Além da Ilusão – Romance imperfeito

“Cuidado”

Isadora e “Rafael” vivem um romance complicado, imperfeito e que seria praticamente impossível de dar certo na vida real – vai dar certo em “Além da Ilusão”, porque já percebemos que o roteiro trabalha a favor de Davi das maneiras mais forçadas e convenientes possíveis, mas existem muitos problemas na concepção desse romance como um todo, a começar pelo fato de a Isadora ser a cara da Elisa e ter sido esse o motivo pelo qual o Davi se fixou nela em um primeiro momento, isso sem contar todas as mentiras sobre os quais o romance foi construído… Isadora nem sabe quem “Rafael” é… e ele não é tão perfeito quanto se quer fazer parecer, convenhamos. De qualquer maneira, foi “Rafael” quem fez com que Isadora “se abrisse para o amor”, algo que ela relutava em fazer desde que a irmã fora assassinada, e elas está vivendo seus últimos dias de paz e alegria…

Porque Joaquim trouxe, de São Paulo, duas vedetes que vão ajudá-lo a derrubar Rafael – o que ele não esperava, é claro, é que Margô também fosse parte do passado de Úrsula… um fantasma voltando para atormentá-la. Quando Joaquim convida Margô e Iolanda para jantarem na sua casa e conhecerem sua mãe, Úrsula se assusta ao ver quem é a mulher que ele trouxe de São Paulo: alguém que sabe que JOAQUIM FOI ROUBADO DE SUA VERDADEIRA MÃE… ou algo assim. Margô e Úrsula eram amigas de Carolina, a mãe biológica de Joaquim, e quando ela morreu, Úrsula roubou a criança para chantagear o homem com quem estava saindo na época, um plano que não deu certo. Agora, Úrsula implora para que Margô não diga nada a Joaquim, porque “ela o criou com todo o amor e carinho”; ela até implora que Margô vá embora, mas isso é algo que ela não pode fazer…

Afinal de contas, o Joaquim colocou a polícia atrás dela!

Alheio a tudo isso, Joaquim só quer ganhar pontos com Isadora – mas ele não age de maneira tão inteligente assim; ele consegue uns pontos a tornando figurinista do espetáculo de Margô e Iolanda, o que a deixa feliz e realizada, mas ele também a beija sem sua autorização no carro quando lhe dá uma carona, e isso estraga tudo… inclusive, isso faz com que Isadora tenha uma noite péssima com o Rafael, porque ele vê o Joaquim a beijando e fica mal. Ele até sabe que Isadora não correspondeu ao beijo, mas ele sente ciúme, fica incomodado e isso gera uma discussão entre eles que deixa o clima extremamente pesado, e eu acho que a primeira vez de Rafael e Isadora, na sala de projeção do cinema (!), é bastante problemática, porque Isadora estava, sim, pensando nisso há algum tempo, mas, naquele momento, fica parecendo que ela quis transar com ele “para provar o seu amor”.

O texto não contribuiu para que fosse uma cena bonita, infelizmente… eu torci o nariz bastante para todo o contexto no qual a cena foi incluída. Rafael estava em uma noite insuportável: frio, distante, chateado, enquanto Isadora se declarava insistentemente, tentando fazer com que “ele voltasse ao normal”, e então, antes de resolver transar com ele, ela diz que “vai mostrar o seu amor”. Mesmo assim, “Além da Ilusão” quer nos convencer de que foi uma cena linda e mágica, e os dias se passam com muito amor (e sexo) entre Isadora e Rafael – os últimos dias de paz, alegria e tranquilidade, porque Joaquim já disse a Rafael que a vida deles vai mudar depois da noite de estreia do show de Margô e Iolanda… e Rafael até quer se convencer de que ele está blefando, mas Joaquim tem um sorriso muito confiante no rosto quando diz: “Eu posso só estar esperando a hora certa. Cuidado”.

E estava.

Interessante que Joaquim ainda consegue plantar dúvidas na cabeça de Isadora antes mesmo de toda a confusão do filho explodir, ao colocar Iolanda para interagir com Isadora, durante as provas de figurino, e quando Iolanda ouve o nome do namorado de Isadora, ela comenta que “é uma coincidência, porque também é o nome do pai de Toninho”. Então, Iolanda conta para Isadora sobre o pai do seu filho, o homem que a abandonou, o que deixa Isadora horrorizada, mas ela diz a Iolanda que “pelo menos o filho não vai crescer com um pai como ele como exemplo”. Agora, Isadora já está horrorizada com o que o “outro” Rafael fizera com Iolanda, o que quer dizer que Joaquim preparou bem o seu terreno: agora, ele só tem que dar uma última cartada certeira e, pela primeira vez, ele vai ter conseguido desestabilizar o Davi/Rafael de verdade.

Ansioso por esse momento, porque já está difícil torcer pelo Rafael, com tudo que o roteiro lhe dá de mão beijada…

 

Para mais postagens de “Além da Ilusão”, clique aqui.

 

Comentários