Além da Ilusão – A busca de Joaquim em São Paulo

Horizontes de “Além da Ilusão” se expandindo.

Estamos em uma fase interessante de “Além da Ilusão”, em que estamos conhecendo novos personagens e iniciando novas tramas – e embora eu esteja cada vez mais incomodado com o fato de que os supostos “truques de ilusionismo” de Davi/Rafael mais se parecem magias de um feiticeiro tipo o Gandalf mesmo, a novela está uma delícia de se acompanhar… Isadora está apaixonada pela primeira vez na vida e namorando, sem saber, o cara que foi acusado de ter matado a sua irmã, há 10 anos, mas ela sente que “nada pode dar errado”. Se depender do Joaquim, no entanto, algo vai dar errado, sim! Até agora, Joaquim não se saiu muito bem nos seus planos (os mais recentes tentando sabotar o Concurso Senhoritas Galantes ou tentando matar o Rafael, por exemplo), mas sinto que, se ele procurar bem, ele vai encontrar uma maneira de acabar com “Rafael”.

Até porque Joaquim está prestes a se tornar o primeiro personagem a descobrir que o “Rafael”, no fim das contas, NÃO É “RAFAEL”. Depois de ter sido trocado, Joaquim, enfurecido, foi atrás de um matador de aluguel para encomendar a morte de Rafael Antunes, mas acabou procurando Gaspar, justamente o homem que Davi ajudou a fugir da prisão lá no início da novela, então ele tinha uma dívida com Davi e acabou não o matando – quando Gaspar resolve “dar um recado” a Joaquim e o ameaça para que ele não faça nada contra “Rafael”, porque “se Rafael aparecer com um arranhão sequer, Joaquim é um homem morto”, ele deixa Joaquim cabreiro… afinal de contas, é como a Úrsula diz: um homem que tem a consideração de alguém como o Gaspar deve esconder alguma coisa. Agora, Joaquim só precisa descobrir o que é que ele esconde!

Assim, Joaquim inventa uma viagem qualquer e parte para São Paulo, para vasculhar a história de Rafael Antunes – o que ele nem imagina, é claro, é que tudo o que ele está descobrindo não é, na verdade, sobre o homem que agora está namorando Isadora, mas essa investigação vai lhe ser útil de qualquer maneira: descobrir que o homem com quem Dorinha está agora está mentindo sua identidade também parece algo bem suspeito, não? Joaquim vai primeiro à pousada na qual o verdadeiro Rafael Antunes morava, e, lá, ele fica sabendo sobre uma tal vedete chamada Iolanda que teve um caso com Rafael… assim, conhecemos Iolanda (interpretada por Duda Brack) e Margô (interpretada por Marisa Orth), uma dupla interessante e misteriosa cujos rumos eu ainda estou curioso para explorar: serão elas aliadas a Joaquim ou terão interesses próprios?

Por ora, Margô e Iolanda não se unem a Joaquim, até porque ele não se ajuda. Ele descobre que Rafael pode ser o verdadeiro pai do filho da vedete (!), mas quando fala sobre isso, Iolanda nega, dizendo que “Rafael nunca a abandonaria com um filho dele”, o que deixa Joaquim ainda mais furioso, porque todo mundo parece mesmo acreditar que Rafael “é muito perfeito”. Joaquim queima suas chances de ter a ajuda de Iolanda quando ela fala sobre precisar de dinheiro e tenta dar a ele a informação sobre o restaurante no qual Rafael trabalhava, mas, como ele já a conseguiu com outra pessoa, ele a menospreza e ainda diz que pode lhe dar dinheiro se ele subir para o seu quarto… ele leva um tapa e, quando volta a procurar Iolanda, Margô diz que ele a tratou como uma prostituta – por isso, elas não têm interesse em ajudá-lo e pedem que ele vá embora…

Naturalmente, Margô e Iolanda ficam confusas com toda essa história: quem é esse homem e por que ele parece querer tanto prejudicar Rafael? Enquanto isso, Joaquim vai até o orfanato no qual Rafael cresceu, aquele mesmo que ele e Romana estão dizendo para Violeta e Isadora que “não existe mais”, e descobre mais um pouquinho sobre o passado do verdadeiro Rafael – o que não bate com as informações que Davi está dando lá em Campos dos Goytacazes… isso tudo é uma bomba-relógio prestes a explodir e, para completar, Joaquim está quase convencendo Iolanda e Margô a ir para Campos com ele, dizendo que pode conseguir um show para elas no cassino da cidade, onde elas serão a maior atração das redondezas, desde que elas estejam dispostas a ajudá-lo e mintam que o filho de Iolanda é, sim, de Rafael. Mas como será quando elas chegarem lá?

Afinal de contas, quando virem o “Rafael”, perceberão que não se trata do verdadeiro Rafael.

Curioso para os rumos dessa trama!!!

 

Para mais postagens de “Além da Ilusão”, clique aqui.

 

Comentários