick naquele momento – como, de cabeça baixa, ele começa a falar sem parar, a pedir desculpas por tê-lo beijado na noite anterior, dizendo que não devia ter feito isso e que Nick deve ter se sentido pressionado “porque ele pediu”, expressando o seu desejo de pelo menos continuar sendo seu amigo…

É tão triste que Charlie sinta essa necessidade de se desculpar.

Felizmente, Nick faz o que precisava ser feito naquele momento e se aproxima de Charlie e, antes de dizer qualquer coisa, o beija – uma iniciativa totalmente dele, dessa vez, e um beijo lindo que me fez sorrir. Os dois compartilham uma cena importante e bonita no quarto, uma conversa na qual Nick fala sobre a sua confusão e a “crise gay” pela qual está passando nos últimos dias, e quando Charlie se senta ao seu lado e toca o seu ombro, Nick o abraça e aceita ser acolhido por ele, e chora, em uma cena emocionante. Depois que o Nick vai embora, dessa vez com um guarda-chuva que Charlie empresta para ele, Charlie calça os tênis depressa e sai correndo chamando por Nick, porque quer lhe dar um último beijo antes que ele vá embora de verdade, e é um beijo breve e apaixonado, embaixo da chuva, que deixa o Nick com um sorriso bobo no rosto.

O problema, é claro, é que Nick quer guardar segredo da relação – eu me lembro de quando li “Heartstopper” pela primeira vez e isso me apavorou, porque eu fiquei com medo de o Charlie sofrer (eu amo o Charlie e quero sempre protegê-lo de tudo), até porque isso se parecia muito com o que já acontecia com o Ben… pelo menos Nick não tinha vergonha de ser visto com ele na escola, o que já era algo. Quando li os quadrinhos, me surpreendi em ver que não houve grandes conflitos por causa de toda a questão do “segredo”, já que Nick continuou agindo exatamente como sempre agiu com Charlie – ou talvez um pouco mais escancaradamente apaixonado, do tipo que aperta suas bochechas no meio do corredor para todo mundo ver, sorri para ele e sai do treino de rúgbi quando acha que o Charlie pode estar machucado, para poder cuidar dele na enfermaria…

Tudo isso acontece de forma diferente em “Secret”, infelizmente, e é um pouco mais doloroso de se assistir do que fora ler – porque, aqui, os meus medos se concretizaram. Não acho que será algo duradouro, porque o Nick não é um babaca como o Ben, mas ele muda, sim, a sua maneira de agir com o Charlie na escola… ele sorri feito um bobo quando o Charlie está chegando na sala, é verdade, mas ele tem medo de que as pessoas pensem que eles estão namorando ou algo assim. Eu não julgo o Nick, sei que essa é uma fase extremamente difícil, suas ações são muito naturais, na verdade, e é preciso respeitar seu tempo, mas eu ainda temo pelo Charlie… não temos aqueles momentos de explosão de fofura no corredor, Nick está “diferente”, e a série conseguiu colocar em Nick um sentimento de culpa pelo que está fazendo com Charlie, porque ele mesmo está se comparando com Ben.

Não é a mesma coisa, não é… mas ele também não quer que seja. Charlie não pode passar por aquilo de novo.

Mesmo assim, fiquei um pouco triste em acompanhar algumas cenas. A primeira delas quando o Charlie começa a treinar bastante sozinho para melhorar no jogo, porque eu sinto que o Nick viria ajudá-lo assim que o visse fazer aquilo. Depois, durante a violenta partida de rúgbi (sério, que angústia assistir àquilo!), quando Charlie se arrisca, se machuca e é retirado de campo com o nariz sangrando… o Nick dos quadrinhos teria tirado todo mundo da frente e levado ele mesmo o Charlie para a enfermaria e teria cuidado dele; o Nick da série, por sua vez, assiste, preocupado, enquanto o Charlie é levado para fora do campo, mas não tem coragem de ir atrás dele… só mais tarde, quando a poeira já abaixou, então Nick encontra Charlie na enfermaria, pergunta como ele está, se senta ao seu lado, limpa a lama do seu rosto e pede desculpas por tudo.

Eu queria mesmo que acabasse ali, mas, infelizmente, Nick pisa na bola mais uma vez… Tao, depois de bastante paranoia, estava finalmente entendendo que não cabia a ele se meter na relação de Nick e Charlie, em uma conversa com Elle, quando os dois veem algo acontecer na saída do jogo… Imogen, a garota que está apaixonada por Nick Nelson há não sei quanto tempo, está esperando o Nick sair de dentro do vestiário para, incentivada por vários dos amigos babacas de Nick, convidá-lo para sair, e ela oficializa isso como um encontro. Confuso, inseguro, pressionado pelos colegas e um pouco perdido, Nick responde que “sim”, e então o nosso coração se despedaça. Eu não quero nem ver o Tao e a Elle contando para Charlie o que acabou de acontecer, porque o meu menino não merece sofrer desse jeito. Estou apreensivo: primeiro episódio que não termino de coração aquecido.

 

Para mais postagens de Heartstopper, clique aqui.

 

Comentários